Ibovespa diário- Resultados - 8/3/2010 a 12/3/2010

O IMA aumentou nessa semana, mostrando o aumento de pressão do mercado para a bolsa subir. Os preços inflaram e dispararam na terça-feira depois da redução da previsão de investimentos da petrobrás. Isso deu a entender no mercado que os dividendos serão maiores. Ao mesmo tempo, relatórios internacionais divulgaram a apreensão de que vai faltar minério nas siderurgias, o que fez o preço disparar e também o preço das ações das siderurgias brasileiras.

A Grécia ainda é a atração dos olhares internacioanais e com o aumento brutal dos impostos e redução de benefícios avisou a União Européia que não precisará de ajuda, pois os títulos emitidos fecharam com boa procura, contabilizando quase 6 bilhões de dólares. Mas os protestos cresceram exponencialmente e a pressão sobre o governo será enorme.

Dados ruins de vendas foram substituidos por visões otimistas que aumentaram no último mês nos EUA. No Brasil, fechamos em recessão, mas claro, os estatísticos do governo procuraram algo de positivo na série de 2009. Então acharam que no último trimestre as vendas cresceram e isso mostra que a economia está aquecida o que torna um PIB negativo não tão ruim assim. O governo até comemorou, mesmo sendo o valor de -0,2%.

O IMA termina a semana subindo para 0,79 depois de muitos dias estacionado em 0,77. Continua recomendação de investimento de longo prazo não ser em bolsa. Os momentos de estresse são para investidores de intra-day nesses períodos.

Bovespa intraday- Resultados - 8/3/2010 a 12/3/2010

Na figura acima são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Na última análise (5/03/2010) terminamos o relatório dizendo "... Na segunda-feira o Ibovespa deve virar para baixo novamente e forte. Segunda-feira é dia de ficar assistindo o mercado, que pode subir pelo impulso de manhã, mas com o IMA tão alto, deve virar muito forte...". Foi o que aconteceu mas não tão forte, logo de manhã começando com alta mas depois do almoço virando (vide gráfico acima). Dos 68.887 quando o índice IMA atingiu 0,81 o ibovespa caiu para 68.349 ao longo do dia (queda de 0,78%). E então veio terça-feira com as duas noticias da petrobrás e vale do rio doce que fizeram o mercado disparar. As noticias não foram nada extraordinárias, mas com o montante de recursos no exterior esperando oportunidades, forçaram os preços a galopes gigantes. No texto "Hipnotizando o mercado" dessa semana, apresentamos tabelas de terça-feira próximo ao fechamento do pregão. As ordens foram de loucura alucinante vindas de todos os lados, inclusive dos bancos causadores da crise atual.

Quinta-feira o IMA-15 min atingiu o valor de 0,904 e desde então o ibovespa começou a cair de leve nesses últimos dois dias, mas de forma constante. Parece que o padrão deve continuar pois o IMA está em descendência indicando queda. Mas na segunda-feira de manhã é melhor esperar, pois boas oportunidades vão surgir no final da segunda ou começo da terça-feira. Pode haver um rebound para cima e caso o ibovespa passe dos 70 mil pontos, novamente não deve resistir pois o IMA subirá junto, e acima de 0,9 o ibovespa não se sustenta. É muita pressão e isso pode ser comprovado que assim que o mercado abre o ibovespa dispara para quase 1% mas não resiste. Para o ibovespa subir constantemente, deveria subir um pouco a cada dia e não aos solavancos como tem acontecido nessa semana. Quando sobe muito rápido, o IMA mostra que altas frequências aparecem rápidas (IMA acima de 0,8) nas negociações e instalam indecisões que geram ordens de venda no fim do dia. Para a semana que vem, entrada apenas na terça-feira se aparecer IMA de entrada, caso contrário é tomar sustos com as pressões de baixa.

Nessa semana, vou terminar o relatório com uma novidade. O gráfico a seguir é da opção ValeD46 com um pouco mais de uma semana. Juntos estão o IMA de entrada e de saída. Pode-se observar exatamente quando o IMA de crash mandou a ordem de venda o que aconteceu com a opção. Depois de um retorno de 100% em uma semana e meia, o IMA de crash ficou de maneira insistente mandando ordem de venda e alerta de virada para baixo. Se atendido o alerta, além de lucrar 100% o investidor ainda deixaria de perder 37,5% logo em seguida. O IMA de entrada está subindo e já quase passa de 0,8. Na terça-feira pode ser um bom dia de comprar essa opção, ou mesmo no fim da segunda-feira.

 

Análise IMA