Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

08/04/2013 a 12/04/2013

 

E a guerra não veio. O moleque ditador norte-coreano "jung-jung-jung" ameaçou, mandou todo mundo se retirar, fez seu jogo de cena e nada fez. Aprendeu bem com o papai dele que gostava de aparecer. Agora a situação se complicou porque a China está gelando a Coréia do Norte e começando a dar recados mais duros. Como é um pais muito fechado, não sabemos se é ele mesmo que está mandando essas ameaças. Pode ser a velha-guarda que usa o "bobinho" de brinquedo para ameaçar a Coréia do Sul e os EUA. Mas ainda não saberemos enquanto esse garoto não for um novo Sadam Hussein, ou Kadafi, enforcado nos braços do povo.

Os EUA reforçaram suas baterias anti-aéreas e até estão jogando ratos infectados na ilha de Guan. Longe por muito tempo desse cenário do pacífico, agora que tentaram voltar a ativa, os EUA tiveram uma surpresa. O número de cobras proliferou e a ilha está infestada de cobras venenosas.

Talvez um pouco de ratos como esses fossem interessantes ser jogados em alguns lugares políticos do Brasil. O que não falta em nosso país é cobra venenosa e esperta com o dinheiro público. É um tal de comprar picanha com dinheiro público, comprar terno, meia e outras coisas particulares. O pudor sumiu de vez de nossa sociedade.

E o pudor também sumiu de nosso ministro Mantega que não resistiu à pressão e agora reconhece que os juros terão que subir. Infelizmente isso vai acontecer, como já expliquei no texto "Hora de vender títulos e picanhas". E até mesmo a grande Petrobras está refém do pudor. Rodeia-se agora o assunto de que ela poderá ajudar o porto que está afundando em São João da Barra.

Conforme a reportagem da VEJA, o porto de Açu foi construído em solo não próprio e estaria balançando e afundando. Obviamente a empresa nega e conta com a ajuda da Petrobras para reparar todas as coisas erradas que sua incompetência foi capaz de fazer. O "senhor X" agradece.

E quem agradeceu demais foi o Goldman Sachs e JP Morgan que foram beneficiados pelo vazamento da ata do FED 19 horas antes da divulgação. O FED teve que antecipar em algumas horas sua declaração oficial, pois e-mails "sem querer" vazaram com a ata em anexo no pdf. E esse é o país que acha que consegue fazer prevençoes contra ataques terroristas. Nem o próprio e-mail secreto eles conseguem segurar.

E finalmente os estrangeiros cansaram de acumular lucros e estão começando a vender e sair da Bovespa.. Em nosso monitor de estrangeiros é possível ver a estacionaridade do gráfico e passando o mouse na curva podemos perceber que os valores estão caindo do máximo. Antes eram 125 bilhões de reais acumulados e nessa semana caíram apra 123 bilhões.

O IMA-entrada diário continua estacionado e deve continuar assim enquanto o Ibovespa flutuar entre 54 mil e 56 mil pontos, conforme já escrevi diversas vezes antes.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,84

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 05/04/2013 foi dito:".. .O que podemos confirmar é que a PDGR3 pode ter uma boa alta na semana que vem por conta das novas medidas do governo... E agora nessa semana alertou para uma compra forte, antes mesmo de que qualquer notícia do governo viesse à público...".

E a alta veio forte, saindo de 2,63 para 2,93, ou 11% de retorno em dois dias. Então o IMA-crash da PDGR3 apareceu meio tímido, por volta de 0,15 e a ação voltou para 2,70. Novamente para semana que vem poderemos ter recuperação dessa ação (figura abaixo).

Também para o Ibovespa (primeiro gráfico acima) o alerta do IMA-crash foi claro e preciso. Ao atingir valor próximo de 0,6 o IMA-crash alertava em nossa tabela interna de probabilidades grandes chances de virada. Na segunda-feira alertei via twitter que teríamos uma forte virada na quarta-feira à tarde ou quinta-feira pela manhã. Isso realmente ocorreu, com a abertura já em baixa para o Ibovespa na quinta-feira.

Para a próxima semana podemos ter uma boa alta no Ibovespa. O IMA-entrada mostrou nessa sexta-feira que seu valor de 0,91 era para um cenário muito bom de compra. Depois que atingiu esse máximo a bovespa começou a se recuperar das baixas do dia. Quem está fora, poderá entrar com boas perspectivas de lucro na semana. Mas se o norte coreano resolver fazer sua guerrinha ... esqueça tudo que está escrito aqui.

Acompanhe nossos indicativos na parte de assinantes do CANAL IMA-ONLINE.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

OI foi multada em R$ 14 milhões

Justiça bloqueia R$ 520 milhões da EUCATEX que é controlada por MALUF

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Gerados apenas 88 mil vagas em Março nos EUA

Taxa de desemprego nos EUA é de 7,6%

A VEJA publicou que o porto de Açu está afundando. A empresa nega.

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Coréia do Norte x Coréia do Sul

Reunião importante do COPOM. Alta de quanto nos juros?

dias observação 971

Eventos(sinais de alerta de crash)

63
Acertos 55 (87,3%)
Falsos Alarmes 08 (12,7%)
Queda média -2,64%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,73 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos