Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

28/02/2011 a 04/03/2011

 

O preço do petróleo está ainda em destaque nessa semana. Saltou de 101 para 104 dólares. O ouro foi o melhor investimento em Fevereiro com retorno de 6%.

De toda a crise na Líbia, o que mais preocupa é que os EUA é o maior importador de petróleo do mundo. Com o preço disparando, a inflação nos EUA começará a subir.

Tudo bem que é isso que o FED deseja, mas não nessa hora e nem rápido demais como poderá ser. Se subir muito rápido, assim como no Brasil, eles terão que aumentar os juros por lá. E isso é tudo que Obama não quer pois o desemprego ainda é muito alto. No formato padrão de cálculo as bolsas comemoraram com grandes altas no dia do relatório sobre emprego nos EUA. Quase todas subiram mais de 1%.

No entanto, cálculo refeitos por analistas dão conta que o número de desempregados está em torno de 14 milhões de americanos. Logo, os 196 mil novos empregos significam quase zero. O índice real de desemprego nos EUA está por volta de 15,8%. Altíssimo para qualquer país. Na Espanha os desempregados já passam (oficialmente) de 20%. Cogita-se que na realidade são 30% de desempregados.

O PIB do Brasil foi como sempre todos pediram, aumento de 7,5% em relação a 2009. Como 2009 não foi lá um ano tão bom assim, esse número está inflado. Mas de toda forma foi um dos melhores em relação ao nosso histórico e segundo Mantega coloca o Brasil como a 7a. economia do mundo.

Se por um lado isso é bom, significa (se fizermos as contas) que a desigualdade social deve ter aumentado ainda mais.

O IMA-crash diário continua caindo, agora por volta de 0,67. Significa perda de pressão na Bovespa, podendo indicar um longo período de mais quedas do que altas.

IMA crash = 0,67

IMA entrada = 0,00

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 25/02/2011 foi dito:"O IMA-crash desapareceu e o IMA-entrada voltou forte no meio da semana, proporcionando uma entrada boa para os investidores. Começou a perder a pressão e está agora em 0,4, com grande probabilidade de cair. Significa que a bolsa terá uma pequena chance de subir nessa próxima semana. Mas diante de Kadafi, tudo é possível. ... se ele matar mais gente ... as bolsas voltam a cair. Melhor esperar para tomar decisão...". Realmente foi um semana confusa, fazendo o Ibovespa cair forte devido à Líbia e agora também devido a protestos no Irã.

Com a queda do início da semana, o IMA-entrada diário bateu em 0,7, indicando excelente oportunidade de entrada. E realmente foi, com o Ibovespa saindo de 66.200 para 68.020. Quando o relatório de empregos nos EUA veio com números acima do esperado as bolsas dispararam. E o IMA-crash reapareceu indicando correção no dia seguinte (hoje, sexta-feira). E ocorreu uma leve correção.

Para a próxima semana, tudo pára no Brasil devido ao Carnaval. Quando voltar é normal os investidores tirarem o atraso. Se lá fora subir, teremos forte alta depois do feriadão. Se lá fora cair, o Ibovespa terá queda maior do que as outras bolsas. Com o IMA-crash em zero e o IMA-entrada caindo em torno de 0,1, essa será mais uma semana sem tendência. Não dá para esperar nada se dependermos apenas do indicador IMA. Mas com a Líbia mexendo com o mundo e petróleo, dá para fazer uma pequena aposta em queda das bolsas depois do Carnaval. Mas isso é moeda e não estudo.

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

VALE pretende reajustar minério em 20% no segundo trimestre desse ano.

Brasil teve alta de 60% no superávit primário no ano passado.

Aumentou a confiança do consumidor

Ouro foi o melhor investimento em Fevereiro com alta de 6%.

Petrobrás diz que não vai reajustar preços de combustíveis

Balança comercial do Brasil positiva em 1,2 bilhões em Fevereiro.

Lançado IPad2. As vendas do PC começam a sentir e cair mês a mês.

Foram criados mais de 190 mil empregos nos EUA. Oficialmente isso significa 8,9% de taxa de desemprego.

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Lucro da USIMINAS caiu 40 %.

COPOM aumentou em 0,5% a SELIC. Agora o juros básico está em 11,75%.

Mais uma vez os investidores estrangeiros deixaram a Bovespa. Saldo negativo em 1,2 bilhões de reais em Fevereiro.

Preço do Petróleo termina a semana em US$ 104,00

 

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Ainda ficar de olho no Petróleo com a crise da Líbia. Como maior importador do mundo, os EUA serão os primeiros a sentir.

Pode ter aumento de inflação nos EUA.

 

dias observação 449

Eventos(sinais de alerta de crash)

37
Acertos 29 (78,3%)
Falsos Alarmes 08 (21,7%)
Queda média -2.24%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,91 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos