Ibovespa diário- Resultados - 05/07/2010 a 08/07/2010

O Ibovespa teve uma boa recuperação nessa semana, saindo da casa dos 61 mil pontos para a casa dos 63 mil pontos. As bolsas do mundo inteiro subiram, até mesmo do recatado mercado japonês. O motivo: nenhum. Como tinha caído muito na semana passada, os grandes fundos voltaram a investir pesado para fazer lucro. Quando se lê em diversos sites fora do país, as notícias são as mesmas, basicamente um copiando do outro. Em resumo, segundo diversos sites o mercado subiu pois as encomendas por ferro e aço aumentaram indicando que uma recuperação do setor poderia estar ocorrendo. Muito pouco, mas numa semana sem notícias e com perdas da semana anterior qualquer coisa é melhor que nada.

O IMA voltou para 0,64 ainda alto e refletindo a indecisão das bolsas. Aliás, desde 26 de Outubro do ano passado que as bolsas estão presas dentro de uma faixa. No caso da bovespa o índice está há 10 meses entre 61 mil e 70 mil pontos. Muito tempo para ficar limitado e sem decisão ou tendência.

IMA crash = 0,64

IMA entrada = 0,00

Bovespa intraday- Resultados - 05/07/2010 a 08/07/2010

Na figura acima são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Semana curta essa no Brasil devido ao feriado de 9 de Julho. O IMA de entrada começou caindo na segunda feira indicando que com a queda da semana passada o melhor momento de entrar já passou. Realmente com sua queda o índice de virada para baixo (IMA-crash) começou a aparecer mostrando que é hora de embolsar os lucros. O Ibovespa subiu muito forte desde a semana passada até nessa quinta-feira dia 8/07, dos 61 mil pontos para 63 mil pontos. O IMA de crash intraday está em 0,6, indicando que talvez o ibovespa ainda suba mais um pouco até outra virada para baixo. Acima de 0,8 a virada é sempre mais forte. No atual patamar, se nada acontecer nessa sexta-feira nos mercados abertos ao redor do mundo, na segunda-feira o Ibovespa deve subir um pouco para depois cair ou no final do dia ou na terça-feira. Atenção especial deve ser dada ao dia 23 de Julho quando será divulgado o resultado dos testes de stress dos bancos europeus. Estão sendo avaliados 95 bancos e tudo pode acontecer. Se os resultados forem bons e aceitáveis, poderá ocorrer um forte rally. Caso contrário, uma queda generalizada vai assolar os mercados. Por isso os bancos europeus estão pressionando para a divulgação ser apenas parcial.

Para a decisão sobre segunda-feira, é importante observar hoje sexta-feira. Se nada acontecer, segunda-feira sobe mais um pouco o Ibovespa. Se cair forte, segunda de manhã poderá ter realização.

 

Análise IMA