Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

08/08/2011 a 12/08/2011

 

Segunda-feira quase o circuit-breaker foi acionado na Bovespa. A bolsa brasileira foi a que mais caiu entre os emergentes, causando grande apreensão. Na sexta-feira passada após o fechamento dos pregões a Standard & Poor's rebaixou a nota de crédito dos EUA pela primeira vez na história. Hoje a SEC, similar à nossa CVM começou investigar a S&P. Os EUA não engoliram o resultado e alegam que a Europa está muito pior e não pode ter nota melhor do que eles. Na realidade todos deveriam ser rebaixados, estão todos no mesmo barco. Foi mais um lance político que tem jeito de Republicano no meio para que o presidente Obama não seja reeleito.

Na quarta-feira o boato sobre o possível rebaixamento do Societe Generale quase fez uma tragédia nas bolsas do mundo novamente. Todas as agências disseram que não havia nada de real nessa afirmação e que tinha sido apenas um boato. Quem plantou esse boato?

Depois as bolsas começaram a se recuperar por causa de 5 mil procuras de seguro-desemprego. Os analistas alegam que a busca de 395 mil formulários de seguro-desemprego é um sinal que os EUA não estão em recessão. Realmente será que 5 mil formulários a menos é um sinal "claro" de aquecimento da atividade econômica. E as bolsas subiram ferozmente comandadas pelos robôs-traders. A bloomberg vem discutindo incessantemente sobre essa nova estragégia de alta frequência. Estão reparando que há algo de errado no mercado, nessa volaitlidade tremenda nunca vista antes.

O IMA-entrada diário continua entre 0,9 e 1,0 indicando ótimo momento para compras, mas como já alertamos antes, é importante esperar que o mesmo comece a voltar abaixo de 0,9. Isso daria uma certa segurança que a retomada das bolsas é algo concreto e não apenas fase de manipulação. Em 2008 o IMA-entrada ficou oscilando por 2 meses até mostrar que a bovespa tinha realmente mudado o sentido.

Os estrangeiros tornaram o fluxo positivo desde Fevereiro desse ano e parece que agora desistiram da ponta vendida no futuro e compraram ações, ou entraram como "comprados" em índice. Confira em nosso monitor diário na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,00

IMA entrada = 0,97

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 05/08/2011 foi dito:"..Diante da situação global, mesmo essas entradas podem levar a perdas irreparáveis, pois estamos no meio do efeito "manada". O desespero atingiu principalmente investidores da Europa. O aconselhável é ficar fora de bolsas. Se o IMA-intraday cair na segunda, abaixo de 0,9, pode ser momento de um trade rápido, mas não durma comprado...". As perdas foram muito forte na segunda-feira e quem não dormiu comprado não se assustou. O IMA-entrada ficou no máximo 1,0 ainda por dois dias até a terça-feira quando a bolsa começou a reagir. Então o IMA começou a cair abaixo de 0,9 e a bovespa começou sua escalada da recuperação.

A Bovespa não recuperou todas as perdas visto que o patamar anterior era de 63 mil pontos e no momento está 10 mil pontos abaixo. Como pode-ser ver no gráfico intraday o IMA-crash apareceu forte com a queda do IMA-entrada. O IMA-crash está acima de 0,5, um indicativo de que na segunda-feira à tarde ou na terça de manhá haverá reversão. A bolsa deve voltar a cair forte. Se continuar subindo na terça-feira, quarta-feira teremos uma queda violenta, pois o IMA-crash deverá estar mais próximo de 1,0.

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Juros continuam baixos nos EUA.

Bancos do G7 se reuniram para proibir vendas curtas de ações na Europa.

Bolsas se recuperam das grandes quedas e terminam semana no azul. Alta volatilidade assustou a todos.

Estoques do petróleo nos EUA caiu na semana passada.

Número de pedido seguro-desemprego cai nos EUA para 395 mil.

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Volume financeiro da Bovespa foi de 9 bilhões de reais em vendas na segunda-feira.

Quase acionado o circuit breaker.

Ações da BM&F Bovespa caíram 26%.

Cotação do ouro explodiu acima de US$1.700,00 a onça.

OGX dá prejuízo no segundo trimestre desse ano. As ações tiveram perdas enormes nessa semana.

 

PRÓXIMA SEMANA

Olhar para as notícias de Espanha e Itália.

A Grécia teve PIB negativo de 6,5%, o que poderá afetar bancos franceses que tem títulos da dívida.

Olhar para as notícias sobre os bancos franceses.

Olhar para a batalha Países x Agências de Risco. Pode gerar estragos.

 

 

 

 

dias observação 554

Eventos(sinais de alerta de crash)

41
Acertos 33 (80,4%)
Falsos Alarmes 08 (19,6%)
Queda média -2.25%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,92 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos