Ibovespa diário- Resultados - 07/06/2010 a 11/06/2010

O Ibovespa subiu mas deu sustos. Isso porque a semana foi marcada por interpretações de estatística ao invés de fato relevante verdadeiro. Quando sai relatório de vendas sobe. Quando vem relatório de desemprego, cai. Quando a China diz que as exportações ficaram em 48% e as importações ficaram em 48% (ou quase isso) todo o mundo comemorou. Esse número não quer dizer nada, pois se a China aumentar as exportações significa que estará tirando emprego de outros lugares pois o preço de seus produtos são imbatíveis. Então por que recomendar entrar em bolsa como os analistas recomendaram nessa semana? Se as exportações aumentam já sabemos quem mais vai sofrer: A Europa. Justamente a região mais debilitada.

As importações da China não vão mover emprego nem na Europa nem nos EUA. E também não no Brasil. A China não importa componente eletrônico, não importa aço pronto, não importa roupas. A China importa Minério, Grãos que só é bom para Vale do Rio Doce e algumas fazendas. Também importa carne. Isso é muito bom para esse setor do Brasil, mas o número de empregados envolvidos é muito baixo. Então no atual momento mundial se crescer demais as exportações da China é muito mau para o mundo todo. Se crescer as importações, certamente será dos produtos acima, o que não moverá a estatística da qualidade do emprego. Não haverá diversidade. Logo, esqueçam a China em termos de entrar ou não na bolsa. Na verdade, não esqueçam a Vale porque essa sim será muito beneficiada, junto com algumas empresas do setor alimentício (carne).

O IMA-crash caiu um pouco para 0,66 e de entrada também para 0,10. Por enquanto o cenário é o mesmo, desde Outubro do ano passado. Para investidores de longo prazo, contrário dos analistas, fique fora da bolsa. Ainda vai chegar seu momento de entrar, mas não é agora.

IMA crash = 0,66

IMA entrada = 0,10

Bovespa intraday- Resultados - 07/06/2010 a 11/06/2010

Na figura acima são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

 

Foi demais. O IMA-entrada mostrou sua força nessa semana. Terminamos a análise da semana passada (04/06/2010) com "... Subidas e quedas serão rápidas nessa semana, devido ao cenário de estagnação e dúvidas na Europa. Comprando na terça-feira de manhã, pode acontecer que na quarta-feira ou quinta-feira, se houver alguma subida será por pouco tempo. Compra na segunda-feira a tarde ou terça-feira de manhã pode trazer um certo lucro com venda na quinta-feira...". Observando o gráfico intra-day acima percebe-se que o IMA-entrada deu um forte sinal de entrada em 0,76 na terça-feira, muito próximo de 0,8. Para quem entrou nesse dia viu a bolsa se reverter e subir de 61.353 pontos para 63.764 pontos ou 3,9% exatamente no ponto do IMA-entrada.

E agora? Percebe-se claramente que a bolsa vai cair. O IMA-crash reapareceu e forte, terminando sexta-feira dia 11/Junho/2010 em 0,46. Na segunda-feira a bolsa deve continuar a subir e então terça-feira de manhã ou à tarde vai reverter. Pela inclinação do IMA-crash vai bater acima de 0,8 e rápido. O que vai ocorrer para a virada ainda vamos descobrir, mas o espectro de frequência já está avisando que nova baixa vai começar na semana. Para quem está comprado vale a pena esperar até meio da tarde de segunda-feira. Quem está fora, continue. Perdeu a hora de entrar e agora não é uma boa hora.

 

Análise IMA