Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

06/08/2012 a 10/08/2012

 

O mundo está em compasso de espera com os mercados parados. Seja por conta dos balanços das empresas, seja por conta do anúncio do Banco Central Europeu sobre a compra de títulos, o mundo parou. Todos os mercados estão literalmente andando de lado. Cai forte num dia, recupera em 3 dias, cai de novo e assim por diante. Quem dormiu por 90 dias e acordou hoje vai pensar que não dormiu tanto, pois o valor do Ibovespa é praticamente o mesmo. O leitor pode conferir o gráfico a seguir. Ele mostra o desempenho do Ibovespa diário de 90 dias para cá.

O que o mundo espera? Qual a estratégia? O fato é que as altas dos últimos dias não configura uma mudança de tendência no interesse dos investidores. O mais provável é realmente uma falta de investidores atuantes devido às férias do hemisfério norte. Em Setembro, quando retornarem de suas férias, os grandes investidores deverão reposicionar seus portfólios. Então, para Agosto, se nenhuma novidade importante ocorrer, vamos permanecer nesse mesmo cenário.

Na Europa e nos EUA a semana foi morta, com algumas fortes altas no início da semana, mas nada de concreto por parte dos governos. O assunto "crise" agora é discutido nos bastidores. Quando voltarem a público, é bom os ministros das economias terem boas ideias.

Nos EUA, o fato mais alarmante, ainda é a possível falência da Knight Capital Group que perdeu US$ 440 milhões em apenas 3 dias. As ações já chegam a 80% de queda devido ao erro do software de negociação de alta frequencia. Responsável por cuidar de 17% das ações nas bolsas americanas, a confiança despencou depois de horas de ordens de vendas erradas e incontroláveis.

O resultado de mais essa "brincadeirinha" é que em Setembro a SEC estará se reunindo com representantes das diversas comissões de valores imobiliários para regular os programas de alta frequencia. A presidente da comissão americana disse que agora "basta". Todo mundo deverá usar o mesmo padrão de software para evitar catástrofes como o flash crash. Será?

No Brasil, o amadorismo do governo é cada vez mais visível. Será que o ministro Lobão (das energias) não sabe que não pode anunicar a "intenção" de aumentar o preço dos combustíveis. A PETROBRAS é uma empresa estatal, mas de capital aberto. Toda e qualquer notícia deve ser publicada em diário oficial e então a empresa coloca como "FATO RELEVANTE". Mais uma vez, a regra que vale para os investidores comuns não vale para o governo. Estaria alguém do governo comprado em Petrobras e cansado das perdas que vem tendo com as PETR4?

Os relatórios das empresas do Brasil vieram péssimos. Muitas empresas tiveram lucros menores do que um ano atrás ou prejuízos. A Petrobras teve prejuízo e provavelmente não pagará dividendos. A Cosan, a CPFL, a OGX, a Marcopolo entre muitas outras tiveram quedas em seus lucros trimestrais. As vendas começam a diminuir em todos os setores. A OGX não cumpriu nem sua própria média de extração de petróleo, ficando 23% abaixo de sua média mensal.

O IMA-entrada está estacionado a ponto de leitores enviarem e-mails perguntando se existe algum erro. Não, caro leitor, é "paradeira" geral mesmo. E como o mercado não andou nos últimos dias o IMA fica estacionado e sem direção. Houve apenas uma ligeira queda para 0,76. Os estrangeiros ainda não voltaram e você pode acompanhar o gráfico na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,76

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na última análise de 03/08/2012 foi dito:" .... Comprar ou vender? Pelo IMA não dá para ser conclusivo. A aposta é que as bolsas podem subir na segunda-feira novamente. O grandes fundos querem isso. Mas a continuar subindo neuróticamente e rápido, quarta-feira poderá voltar a cair. Melhor esperar para quem está fora..."

Subiu rápido na segunda-feira, mas caiu moderadamente na terça-feira. E ficou nesse sobe-desce até sexta-feira. O IMA-crash ainda está estacionado num patamar médio para alto em 0,5. O IMA-entrada está zerado na semana. O Ibovespa está a ponto de registrar quedas mais fortes. Enquanto o IMA-crash não está zerado, a probabilidade de queda é alta. Se cair na segunda será apenas uma correção e não algo muito forte.

Mas se o Ibovespa continuar a subir por mais um dia, o IMA-crash poderá passar de 0,8 e isso é grande chance de mudança forte para baixo. Terça-feira ou quarta-feira poderemos ter queda generalizada no mundo e na Bovespa.

 

 

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

ITAÚ tem alta de 1,4% nos lucros

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

PETROBRAS poderá não pagar dividendos devido ao enorme déficit

OGX produz 23% menos petróleo em Julho

CPFL tem queda de 20% nos lucros

MARCOPOLO tem queda de 20% nos lucros

Governo cogita aumentar preço da gasolina

COSAN tem prejuízo no trimestre

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Banco Central Europeu vai agir?

O mundo ainda espera movimentos dos governos.

 

 

 

dias observação 810

Eventos(sinais de alerta de crash)

54
Acertos 46 (85,1%)
Falsos Alarmes 08 (14,9%)
Queda média -2,57%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,68 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos