Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

05/09/2011 a 09/09/2011

 

Caro leitor, se você acompanha as análises, sabe que desde 8 de Agosto de 2010 venho afirmando que tínhamos chegado ao limite. Desde então venho apontando os vários problemas na economia, desde os erros do FED, os problemas da Grécia, Irlanda, Islândia, Portugal, Espanha e Itália. Seja com dados de observação econômica, financeira ou teorias, tudo indicava que uma recessão já estava instalada.

Nessa semana, explodiu o número de afirmações e projeções negativas para o crescimento mundial. Para nós isso não é surpresa nenhuma, por isso o ideal do mudanças abrutpas é antecipar o que vai acontecer. O mudanças abruptas não está fazendo previsão, está mostrando a todos que está tudo claro, está tudo a postos, é só uma questão de ler corretamente. Não precisa ser vidente para um ano antes dizer que o mundo ia parar.

Roubini "previu" 90% de chance de recessão no mundo, a presidente Dilma disse que essa crise é grave, o minstro Mantega disse que a crise é séria e hoje em entrevista à bloomberg o secretário do tesouro americano Timothy Geithner disse que essa nova fase é pior que a primeira grande depressão. Mais tarde o prêmio nobel Krugman disse que há probabilidade de 50% do mundo entrar em recessão. Bom, agora dá para entender e ficar tranquilo, pois todos nós já sabiámos que essa fase de más notícias ia chegar. As coisas não pioraram, estão ruins há um ano e com as ações errôneas do FED a crise está começando a explodir.

Hoje alguns ministros da União Européia já disseram que a saída da Grécia da comunidade é uma opção remota, mas é uma opção. Estão começando a estudar a maneira mais tranquila de convencer o mercado e a Grécia que esse mal é necessário para todos. A primeira ministra da Alemanha que vinha resistindo em não ajudar os países da periferia européia sofreu um grande golpe eleitoral local. Teve que ceder e de graça ganhou a demissão do presidente do banco alemão. Ele não concorda com essa ajuda, ou seja, a Alemanha que economizou durante 10 anos ter que ajudar quem gastou.

O discurso do presidente Obama foi muito bom, o plano correto, as linhas são perfeitas. Para sair da crise é isso mesmo que ele deve fazer, construir, construir e construir. No entanto ele não avisou "os russos", ou seja, os inimigos do partido republicano. Como estes estão ligados aos grandes bancos de investimentos e estes não vão receber nada neste novo pacote, derrubaram as bolsas novamente. Outro problema é que 400 bilhões de dólares é pouco, visto que já se gastou quase 10 trilhões no mundo todo,irrigando os bancos de investimentos com dinheiro farto e títulos baratos. Mas esse seria um bom caminho para botar otimismo na sociedade americana: leia-se empregos.

O IMA-diário de entrada continua ao redor de 0,9, o que poderia indicar uma boa hora de entrar para longo prazo. Mas pode vir um repique para baixo fazendo o IMA-entrada voltar para 1,0. Além de um índice devemos ler o que os mercados nos dizem através de atos. É prudente ficar pronto para se posicionar, mas agir em bolsa talvez seja perigoso no momento.

Os estrangeiros continuam indo embora da bolsa, mas deram uma entrada rápida nessa semana para criar volatilidade aqui. Eles forçaram os preços do Ibovespa, como pode ser visto pelo nosso monitor. Um leve repique de alta frente à saída em massa da semana anterior. Confira em nosso monitor diário na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,00

IMA entrada = 0,86

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 02/09/2011 foi dito:"...Como o IMA-crash não chegou a zero, nem pensar compras na segunda-feira ou terça-feira. O Ibovespa deverá cair até terça-feira, quando o IMA-entrada reaparecerá forte. Aí sim, compras rápidas podem trazer lucros. Se por acaso o Ibovespa "teimosamente" subir, a queda se tornará ainda mais dramática, pois o IMA está mostrando que o mercado já está estressado ao limite. Deve aliviar para voltar a subir. E o alívio só acontece com IMA-crash nulo". E foi isso mesmo que ocorreu. Segunda-feira a bolsa caiu forte fazendo o IMA-entrada voltar e continuou caindo até terça-feira de manhã, quando próximo ao meio dia o Ibovespa deu uma impressionante guinada.

No eixo das abscissas o tempo 29 marca as horas antes do meio dia no gráfico acima. Pode-se perceber a guinada rápida e orquestrada para cima. O IMA-crash cresceu até perto de 0,35 quando decretou na sexta-feira o fim das altas. E tudo virou com a Bovespa caindo 2.000 pontos só nessa sexta-feira. Para a semana que vem a bolsa deve continuar caindo, pois o IMA-entrada está em rota ascendente. Talvez caia na segunda-feira e terça-feira de manhã. Então os compradores deverão voltar e se o IMA-entrada reverter pode ser um respiro para nova alta, somente na quarta-feira. Quem ainda não comprou para intraday, melhor esperar até terça-feira.

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

PIB do Brasil cresceu 0,8% no segundo trimestre

Comparação anual, Brasil cresceu 3,1%

Previsão do mercado para a SELIC é 12,38% neste ano

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

BC eleva previsão de inflação neste ano e em 2012.

Segundo FMI o crescimento mundial será de 4%.

BC ressalta crise mundial para queda de juros no Brasil em sua ata.

Balança Comercial dos EUA tem nova baixa.

Pedidos de seg.desemprego aumenta nos EUA

 

PRÓXIMA SEMANA

Grécia pode ter que sair do EURO.

Vai começar tudo de novo no senado americano por conta do novo pacote.

Cuidado com Bank of America.

FED pode jogar mais dinheiro num quantitative easing 3. É o que o mercado quer, ele disse que pode fazer isso.

 

 

 

 

 

dias observação 573

Eventos(sinais de alerta de crash)

43
Acertos 35 (81,4%)
Falsos Alarmes 08 (18,6%)
Queda média -2,39%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,89 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos