Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

04/03/2013 a 08/03/2013

 

A taxa de juros básica SELIC continua em 7,25% ao ano para infelicidade dos economistas que gostam de juros altos. A alegação é que juros altos seguram inflação. Sim e também aumenta o desemprego, diminui o crescimento econômico e afunda o país. Ideia mais do que ultrapassada e ainda enterrada nas planilhas dos analistas que não conseguem inovar com os estudos e projeções. A maioria ainda fica no mesmo "batidão" dos anos 1990.

É só olhar para o Japão com juros zero e inflação controlada. É só olhar para os EUA com juros zero e inflação em patamar "educado". Por que, nós temos que subir os juros ao invés de cortar gastos? Por que não existe pressão para corte de gastos? Porque eles não ganham com essa pressão, mas subindo os juros seus clientes (leia-se bancos) lucram mais e remuneram mais.

Com a queda nos pedidos do seguro-desemprego nos EUA as bolsas se animaram e deram uma trégua para o FED. E essa alta das bolsas demorou para "contaminar" a Bovespa, só subindo forte como as outras bolsas na quinta-feira. E mesmo assim a alta da Bovespa veio por conta do governo que aumentou o preço do diesel. Não foi um movimento natural dos investidores, mas um movimento forçado e perigoso.

A Itália vai voltar a ser assunto, visto que Berlusconi voltou a ser acusado de outros crimes e escândalos. Junto com a escolha do novo papa, os italianos vão ter que conviver com passeatas contra o governo e orações. O mercado italiano não deverá passar bem nesses dias. E mercado italiano mal, é Europa preocupada.

A China quer parar o mercado imobiliário que está muito aquecido. Com isso as ações da Gerdau caíram forte e não se recuperaram nem com a alta da semana. O crescimento do PIB chinês continua com o alvo de 7,5% ao ano.

O IMA-entrada voltou quase a (1,0) indicando compra forte para longo período. Isso ocorreu devido à sequencia de baixas da Bovespa, com investidores mais vendendo do que comprando. E claro quem mais vendeu (entrou vendido no mercado futuro) foram os estrangeiros que continuam forte. Acompanhe o movimento da entrada dos estrangeiros em nosso monitor de estrangeiros.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,83

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 28/02/2013 foi dito:".. .Para a semana que vem o IMA-entrada intradiário está aumentando novamente e pode ser um bom momento de compra para quem esperou. Para quem está dentro, talvez outra janela de venda só para quarta-feira da semana que vem. No início da semana, se a bolsa subir será apenas recuperação dos pontos perdidos, mas talvez não suficiente para reduzir os prejuízos. ..."

E quem comprou não se arrependeu. A venda não foi na quarta, mas na quinta-feira à tarde. O erro na previsão de venda forte foi de um dia, com a notícia do aumento do diesel. Para quem achou a alta de algo em torno de 10% para as ações da Petrobras "maravilhosa", as opções PETRC18 subiram ...400% num único dia. Isso sim é uma alta.

E na quinta-feira à tarde o IMA-crash voltou a aparecer depois de longo e distante "inverno". E apareceu tão forte que acionou a tabela de crash no canal IMA-ONLINE. Depois que o IMA-crash atingiu valores acima de 0,7 o Ibovespa começou a estancar sua alta e começou a virar. Na segunda-feira existe um risco de quem não comprou entrar no mercado, mas esse bonde já passou. O Ibovespa deve virar forte depois dessa alta, ou mesmo continuar sua queda iniciada nessa sexta-feira. Enquanto o IMA-crash não for a zero as quedas continuam.

A OGX caiu abaixo do seu patamar de R$3,00 e deve continuar caindo ao longo do semestre. Com a dobradinha das empresas "X" com a BP inglesa, o "senhor X" está indicando ao mercado que ainda tem forças para reagir e voltar a ficar dentro do ranking da Forbes. Ele vai jogar pesado para não deixar as ações caírem mais.

A VALE passou por essa alta da Bovespa despercebida e nem "se mexeu" do fundo que se encontra. Ela está diretamente ligada ao mercado Chinês. A CIELO caiu forte, depois de altas seguidas nas semanas anteriores.

Quem não comprou, agora o melhor momento deve ser somente na quinta-feira da semana que vem, depois da queda forte que talvez apareça na semana.

 

 

Acompanhe nossos indicativos no CANAL IMA-ONLINE.

 

 

 

 

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

PETR3/4 sobem com alta do diesel e puxam Bovespa

Diminuem os pedidos de seguro-desemprego nos EUA

SELIC mantida em 7,25%

 

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Produção total de petróleo no Brasil caiu 2,4% em Janeiro na comparação anual.

China quer desacelerar o mercado imobiliário

 

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Itália e sua eleição.

Conclave para escolha do papa.

dias observação 947

Eventos(sinais de alerta de crash)

61
Acertos 53 (86,8%)
Falsos Alarmes 08 (13,2%)
Queda média -2,61%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,72 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos