Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

29/11/2010 a 04/12/2010

A taxa é 9,8%. Sim, essa é a taxa de desemprego nos EUA. Ela aumentou de 9,6% para 9,8%. Estava estacionada em 9,6% há alguns meses, mas no fim do ano, mesmo com o início das encomendas de natal ela aumentou.

O mercado internacional agora se volta para Portugal. Portugal será "a bola da vez" nos empréstimos. O assunto está tão avançado que já tem analista falando que depois da Espanha (que será o próximo na fila após Portugal) é a vez da Itália. Numa entrevista na bloomberg dessa semana, um analista de um grande banco americando foi perguntado por que depois de Portugal pedir empréstimos os próximos seriam Espanha e Portugal. A reposta dele foi muito interessante:"Porque o mercado quer".

E com a prorrogação da data de pagamento da Grécia, indicadores europeus e americanos razoáveis as bolsas subiram forte do meio para o fim da semana, na esperança da tal sonhada recuperação que não vem.

No Brasil o assunto escolhido para ser o "repetitivo de chamadas televisivas" é a inflação. Agora todos os dias os jornailstas questionam sobre a taxa de juros e altas de inflação. Isso é mal pois, com o assunto voltando em moda, o pequeno comerciante vai começar a remarcar seus preços, e o que era teoria vai virar realidade. Especular sobre taxas de juros só vai aumentar pressão no mercado paralelo, fazendo a taxa realmente subir.

O IMA crash de longo prazo caiu pela primeira vez depois de meses abaixo de 0,80. Se a bolsa continuar seu movimento de crescimento devagar como dessa semana é um ótimo sinal de crescimento sustentável. A bolsa sempre foi mais atraente para todos quando sobe devagar mas de forma consistente. A continuar assim, pode ser um indicador de mais crescimentos sustentados, o que seria ótimo para todos. Mas caso aumente a velocidade e suba rápido de novo para além de 70 mil pontos, vai reverter.

 

IMA crash = 0,79

IMA entrada = 0,00

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

 

Na análise de 26/11/2010 foi dito:"...Como o IMA-crash não apareceu, quem está dentro pode esperar para uma nova subida que não aconteceu nessa semana que passou. O IMA-entrada mostra que é um ótimo momento de entrar para vendas curtas. Se a situação mundial se acalmar bons negócios poderão serem conseguidos na semana que vem. Para quem está fora, o mercado voltou a ter uma boa hora de entrada curtas...". Realmente foi uma boa semana para se comprar ativos. O IMA-entrada estava em alta até o meio da semana quando começou a reverter e cair com algumas notícias boas pelo resto do mundo.

Quando o IMA-entrada atingiu 0,93 a bovespa estava em 67.333 e terminou a semana com 69.766. O IMA-entrada está praticamente em zero (0,08), indicando que vamos ter uma subida na próxima semana. Isso porque o IMA-crash reapareceu depois de muito tempo e atingiu 0,34 reduzindo depois para 0,28 nessa sexta-feira.

Semana que vem há espaço para o Ibovespa continuar subindo. Se subir forte o IMA-crash vai aumentar e ao atingir patamares superiores a 0,8. Pode ser indicativo de reversão.Se a bolsa subir de forma consistente e lentamente, até quinta-feira o IMA-crash pode atingir mais de 0,8. Então podemos ter reversão e quedas novamente. Se o Ibovespa subir forte e rápido, antes disso a bolsa vira para baixo.

Existe chance do Ibovespa cair na segunda-feira? Sim, mas com o IMA-entrada em rota de queda para zero, a maior chance é aumentos lentos e constantes no Ibovespa até quinta-feira.

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Taxa de desemprego no Brasil (regiões metropolitanas) foi de 6,1% em outubro.

China manda bancos reduzir empréstimos.

Grécia consegue prorrogar prazo da dívida.

Ouro foi o melhor investimento em novembro com valorização de 7%.

BOVESPA é acusada pela receita federal de sonegação de impostos. O valor da multa é de R$400 milhões.

Melhora a confiança do consumidor americano em novembro

Livro "Bege" do FED diz que economia americana continua a melhorar.

Gastos com construção aumentam nos EUA.

Vendas de imóveis nos EUA aumentou 10% em outubro.

PIB na região da União Européia aumenta 2,2% no terceiro trimestre.

.

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Carrefou anuncia rombo de 1,2 bilhão de reais em estoques e créditos com fornecedores.

Cai o saldo da balança comercial brasileira.

Aumenta a taxa de desemprego nos EUA: de 9,6% para 9,8% em novembro.

 

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

-Terça-feira e Quarta-feira reunião do Banco Central do Brasil. A úlitma presidida pelo presidente Henrique Meirelles.

dias observação 386

Eventos(sinais de alerta de crash)

36
Acertos 29 (80,5%)
Falsos Alarmes 07 (19,5%)
Queda média -2.24%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,91 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos