Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

30/06/2014 a 04/07/2014

 

A Argentina ganhou mais 30 dias para decidir o que fazer. O juiz de New York mandou o New York Bank devolver o dinheiro para o país e começou a contar 30 dias para o pagamento integral dos juros a todos os investidores.

Com esse fôlego, os títulos da Argentina até tiveram uma boa alta na semana, com a esperança de que o governo da Casa Rosada honre seus compromissos e faça o pagamento integral.

O presidente do Banco Central do Brasil acredita que a inflação vai ficar acima da meta por mais um ano, e que venha a convergir abaixo dela em 2016. Ele já tinha dito isso no passado, apenas alterando os anos para 2014 e 2015. Não dá para confiar nessas projeções e as palavras foram ao vento, apenas para mostrar otimismo.

Também o presidente disse que a SELIC deve continuar no patamar de 11% ao ano para forçar a queda da inflação. Também não dá para crer nisso, e devem segurar essa SELIC apenas até as eleições. Depois das eleições, para quem quer que ganhe, teremos aumentos novamente da taxa de juros.

Enquanto as bolsas na Europa caíram bastante nessa semana, as bolsas americanas bateram recordes. Dow Jones passou de 17 mil pontos e a Nasdaq volta a chamar atenção passando dos 4 mil pontos. Até quando esse otimismo vai? Até quando o FED cessar de vez com os estímulos artificiais e dinheiro fácil no mercado financeiro.

As bolsas européias caíram devido à queda nas vendas das fábricas na Alemanha. A confiança do consumidor alemão também teve queda. Como a Alemanha é a melhor economia da Europa, quando ela vai mal, todo mundo vai junto.

Os estrangeiros continuam batendo recordes de compras e vendas na Bovespa. Estão chegando e investindo pesado na Bolsa do Brasil, mas não sabemos até quando esse otimismo vai durar. Nosso monitor de estrangeiros os dados e recordes dia após dia.

O IMA-entrada diário (com preços advindos do fechamento diario) aumentou um pouco com a queda do Ibovespa nessa semana. Agora ele está em 0,71.

 

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,71

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL - Bovespa Intradiário ( dados a cada 15 minutos)

Na última análise de 27/06/2014 foi dito:" ...Quem não comprou hoje, para a semana que vem, se continuar caindo pode ser um bom momento de compra para segurar uma semana ou duas. Isso porque o IMA-entrada não parece que atingiu seu máximo ainda (leia-se que o fundo do Ibovespa ainda não chegou)...".

E o IMA-entrada se reforçou a partir de segunda-feira indicando um bom momento para compra, como pode ser visto acima. A partir de quarta-feira, com o aumento dos preços da Vale, o Ibovespa começou um bom rally. Conforme mencionado na semana passada, quem comprou na segunda-feira, dependendo da ação, teve um bom lucro.

Para a semana que vem, o IMA intradiário está em zero tanto para a entrada quanto para crash. A rigor significa dizer que seria difícil alguma opinião. No entanto, as duas principais ações estáo com risco altíssimo de queda. São elas a PETR4 e a VALE5. O IMA-crash das duas aponta grande probabilidade de queda anda para segunda-feira a tarde ou terça-feira.

Sendo assim, parece que mesmo que o IMA do Ibovespa esteja em zero, podemos ter uma queda forte, por conta do IMA-crash dessas duas ações estarem muito altos. E quem possui ações dessas duas empresas, e ainda não vendeu, pode ser interessante se desfazer se na segunda-feira elas começarem a cair.

Acompanhe nossos indicativos na parte de assinantes do CANAL IMA-ONLINE. e saiba antes do mercado tradicional o que vai acontecer com suas ações. Venha fazer parte de nosso grupo de assinantes e desfrute de conhecer antes, o comportamento do mercado, através das frequências do IMA.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Governo prorroga alíquota mais baixa do IPI até final do ano.

ELETROPAULO terá que devolver R$ 625 milhões para consumidores por cobrança ilegal.

Produção da PETROBRAS aumento 2,2% em maio

CIELO fecha parceria com SMILES .

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Governo tem deficit primário de R$ 10 bi, o pior da história para o mês.

Argentina tem 30 dias para pagar credores.

Previsão do PIB cai para 1,1%.

Presidente do BC acredita em inflação alta até 2015.

 

PRÓXIMA SEMANA

Divulgação da inflação no Brasil (IPCA)

Feriado de 9 de jullho em São Paulo

Produção industrial no Brasil

Desenrolar da dívida da Argentina

dias observação 1194

Eventos(sinais de alerta de crash)

77
Acertos 67 (88,2%)
Falsos Alarmes 09 (11,8%)
Queda média -2,56%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,51 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos