Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

09/05/2011 a 13/05/2011

 

Sai semana, entra semana e a Grécia e Portugal sempre estão na cena financeira. A Grécia foi rebaixada novamente pela Standard & Poor's e Portugal ficou numa ansiedade enorme pelo empréstimo que não vinha. A dificuldade do empréstimo foi imposta pela Finlândia que estava exigindo mais garantias do governo Português. O nervosismo chegou a tanto que muitos vídeos provocativos foram lançados no youtube para pressionar a Finlândia a aprovar o empréstimo (veja este).

Como estamos alertando há mais de um ano e meio, o nível de desemprego dos EUA aumentou para 9% novamente (lembra desse texto?). Foi um balde de água fria no mercado que apostava todas as fichas que a recuperação estava certa. Não está. A inflação preocupa todos os países do mundo, e agora mais a China. Ocorreu novamente mais aumento em imposto bancário. A Europa agora discute aumentos de juros para conter a inflação. O FED garante que ainda não é hora, mas vários comentaristas (assim como no Brasil) pressionam o presidente do FED com perguntas sempre à respeito do aumento da taxa de juros. O texto " Bancos não páram de falir nos EUA" continua atual. Ainda nessa semana mais bancos voltaram a sofrer intervenções nos EUA, fechando alguns na Flórida.

E quarta-feira foi o pior dia, com o Ibovespa caindo abaixo de 64 mil pontos, encostando na borda inferior de nosso cone de incerteza.O IMA-crash diário está desabando a cada semana junto com a bolsa. Existe um número de "conforto" que todo mundo se segura: 60 mil pontos. Se por acaso a Bovespa cair abaixo desse valor, 30 mil pontos pode ser o limite até o fim do ano. Foi o que aconteceu em 2008, quando a Bovespa se segurou como pode e todo mundo sentia um certo conforto até atingir como limite inferior 58 mil pontos.Daí pra frente não voltou mais. Como sempre vimos alertando o investidor de longo prazo, bolsa não é o momento agora.

 

IMA crash = 0,50

IMA entrada = 0,00

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 06/05/2011 foi dito:"É momento de comprar? Sim, para quem é arrojado e acompanha minuto a minuto o mercado é um bom momento pois, o IMA entrada está indicando que vai a zero até terça-feira. Quem comprou semana passada ou início dessa semana deve ter um pouco mais de paciência e esperar após quarta-feira para começar a compensar as perdas. Isso claro, se o Bin Laden não aparecer." O IMA-entrada não foi a zero, parou de cair em 0,2 na terça-feira. Não era uma boa hora de vender as ações pois o IMA-crash não tinha aparecido. Mas o relato de desemprego nos EUA reverteu todo o processo.

Na quinta-feira da semana passada o Ibovespa estava em 63.407 e na terça-feira quando o IMA-entrada estava baixo o Ibovespa chegou a 64.876. A valorização foi de 2,3% para então cair e se tornar negativa. Isso no índice pois, as ações tradicionais como Petr4 e Vale5 não estão para brincadeira e vem caindo forte. Mas outras subiram bem como a Marcopolo.

Qual a expectativa? A bovespa deve cair ainda na parte da manhã de segunda-feira pois o IMA-entrada está muito alto. Mas tudo indica que, assim como da semana passada pra essa a bolsa subiu, a partir de terça-feira haverá recuperação com o IMA-entrada caindo novamente. O IMA-entrada está quase em 0,9, mostrando que os vendidos vão ter que voltar para comprar. Quem comprou e não vendeu até essa terça-feira passada deve ter paciência pois o IMA-crash pode voltar nessa semana seguinte.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

MARCOPOLO teve aumento em sues lucros de 9% no primeiro trimestre anualizado.

PETROBRAS reduz o preço da gasolina em 6% e do alccol em 13%.

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

VULCABRAS fecha uma fábrica e demite 800 trabalhadores no RS.

OGX é só prejuízo. Primeiro trimestre registrou prejuízo de 33 milhões de reais.

GRÉCIA é rebaixada novamente pela S&Poors.

HYPERMARCAS teve queda de 40% no primeiro trimestre em seus lucros anualizados. As ações caíram 17%.

MICROSOFT comprou Skype por *,5 bilhões de dólares. O serviço poderá piorar.

 

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Observar a discussão que começa a surgir sobre a elevação da inflação nos EUA.

Isso poderá ocasionar possíveis altas de juros nos EUA nos próximos meses após 6 de Junho. É quando termina a intervenção do FED no mercado.

 

dias observação 495

Eventos(sinais de alerta de crash)

38
Acertos 30 (79%)
Falsos Alarmes 08 (21%)
Queda média -2.20%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,94 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos