Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

28/01/2011 a 04/02/2011

 

A semana passada foi um "mar de rosas" perto dessa semana. A situação do Egito que era difícil, descambou de vez. Além das perdas de vidas, agressões, tumultos, o Egito está perdendo milhões de dólares todos os dias. E o que o Egito produz para o mundo? Turismo e algum tipo de roupa. Se todos estão saindo do Cairo e ninguém está entrando, dinheiro muito menos.

Logo, após a solução desse conflito que está num impasse incompreensível para nós ocidentais, vai chegar outro ainda mais duro. Como o Egito vai recuperar suas perdas financeiras? De novo, FMI, EUA e Europa teoricamente teriam que colocar dinheiro para consertar as arruaças. Mas e se.... o novo governo for fundamentalista e contra os EUA?

Pensando dessa forma, as bolsas do Oriente Médio despencaram e as bolsas da Europa e EUA que estavam "fazendo de conta" que nada acontecia acordaram e viram o caos. Conclusão: todo mundo vendeu!

E nós aqui no Brasil estamos pagando a conta antecipada. Estrangeiro nenhum vai deixar seu dinheiro tão longe de casa, em outro país, durante conflitos. E eles venderam bovespa e vão continuar vendendo. As notícias boas dos EUA tais como, queda do desemprego para 9% e aumento de 32 mil vagas em Janeiro nem fizeram risos por aqui na Bovespa.

O IMA-crash diário está mostrando um movimento para baixo. Depois de alguns dias em 0,76 caiu para 0,73 indicando o preocupante movimento de virada total da bolsa. Há cerca de uma ano e dois meses estamos falando para o investidor cauteloso não entrar na bolsa. Aquele investidor que gosta de deixar o dinheiro numa aplicação e resgatar em dois ou três anos, ainda deve ficar fora da bolsa. Quem seguiu essa observação deixou de perder na bolsa nesse período. Quem tem sangue para entrar e sair em dias está fazendo lucros, mas se errar a perna de entrada e saída, vai zerar todos os ganhos.

George Soros hoje (conforme comentamos no twitter) disse que a próxima crise está perto dos EUA pois ele vê com preocupação a ineficiência dos europeus para manter o EURO.

IMA crash = 0,73

IMA entrada = 0,00

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 28/01/2011 foi dito:"...O IMA-entrada que vinha caindo mostrando que o Ibovespa poderia ter alguma recuperação, voltou a subir e atingir seu valor máximo (1,0). Ainda está parado na faixa entre 0,9 e 1,0, mostrando que a queda pode continuar ainda na segunda ou terça..." E realmente o Ibovespa caiu segunda e esboçou uma reação, mas não resistiu. A crise do Egito piorou e passamos nessa semana por três ondas graves na bolsa (vide gráfico). A pior delas no meio da semana com os tumultos generalizados no Egito e hoje (sexta-feira). Ninguém quis dormir comprado em Brasil no fim de semana.

Com a queda de hoje o IMA-entrada voltou para valores acima de 0,9. Isso indica um excelente momento de compra se estivéssemos numa situação normal. Em tempos de conflitos, o IMA pode ficar batendo e voltando em 1, enquanto a bolsa só tende a cair. Enquanto a crise não termina, temos que olhar o intraday com um olho só, pois o outro deve ficar no noticiário.

Cuidado deve ser redobrado para quem está com Petrobrás (vide gráfico abaixo). O IMA-crash indicou valor máximo de valorização e está começando a cair, indicando que a Petro pode virar feio na segunda-feira. O preço do Petróleo internacional caiu hoje abaixo de 89 dólares. Para onde foi o dinheiro? Ouro? Não, foi para os títulos de 2 e 10 anos nos EUA, os chamados "Bond".

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

BANCO PANAMERICANO foi vendido.

Vale vai aumentar a distribuição dos proventos por conta de seus lucros.

Ações do PANAMERICANO disparam.

Taxa de desemprego nos EUA cai para 9%.

 

 

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

PIB dos EUA veio abaixo do esperado

Conflito no Egito toma proporções de caos. Mundo todo sofre com os tumultos.

Standard & Poor´s rebaixa de novo nota da Irlanda

 

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Continuar a observar o Egito. É o centro do mundo no momento. Mubarak caindo, tudo ainda será incerto.

dias observação 429

Eventos(sinais de alerta de crash)

37
Acertos 29 (78,3%)
Falsos Alarmes 08 (21,7%)
Queda média -2.24%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,91 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos