Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

27/12/2010 a 03/01/2011

 

FELIZ 2011!

Ótimos negócios a você leitor, muita paciência e atenção, e porque não, um pouco de sorte para ótimos lucros nesse ano de 2011.

A semana que passou ficou sem notícias relevantes e oscilou dentro da expectativa da última análise que fizemos. Não passou muito de 1000 pontos de ganho. Agora o ano novo começa e já nessa semana devem aparecer algumas definições mais claras para os investimentos. Os fundos começam a se mover de um lado para outro para recompor carteiras e os boatos sempre aumentam.

Ainda nessa semana as reportagens vão girar em torno do novo governo do Brasil, sobre inflação, sobre os problemas da Europa e sobre os "cartomantes do mercado" que gostam de fazer previsões.

O que esperar nessa semana? Esperar é a regra. Observar atentamente que tipos de comentários vão surgir sobre a Europa e as moedas, as dívidas, e a inflação na China antes de tomar decisões empurradas pelas esperanças.

O IMA-crash ficou no mesmo patamar de duas semanas atrás. Janeiro costuma ter baixas nas bolsas, históricamente. Não quer dizer que esse ano seja igual. Mas esse não é um fato grafista, é férias e os volumes são baixos tornando mais perigosa investidas de longo período nas bolsas.

IMA crash = 0,73

IMA entrada = 0,00

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

 

Na análise de 27/12/2010 foi dito:"...Para essa semana e começo da próxima o movimento de subidas pequenas e quedas curtas deve continuar, sem nenhum grande parâmetro para mexer com o mercado. A menos, claro, se alguma notícia extra sobre as dívidas dos países da Europa venham carregadas de novos patamares de perigo. Caso contrário ganhos e perdas não devem passar de mil pontos..." E realmente foi isso que aconteceu para o Ibovespa, partindo de 67.969 para 69.304, ou 1335 pontos de alta para ser mais preciso. Uma alta que fez reaparecer o IMA-crash e atingir 0,54. No final dessa segunda-feira (03/Jan) a bolsa deu uma recuada fazendo o IMA-crash terminar em 0,49.

O nível de 0,5 para o IMA é traiçoeiro pois pode indicar que a bolsa vai recuar novamente como pode ser apenas um estacionamento para arrancar para valores mais altos. Com o ânimo de começo de ano, a bolsa ainda deve subir mais um ou dois dias, mas ainda nessa semana vai recuar forte. O melhor momento seguro de entrada foi na semana passada. Entrar agora na bolsa para curto prazo se tornou arriscado. Quem está fora, deve esperar o próximo recuo para entrar.

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Balança comercial do Brasil em dezembro termina em alta.

Consumidor dos EUA otimista.

Petrobrás vai investir US$ 500 milhões em seu primeiro terminal oceânico

.

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Poupança teve o pior retorno em 5 anos.

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

 

dias observação 406

Eventos(sinais de alerta de crash)

36
Acertos 29 (80,5%)
Falsos Alarmes 07 (19,5%)
Queda média -2.24%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,91 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos