Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

02/01/2012 a 06/01/2012

 

Ano novo, história antiga nas bolsas e economias mundial. Um aperitivo novo agora é a provocação entre EUA e Irã. Provocados pelo Irã que disse que o embargo economico não funciona, os EUA querem parar de comprar petroleo iraniano. E vão obrigar todos a fazerem o mesmo. A pior guerra está no bolso.

E por falar em bolso, o bolso dos europeus está cada vez mais furado, com maiores desembolsos do Banco Central Europeu para manter a qualquer custo os bancos da união. A união européia não consegue entrar em acordo e a Grécia começa a jogar a toalha. Vai abandonar o Euro por não aguentar mais o custo alto de ser "primeiro mundo". Segundo seu primeiro ministro devem voltar a realidade e sair do Euro.

A crise agora bate forte no leste europeu com a Hungria apelando e dizendo que aceita qualquer condição do FMI para obter empréstimo urgente. Se demorarem vai ter calote hungáro. Esse é o chamado contágio global.

A boa notícia da semana foi a queda da taxa de desemprego nos EUA de 8,7% para 8,5%. Mesmo assim a população está insatisfeita e pede queda mais rápida com geração crescente de emprego. Ano de eleição é ano de ação. Todos os candidatos tem fórmula mágica, mas depois que pisam no tapete vermelho da casa branca o feitiço desaparece.

Para o Brasil a boa notícia é que o Banco Central acertou e a inflação ficou cravada no teto da banda de 6,5%. Mais uma derrota para os projetistas, especialistas ou como desejarem chamar as pessoas que traçam reta no Excel para saber o futuro. Erraram de novo, e como sempre. Muitos diziam que a inflação em Dezembro seria de 8%, 8,5% e de hiperinflação. Por que sempre erram? Já expliquei no meu texto de 01/04/2011 em "Melindrosos da inflação". Confira. O BC deve continuar a baixar os juros até a Selic chegar a 9% nesse ano.

O IMA-entrada voltou a subir com a indecisão da bolsa. Esse "canal" de estacionaridade é perigoso. Apesar do momento ser de razoável interesse para compras a longo prazo, o risco é muito alto diante do cenário europeu. Esperar um pouco mais talvez seja prudente, pois Janeiro é época de pagar contas e todo mundo cai fora da bolsa. Os estrangeiros foram embora da bolsa para fazer seus balanços em seus países e devem começar a voltar. É a fantasia do balanço "maqueado" de fim de ano. Confira os estrangeiros em nosso monitor diário na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,00

IMA entrada = 0,72

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 28/12/2011 foi dito:"...Para quem está dentro, agora é tomar um champanhe, comemorar com a familia e esquecer da bolsa. Quem está fora, volte no ano que vem, caso contrário vair terminar negativo no ano. O IMA-crash terminou hoje em 0,4 e tem espaço para determinar que a Bovespa vai cair mais. " . Depois de cair mais um pouco no dia 29 de Dezembro para 56.354, no último pregão do ano de 2011 a Bovespa teve leve alta subindo para 56.754. A queda do dia 30 fez o pouco que restava no IMA-crash ser zerado.

O ano novo começa com uma boa arrancada e forte do Ibovespa, levando o IMA-crash para 0,9. E como subiu rápido, o alerta foi dado para virada que levou à apenas uma correção até o momento. Mas como o IMA-crash ainda está alto (0,4) a probabilidade de segunda-feira a Bovespa continuar caindo é alta. Há uma chance de cair na segunda-feira ou terça-feira. Então, se cair forte deverá aparecer o IMA-entrada, indicando que provavelmente quinta-feira deve ser um bom dia de compras para curto prazo ou day-trade.

A surpresa da semana foi para a "descarada" alta da Agrenco (AGEN11). Mesmo se dizendo falida e dispensando funcionários teve uma alta de 140% em apenas um dia. Nenhuma informação oficial foi dada e pelo andar das coisas vai tudo continuar impune. A ética só se vê em cursos de sala de aula, pois na prática os "insiders" atuam livremente no Brasil sem punição. A fofoca é que o governo do Mato Grosso poderá injetar dinheiro na empresa agrícola para ela não falir. Outra "fofoca" é que uma empresa de Angola estaria interessada. O fato é que 140% num único dia é uma afronta até mesmo aos próprios acionistas. Vejam o gráfico e tirem conclusões.

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Reservas internacionais brasileira cresce para US$352 bilhões.

Balança comercial aumenta 48% em 2011.

Melhora a taxa de desemprego nos EUA. Agora está em 8,5%.

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Petroleo aumenta com tensão EUA x Irã

Grécia afirma que pode abandonar o Euro

Superavit da China recuou 12,5% em 2011.

Hungria vai ao FMI para pagar dividas.

 

PRÓXIMA SEMANA

Ficar de olho no Petroleo devido à crise entre EUA e Irã.

dias observação 654

Eventos(sinais de alerta de crash)

48
Acertos 40 (83,3%)
Falsos Alarmes 08 (16,7%)
Queda média -2,46%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,74 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos