Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

30/04/2012 a 04/05/2012

 

E a poupança teve sua regra alterada para deter a migração de clientes de fundos. A guerra dos juros agora será intensificada dia após dia. Buscando fazer os juros cairem rápido, o governo lança mão de todos os artifícios para atingir o limite imposto pela presidente Dilma: 2%. A presidente em pronunciamento disse que até o fim do mandato quer os juros em 2% ao ano.

A poupança agora pagará apenas 70% da Selic mais TR sempre que a Selic ficar abaixo de 8,5% ao ano. A regra já começou a valer para novas contas e novas aplicações. Ficam isentas apenas contas antigas com depósitos antes dessa sexta-feira.

Na Europa a situação continua se deteriorando, principalmente na Espanha que divulgou outro relatório de desemprego. É o maior da Europa. Em se tratando de desemprego, na quinta-feira os EUA estavam contentes, pois a taxa de desemprego caiu de 8,2% para 8,1%. No entanto nessa sexta-feira tudo mudou, pois a taxa de contratação ficou muito abaixo do estimado. Analistas estimavam 165 mil contratações, mas vieram 110 mil.

Na França o presidente Sarcosy começa a agonizar em desespero por perder a eleição. Foi muito mal no debate e ao invés de bater como tinha prometido, apanhou a ponto de perder a "elegância" e chamar o opositor socialista de caluniador.

O IMA-crash diario desapareceu e o IMA-entrada voltou a aparecer, mas muito timidamente. Ainda é muito cedo para confiar e entrar comprando ações, para o investidor de longo período. O que é melhor? Sim, a mesma recomendação do artigo "hora de ir às compras ... de títulos". Com a queda dos juros a rentabilidade dos NTNBs é de mais de 33% em 1 ano. Para longo prazo é de longe hoje a melhor aplicação. Até quando? Não se sabe.

Os estrangeiros ainda estão na Bolsa, mas com "vontade" de ir embora. Fique de olho em nosso monitor diário de estrangeiros na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,05

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 27/04/2012 foi dito:".. Na semana que vem, temos um feriado na terça-feira e essa situação deve permanecer com baixo volume de negociação. Até o mercado escolher uma direção o melhor é esperar". E o mercado parece que escolheu sua direção: vender.

Com os dados de pouca contratação a semana andou toda de lado, esperando o relatório de trabalho nos EUA. Quando saiu na sexta-feira, logo na abertura, o mau humor e cara amarrada tomou conta das bolsas em todo o mundo. Não foi diferente no Ibovespa que despencou mais de 2% nessa sexta-feira voltando ao patamar de 60.800 pontos.

O IMA-crash que até estava baixo na semana toda, por volta de 0,2 foi para quase zero. Com isso está aparecendo o IMA-entrada. Segunda-feira, se o IMA-entrada se acelerar, a bovespa vai cair ainda mais forte. Na segunda-feira à tarde poderá ser um excelente momento para compras curtas.

 

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

PIB dos EUA cresceu 2,2% anualizado.

Grécia tem rating elevado da Standard & Poor's

Juros do Brasil continuam caindo dia a dia.

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

VALE deposita R$ 1,7 bi na justiça

Bolivia expropriou empresa de energia

Lucro da GERDAU cai 3% no 1o. trim.

Supremo Tribunal de Justiça cancela medida cautelar da VALE. Terá que pagar R$ 30 bi. Vai recorrer.

Lucro das Lojas Marisa despencou 98% no 1o. tri.

Governo muda regra da poupança.

 

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Eleição na França. Sarcosy pode perder.

Juros continuam a cair dia após dia.

 

 

 

dias observação 733

Eventos(sinais de alerta de crash)

52
Acertos 44 (84,6%)
Falsos Alarmes 08 (15,4%)
Queda média -2,49%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,73 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos