Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

03/12/2012 a 07/12/2012

 

Gangorra ou Montanha Russa, o nome pouco importa. O fato é que novamente os grandes fundos levaram o mercado para onde queriam. Muitos vão afirmar que bolsa é assim mesmo, mercado é assim mesmo. Vamos afirmar diferente: arbitragem decente não deveria ser assim.

Está certo que os números do desemprego dos EUA vieram acima do que os analistas previam. Mas isso não tem nada com mercado financeiro, pois esses analistas erram toda semana, todo mês e todo ano. Seria o decréscimo de 0,2% no desemprego dos EUA algo tão relevante a ponto de fazer as bolsas se animarem? Sim e não. Sim se esses contratos não fossem os contratos temporários de fim de ano. Em fevereiro está todo mundo demitido novamente. E não, pois a mão de obra fixa e constante, quando expurgados contratos temporários de natal, não cresceu tanto assim.

A festa toda dessa semana foi porque o desemprego nos EUA caiu de 7,9% para 7,7%. Mas lá, a alta do Dow Jones foi de 0,6% enquanto aqui no Brasil foi de 1,4%. Nossa, o emprego lá é mais importante aqui do que lá? Claro que não. Os investidores nacionais caíram nas redes dos grandes fundos e compraram achando que a crise terminou.

Na Europa os líderes estão perdidos mesmo. Agora a premiê da Alemanha já fala em perdoar a dívida da Grécia. Isso não é bom, pois Portugal vai querer, Espanha vai querer, Irlanda vai querer e assim por diante. Todo o sistema financeiro entrará em colapso com essa ideia.

No Brasil, agora o bate-boca do momento é sobre o corte nas contas de luz. Na hora da perda é que as empresas mostram quem são. Cesp não quis se juntar para baixar a conta de luz, pois diz que a compensação do governo não cobre seus investimentos. Investimentos?

Basta chover e cair um raio que todo sistema entra em colapso em São Paulo. Lembram do último blackout que um raio caiu em Bauru? A última usina hidrelétrica realmente de grande porte construída foi Água Vermelha, na região noroeste do estado há 30 anos! Mesmo as rampas de acesso das barcaças no rio Tietê continuam no mesmo projeto de 40 anos atrás. Barcos que poderiam estar carregando cargas para os portos até hoje só estão em projetos por falta de modernização das hidrelétricas. Cadê o investimento?

O IMA-entrada diário continua estacionado em 0,8, mostrando para nosso investidor de longo prazo boas chances de retorno para alguns meses à frente. Os investimentos estrangeiros na Bovespa estão caindo a cada nova semana. Para longo prazo nosso acompanhamento mostra queda nos investimentos da Bovespa. Acompanhe o movimento em nosso monitor de estrangeiros.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,80

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 30/11/2012 foi dito:" ..Para a semana que vem, o cenário vai depender do presidente da Câmara dos deputados dos EUA e Obama. Se a conversa terminar bem, segunda feira a Bovespa sobe. Mas se subir, como o IMA-crash voltou a aparecer no final dessa sexta-feira, ele vai subir. E então, terça-feira ou no máximo quarta-feira tudo deve cair de novo com o Ibovespa caindo..."

E as bolsas subiram mesmo, começando na segunda pela manhã, caindo um pouco e voltando a crescer na terça-feira. E quando o IMA-crash apareceu acima de 0,72 eu avisei no meu twitter que a virada iria começar. E na terça-feira à tarde, depois que eu escrevi, a bovespa começou a virar. Virou forte a ponto do Ibovespa cair de 58.424 com IMA-crash em 0,74 para 57.208 até o final da quinta-feira. A queda foi de 2,1%, mas o IMA-crash não foi a zero.

Logo pela manhã dessa sexta-feira a noticia de mais criação de empregos fez o Ibovespa inverter a tendência e subir. E o IMA-crash que estava quase zerando, estacionou e ficou algumas horas quase parado. E no final da sexta-feira voltou a subir lentamente.

Para a segunda-feira? Vai subir ainda um pouco mais pela manhã, mas não resiste muito não. O IMA-crash deve passar de 0,4 e indicar nova tendência de queda no Ibovespa. O investidor que está fora deve esperar, e quem está dentro já poderia ter vendido hoje. Se tiver chance, desfazer-se das posições na segunda-feira se o IMA-crash continuar a subir é uma boa e inteligente medida.

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Governo mantém previsão de crescimento de 2%

Governo anuncia plano de desenvolvimento para os portos do Brasil

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

União Européia pode perdoar dívida da Grécia

Conta de eletricidade para consumidor não será de 20% com queria governo

Santander demitiu 2% de seus funcionários na semana

 

PRÓXIMA SEMANA

Confusão no Egito

Armas químicas na Siria

Lançamento de missil na Coreia do Norte

Ainda conversas sobre a Grécia

Provável finalização do acordo do abismo fiscal nos EUA.

dias observação 890

Eventos(sinais de alerta de crash)

60
Acertos 52 (86,6%)
Falsos Alarmes 08 (13,4%)
Queda média -2,63%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,69 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos