Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

08/10/2012 a 11/10/2012

 

A agência Stand& Poors rebaixou mais uma vez a nota de crédito da Espanha. Agora é BBB- quando antes era BBB+. Mais um rebaixamento e os títulos espanhóis vão se transformar nos conhecidos "junk". Isso tem significado de "lixo" e só vai servir para fundos especulativos. Com notas da Stand&Poors para títulos junk, grandes fundos importantes não tem autorização para comprar. É o que acontecia no Brasil antes de termos o rating aumentado por conta do pré-sal.

Com medo de que isso gerasse uma corrida para vendas, o FMI deu declarações que animaram o mercado nessa quinta-feira de manhã. Lagarde, presidente do FMI, disse que Espanha e Grécia não devem ser cobrados agora para colocar as modificações em curso. Segundo ela esses países precisam de mais tempo. E como os dados de pedidos de seguro-desemprego nos EUA vieram mais baixo do que esperado, as bolsas européias se animaram fortemente.

No Brasil, além desses fatos, o Banco Central derrubou mais um pouco a taxa de juros. Agora o patamar é de 7,25% ao ano, o mais baixo da história dos dados. Isso voltou a gerar uma guerra entre os bancos nacionais para baixar juros de cartão de crédito. Mas não se engane, pois eles tiram de um lado e coloca em outro. As tarifas bancárias estão aumentando na surdina, para compensar as perdas na queda dos juros. Um dia o Brasil chega ao patamar de honestidade para com clientes, mas atualmente a ética não impera entre nossos bancos. E se preparem, pois o BC vai derrubar ainda mais a Selic.

Os estrangeiros que estavam saindo em bloco na semana passada, deram uma pausa na saída. A tendência ainda é de queda nas compras da Bovespa, mas o ritmo está lento. Acompanhe nosso monitor gráfico de estrangeiros na "aba" estrangeiros.

O IMA-entrada estacionou a semana toda em 0,58. Enquanto a Bovespa ficar de lado, o IMA ficará nessa pausa de resultados. Essas altas das últimas semanas e oscilações não significam mudança de tendência. Enquanto a eleição nos EUA não se definir, o mercado mundial ficará em compasso de espera.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,58

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 05/10/2012 foi dito:" ..Se o Ibovespa subir forte na segunda-feira, o IMA-entrada deve desaparecer e o IMA-crash poderá voltar ao cenário. Se ele voltar é importante quem está no canal on-line monitorar o melhor momento de sair...".

O IMA-crash só voltou no período da tarde de quinta-feira, muito "fraquinho" e ainda incipiente e tímido. Quando começou a semana, ainda na segunda-feira o IMA-entrda foi a zero e se anulou. Na terça, quarta e quinta-feira não tivemos sinal nenhum. Todos os alertas sumiram e desapareceram do cenário. Agora, com a pequena alta do Ibovespa nessa quinta-feira, o IMA-crash retornou com valor de 0,041. Como temos feriado de 12 de Outurbro, ficaremos fora do cenário mundial nessa sexta-feira.

Se os mercados mundiais subirem, na segunda-feira o Ibovespa vai querer tirar o atraso e deve subir forte. Se isso acontecer, o mapa de risco vai mostrar a trajetória dos pontos andando para a direita. Na quarta-feira da semana que vem, poderemos ter queda, mas isso claro, somente se IMA-crash ganhar força.

Assinante do IMA-online, fique de olho no mapa de risco. Quanto mais a direita do mapa os dados, maior a chance de virada forte.

 

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Alta do preço internacional do minério de ferro favorece a VALE.

FED vai realizar novo teste de estresse nos bancos dos EUA.

BC reduz Selic para 7,25% ao ano. A menor taxa do histórico.

Livro Bege diz que economia nos EUA cresce em ritmo moderado.

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

FMI estima crescimento de apenas 1,5% no PIB do Brasil em 2012

ALCOA registra prejuízo nos EUA

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Dados de vendas no varejo nos EUA

Relatório de venda de casas nos EUA

Dados de seguro-desemprego nos EUA

dias observação 853

Eventos(sinais de alerta de crash)

55
Acertos 47 (85,4%)
Falsos Alarmes 08 (14,6%)
Queda média -2,64%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,75 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos