Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

06/09/2010 a 10/09/2010

Semana de "marasmo" na bovespa refletindo o clima de feriadão de 7 de Setembro e também no resto do mundo. Nada muito interessante aconteceu. Uma notícia que quase ficou desapercebida é que os governos europeus omitiram alguns aspectos importantes sobre exposições em títulos da Grécia. O que isso significa? Pode jogar fora tudo que foi ouvido sobre o resultado do teste de stress. Se antes não tinha muito valor pela forma superficial como foi feita, agora não há mais porque confiar.

O livro Bege do FED disse que a velocidade de crescimento diminui um pouco e até bastante se consideradas algumas regiões dos EUA. Para o Brasil foi noticiado que o BNDES e a Caixa Econômica Federal vão participar da oferta da capitalização da Petrobrás. Ou seja, dinheiro público indo para empresa estatal. O governo esquece que empresa estatal não e do governo, mas do Estado e decisões como essa deveriam ser mais claras e até debatidas com a sociedade.

O marasmo também tomou conta do IMA-crash diário. Não saiu do lugar nessa semana. Continua em 0,8.

IMA crash = 0,80

IMA entrada = 0,00

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

 

Na análise de 03/09/2010 foi dito:"...O IMA-crash começou então a descer, mas estacionou na tarde de sexta-feira em 0,5. Isso é um sinal que na segunda-feira véspera de feriado a bolsa poderá cair até o IMA-crash chegar a zero. Entrada para traders rápidos, provavelmente somente na quarta-feira à tarde, se o IMA-entrada voltar...". Na segunda-feira a bolsa ficou em zero a zero. Quarta-feira foi um bom dia para entrar, onde dos 66131 pontos a bolsa terminou a semana na casa de 66.800. Um bom retorno para o investidor de trades rápidos. E agora? Os dois índices IMA-crash e IMA-entrada estão em zero. Não se pode afirmar nada nem previsão para a semana seguinte. Apenas que como o IMA diário está em 0,8, existe maior probabilidade de queda do que de subida do Ibovespa. Apenas em termos de probabilidade.

Semana passada mostramos o que aconteceu com o sinal da VALE5. E nessa semana o que aconteceu com o sinal da PETR4 ? Excepcionalmente vamos mostrar o IMA para a ação PETR4. Pode-se reparar ao lado que quando o IMA-crash atingiu 0,95 na quinta-feira da semana passada a PETR4 ainda subiu mais dois dias para então desabar. Detalhe o IMA não sabia de capitalização alguma, apenas mostrou altas frequências atuando em cima do sinal da ação. Pode tentar se afirmar que foi coincidência, mas as estatísticas do site estão mostrando que não.

Tanto para VALE, quanto PETRO ou suas opções sempre ocorrem a mesma coisa. No caso da Petr4 foi "forçada" a barra claramente e descaradamente para subir a ação com um plano de capitalização que vai ferir o pequeno investidor. E agora que o IMA-crash chegou a zero e o IMA-entrada está aparecendo, semana que vem pode ser uma boa hora de comprar a ação pois o IMA-entrada está subindo. No entanto cuidado... ninguém sabe o que vai acontecer com os preços da ação depois da capitalização. Será outra história e o próprio banco de dados do IMA terá que ser re-ajustado para o novo patamar que a ação estacionar. Pelo sim pelo não, mesmo o investidor de day-trade deve evitar essa operação para a Petr4.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

PIB do Brasil cresce 8,9% na comparação anual no 1o. semestre

Obama vai propor novo pacote de US$100 bilhões em cortes de impostos

Nova regra para operações de alta-frequência nos EUA

Ata do COPOM revela manutenção da taxa de juros atual por um longo tempo

Pedidos de seguro-desemprego caem nos EUA

Japão diz que "errou" cálculo do PIB. Agora cresceu 1,5% ao invés de 0,4%.

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Pequeno investidor que não optar pela capitalização terá perda de 30% do seu capital

Giro financeiro da BM&F caiu mais de 25% em Agosto

Bancos europeus omitiram informações sobre posicionamento em títulos da Grécia

Livro Bege do FED mostra desaceleração do crescimento nos EUA

Real vai sofrer excessiva valorização frente ao dolar por causa da capitalização da Petrobrás

PRÓXIMA SEMANA

 

dias observação 335

Eventos(sinais de alerta de crash)

31
Acertos 24 (77,4%)
Falsos Alarmes 07 (22,6%)
Queda média -2.17%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,89 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos