Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

06/12/2010 a 10/12/2010

Sem muitas novidades nessa semana com o mercado mundial andando na conta de alguns dados e entrevistas. O presidente do FED, Ben Bernanke, disse que se for necessário os EUA vão recomprar ainda mais títulos. As bolsas do mundo gostaram de saber disso e subiram na terça-feira. Mas depois perderam a força com preocupações na região do Euro sobre as dívidas dos países da "borda": Irlanda, Portugal, Espanha, Grécia e agora Itália.

No Brasil o comitê de política monetária (COPOM) se reuniu na despedida de seu presidente Henrique Meireles e mateve a taxa básica de juros. O mercado brasileiro não gostou e na quinta-feira caiu, se mantendo abaixo de 70 mil pontos.

O IMA crash de longo prazo caiu novamente nessa semana para 0,77, ainda alto e indicando que podemos estar em reversão na bolsa brasileira. O preocupante agora é que se o IMA-crash cair abaixo de 0,70, na casa de 0,60, poderá indicar um sinal que a bolsa brasileira vai descer ladeira abaixo em Janeiro. Tradicionalmente em Janeiro a bovespa sempre apresenta algumas quedas fortes devido às férias. Historicamente quando o IMA-crash apresenta tendência apontando para baixo, a bolsa acelera ainda mais suas quedas. Pode ser que o período de sustentação "artificial" de altas na bovespa esteja perto de seu fim. Investidor de longo prazo, ainda não é hora de comprar.

 

IMA crash = 0,77

IMA entrada = 0,00

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

 

Na análise de 04/12/2010 foi dito:"...O IMA-entrada está praticamente em zero (0,08), indicando que vamos ter uma subida na próxima semana...Semana que vem há espaço para o Ibovespa continuar subindo. Se subir forte o IMA-crash vai aumentar e ao atingir patamares superiores a 0,8. Pode ser indicativo de reversão.Se a bolsa subir de forma consistente e lentamente, até quinta-feira o IMA-crash pode atingir mais de 0,8. Então podemos ter reversão...Existe chance do Ibovespa cair na segunda-feira? Sim, mas com o IMA-entrada em rota de queda para zero, a maior chance é aumentos lentos e constantes no Ibovespa até quinta-feira..." A bolsa ficou de lado na segunda-feira e subiu muito forte na terça-feira. O IMA-crash não apareceu e o IMA-entrada reapareceu depois que o Ibovespa recomeçou sua queda.

O melhor dia de compra foi quinta-feira, quando o IMA-entrada ultrapassou 0,9 e continuou nesse patamar na sexta-feira pela manhã. Se o IMA-entrada estiver certo, para quem comprou ativos nessa semana pode ter bons retornos na semana que vem. O IMA-entrada está começando sua trajetória de queda, próximo de 0,8, o que pode nos indicar subida da bolsa. Para quem está de fora ainda pode ser uma boa opção comprar e esperar até o fim da próxima semana.

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

BC começa a atuar em financiamentos para segurar inflação.

Poupança brasileira acumula R$370 milhões.

Aumentou a concessão de crédito para os americanos.

Ações da Vale estrearam na bolsa da China

PIB brasileiro pode chegar a mais de 7,5% de crescimento nesse ano em relação ao ano passado.

 

.

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Ministro da Fazenda foi proibido de cortar gastos com investimentos para o ano que vem.

Dólar continua abaixo de R$1,70 nessa semana.

Ben Bernanke diz que FED pode aumentar as compras de títulos. Isso vai fazer o dólar cair ainda mais ao redor do mundo.

 

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

 

dias observação 391

Eventos(sinais de alerta de crash)

36
Acertos 29 (80,5%)
Falsos Alarmes 07 (19,5%)
Queda média -2.24%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,91 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos