Ibovespa diário- Resultados - 04/04/2010 a 09/4/2010

O Ibovespa passou a casa dos 71 mil pontos nessa semana. Começando com a incerteza sobre a Grécia e com a revisão para baixo dos dados do último trimestre na região do Euro, a bolsa caiu até quarta-feira reagindo em forte alta na quinta-feira. A alta de quinta-feira foi reflexo dos dados de estoque americano que subiram mais do que o esperado. Também o mercado mundial ainda refletiu sobre o anúncio do fim de semana que mostrou o índice de desemprego estável (???) em 9,7%.É motivo para tanta alegria? Dizem os analistas que sim pois estoques altos com vendas altas e desemprego estável é sinal que a economia voltou a andar. No entanto pouco se comentou sobre os dados de pedido de seguro desemprego nos EUA. Houve um aumento de 18 mil pedidos a mais do que no mês anterior. As bolsas americanas fecharam em baixa, mas a Bovespa ignorou a informação e subiu forte.

Hoje no entanto, que era para manter forte subida, ocorreu realização na bovespa enquanto as bolsas da Europa, Asia e EUA subiram forte. Foi um claro movimento de venda daqui para compra lá. Uma das responsáveis foi a queda de mais de 1% da petrobrás (PETR4) com reflexo na queda forte no dia de hoje nos preços internacionais de petróleo.

Parece que a Grécia finalmente concordou com a Europa e a novela grega está pronta para terminar. No entanto hoje a nota de classificação da Fitch foi reduzida, o que indica aumento do risco de possível calote. Detalhe: A Grécia vai inflar o mercado mundial com títulos de alto risco pois precisa de 11,6 bilhões de euros para pagar no fim de Maio.

Indice IMA de crash aumentou mais dois pontos indo para 0,88 e terminou assim a semana. Sinais de perigo de longo prazo continuam ainda mais altos.

Bovespa intraday- Resultados - 04/04/2010 a 09/4/2010

Na figura acima são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Terminamos a análise da semana passada (01/04/2010) com "... Talvez quarta-feira ou quinta-feira seja uma boa hora de voltar ao mercado...". Quarta-feira foi um ótimo dia para entrar pois o índice de crash reduziu conforme prevíamos na semana passada. O índice estava muito forte mostrando que o Ibovespa não iria se sustentar( de segunda-feira para quarta-feira queda de 1,2%). No entanto o sinal de entrada ainda não apareceu, nem na quarta-feira. Com alguns dados favoráveis e desfavoráveis a bolsa caminha subindo com saltos altos e quedas brandas. No entanto, historicamente o nível já está perto do recorde antes da crise de 2008 (acima de 73 mil pontos).

Para próxima semana, como o sinal de entrada não apareceu o melhor é esperar para ver se algo novo aparece no fim de semana. Como o IMA-crash também está em baixa ele pode zerar e o IMA-entrada subir se ocorrer alguma notícia desagradável. Como dito algumas semanas atrás, quando os dois sinais estão em baixa ao mesmo tempo, é sinal de espera. Todos estão esperando pois as outras bolsas também subiram forte com o Nikei ultrapassando o seu nível de 11.200 pontos. Quando todos esperam realizações elas realmente poderão vir, pois todos fazem isso acontecer. Recomendação semanal, esperar um melhor momento depois de segunda-feira.

Análise IMA