Ibovespa diário- Resultados - 31/05/2010 a 04/06/2010

Subiu e caiu. Esse foi o cenário dessa semana no Ibovespa. Subiu sem fato relevante e sem importância e caiu para realização de lucros fáceis. As recomendações de compra novamente foram maqueadas de informações nada relevantes tais como estatísticas de casas, construções, etc. A estatística mais importante da semana, conforme anunciamos no texto "Velho continente, erros antigos" era sobre a taxa de desemprego americano. Mais uma vez os especialistas erraram (sempre erram) e veio alta, apesar de menor do que a anterior. Com a taxa de desemprego em 9,7% os EUA continuam estagnados. E então, quem recomendou comprar, recomendou vender.

O cenário importante, que fica até monótono de comentar há várias semanas é a situação econômica da Europa. A cada semana fica ainda pior. Nessa semana saiu o relatório de desemprego e na Espanha está em acima de 19%, quase 20%. É a segunda pior taxa da Europa. Até que as perdas do Ibovespa foram modestas, pois foram muito menores do que, por exemplo na Espanha, onde o Ibex chegou a cair 4% num dia da semana, levando a bolsa de Milão junto e da França (CAC).

Recomendação para aplicador cauteloso e longo período, não caia em tentação dos relatórios e das subidas rápidas. O cenário ainda continua o mesmo, perigoso. O IMA continua praticamente o mesmo da semana passada.

IMA crash = 0,69

IMA entrada = 0,13

Bovespa intraday- Resultados - 31/05/2010 a 04/06/2010

Na figura acima são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Terminamos a análise da semana passada (28/05/2010) com "...Com o valor acima de 0,6, o IMA-crash já está mostrando que segunda o Ibovespa poderá subir bem, mas no fim do dia ou na terça de manhã deve virar muito rápido para baixo. E forte. Mas o valor 0,6 é traiçoeiro e o IMA-crash pode retornar na segunda de manhã mesmo, pois em seu histórico já ocorreu dos ativos reverterem com IMA-crash por volta de 0,6...". O gráfico acima realmente mostrou que o valor de 0,6 para o IMA-crash é traiçoeiro. Ele ficou até terça-feira mostrando virada fraca e não subiu mais. O Ibovespa chegou a atingir o patamar de 63 mil pontos, subindo forte conforme escrevemos, mas reverteu para 61 mil nessa sexta-feira pós-feriado. No final dessa sexta-feira (4/6/2010) o IMA-crash desapareceu e agora voltou aparecer o IMA-entrada. Tudo leva a um cenário de queda na segunda, sendo o fim do dia ou terça de manhã um bom dia para compras. Mas assim como o IMA-crash, o IMA-entrada deve reverter logo. Subidas e quedas serão rápidas nessa semana, devido ao cenário de estagnação e dúvidas na Europa. Comprando na terça-feira de manhã, pode acontecer que na quarta-feira ou quinta-feira, se houver alguma subida será por pouco tempo. Compra na segunda-feira a tarde ou terça-feira de manhã pode trazer um certo lucro com venda na quinta-feira.

 

Análise IMA