Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

29/10/2012 a 01/11/2012

 

E os cientistas estavam certos. E a ficção científica estava certa. E os políticos dos EUA errados. Político é mau em todo lugar. Conforme as previsões de muito tempo, N.York foi atingida por um furacão. Poderia ser ainda pior, pois o que passou foi o vento de cauda na cidade, mas mesmo assim responsável por um mini-caos. Será que agora o candidato republicano Mitt Romney ainda acha "besteira" esse negócio de aquecimento global? Será que agora os EUA participarão mais ativamente dos protocolos sobre meio ambiente?

Os EUA estão entre os maiores poluidores do mundo, junto com a China. Alertados durante vários anos que a direção dos furacões está mudando graças ao aquecimento global, os políticos sempre caçoaram dos cientistas. E agora? Vai doer no bolso para arrumar a casa. E ainda tem um grande terremoto sendo esperado em Los Angeles. Será também ficção científica?

O PIB americano cresceu nesse trimestre 2% em relação ao trimestre anterior. Mas o resultado foi abafado pelo furacão Sandy. E também pelo furacão Espanha que anda rondando o Banco Central Europeu.

No Brasil, a indústria nacional continua patinando. Ou seja, o governo vai baixar ainda mais os juros para tentar facilitar o custo de produção. E se isso acontecer, ainda os títulos pós-fixados serão atrativos. Se baixar ainda mais os juros, investimentos na compra dos NTNB continuarão como os mais rentáveis. Logo, os investimentos no futuro estarão atrelados à indústria. Se ela piorar, os juros caem mais, para desespero dos economistas que previam "parada técnica" na queda dos juros.

O IMA-entrada agora arrancou de vez, atingindo 0,65 novamente. Para longo prazo é um bom momento de compra? Talvez não seja um bom momento, pois o melhor foi quando o IMA-entrada estava em 0,8 com o Ibovespa em 51 mil pontos.

Os estrangeiros que estavam comprando o Brasil, resolveram vender para recompor caixa contra o furacão Sandy. As pessoas que foram atingidas pelo furacão retiram dinheiro para comprar coisas. Os fundos então diminuem seu caixa. E para recompor, vendem o Brasil. Acompanhe em nosso monitor de estrangeiros.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,65

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 26/10/2012 foi dito:" ..Quem ainda está fora do mercado, uma compra na segunda-feira poderá trazer um bom retorno um ou dois dias depois. Mesmo que o mercado fique nesse patamar na segunda-feira, em breve a Bovespa subirá, levando o IMA-entrada para zero... No entanto, o mais provável é recuperação na semana que vem".

E foi isso mesmo que aconteceu. Quando o IMA-entrada intradiário bateu 0,78 nessa semana, no canal de assinaturas IMA-ONLINE o Ibovespa estava marcando 56.809 pontos. Hoje (sexta-feira) atingiu 58.383, ou alta de 2,77%. E também, como antecipei na última análise, o IMA-entrada foi a zero.

Para a semana que vem, quem ainda não comprou ou não entrou no mercado, tem uma boa chance na segunda-feira de manhã. Até quarta-feira da semana que vem a Bovespa deve subir, pelo menos até o IMA-crash aparecer e chegar em 0,8. Se isso ocorrer, uma queda bastante substancial vai acontecer de novo.

Para quem acompanha o IMA-ONLINE vai conseguir saber o ponto ideal de venda. É só esperar o IMA-crash passar do 0,6. Quando isso ocorrer, o estresse será grande e quem vender poderá sair ileso. Esperar até IMA-crash passar de 0,8 será ainda melhor, mas também muito arriscado, pois o Ibovespa pode voltar rápido. Motivo: eleição nos EUA.

Também no IMA-ONLINE, outro medidor interessante tem sido a ENTROPIA. Ela ainda não chegou abaixo de 0,77, o que estatísticamente seria uma excelente entrada. Mas com a queda para os níveis de 0,84, coincidência ou não, o movimento na Bovespa foi mais direto e de alta. Será que realmente a ENTROPIA é um bom medidor? Veja o gráfico da ENTROPIA a seguir.

Também no canal IMA-ONLINE o medidor da volatilidade de 5 dias (novidade lançada nessa semana) se alterou, mostrando que uma grande variabilidade na Bovespa está ocorrendo. Como a Bovespa estava em baixa, essa volatilidade indica que movimentos fortes estão chegando na bolsa. E como a entropia caiu um pouco, esses movimentos são fortes e ordenados. Isso reforça ainda mais a probabilidade de boa alta na semana que vem.

Participe você também do canal IMA-ONLINE.

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

AMBEV tem lucro 50% maior do que no mesmo período do ano passado

EUA deve gastar parte do PIB para ajudar vitimas do furacão Sandy

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

PETROBRAS tem queda no lucro de 12% em comparação ao ano de 2011

Produção industrial no Brasil volta a cair nesse trimestre

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Prinicpal Assunto: Eleições nos EUA.

Levantamentos sobre os gastos com o furacão Sandy

dias observação 867

Eventos(sinais de alerta de crash)

56
Acertos 48 (85,7%)
Falsos Alarmes 08 (14,3%)
Queda média -2,63%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,74 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos