Ibovespa diário- Resultados - 10/05/2010 a 14/05/2010

Nada boa. Essa é a visão da situação financeira mundial nessa semana. Agora além do gráfico de crash apareceu pela primeira vez desde Outubro de 2009 o sinal de entrada (cor verde) para o Ibovespa (dois gráficos ao lado). Apesar de ser zero (0,0068) esse gráfico de entrada é um claro sinal que um grande buraco como na crise de 2008 vai se formar. Pode ser que o sinal volte a ser zero, mas a tendência é se reforçar. O que significa o sinal de entrada do IMA?

Quando começa a cair o sinal de crash, é uma fotografia de que as altas freqüências estão desaparecendo e o mercado "já tomou" sua decisão. Como o índice de crash está caindo a cada dia, ele mostra que a bolsa vai cair a cada dia, ou seja, não existe alta freqüência e as ordens sempre serão na tendência de vender os ativos a preços cada vez mais baixo. Linha reta é um sinal de baixa freqüência (na verdade freqüência zero pois um ponto não é igual ao outro). E quando isso ocorre, o sinal de entrada começa a aparecer indicando que com a queda, uma boa hora de entrar vai chegar em breve. Assim como "pular fora" é quando crash passa de 0,9, entrar também se deve esperar até 0,9.

Em termos econômicos o que está acontecendo no mundo financeiro? Depois do fundo trilionário da região do Euro, como dissemos em nosso post Euro monta trincheiras, mas o inimigo vencerá , o inimigo está vencendo. O Euro que estava em US$1,27, subiu após o anúncio para U$1,40 e depois os especuladores voltaram a bater em retirada. Hoje o Euro fechou a US$1,23. E continua caindo. Com a moeda caindo, a região mostra aos investidores pouca confiança para investir. Os investidores saem da Europa e investem em dólar ou contratos da commoditie ouro. O preço do ouro voltou a subir forte.

Com os investidores saindo é menos dinheiro para as empresas européias e leia-se nisso "bancos". O banco Santander na Espanha está tendo severas quedas que em alguns dias é 5%, outros 7%, mas sempre caindo. É verdade que na segunda as ações do banco subiram 20%, mas depois continuaram caindo e já devolveram todos os lucros. Empresas mais pobres demitem e fazem o índice de desemprego europeu aumentar. Com menos mão de obra se produz menos. Produzindo menos, se vende menos e se gera menos lucro. Sem lucro se compra menos e isso faz entrar pouco dinheiro na região. E então... o Euro cai. Ciclo fechado!

E hoje, correu boato que a França quer "jogar a toalha" e deixar de ser da região do Euro. Boato? Pode ser, mas existe sim uma vontade da Alemanha também deixar o Euro pois não quer pagar a conta dos outros. Devemos nos preparar, pois semana que vem deve ocorrer mais baixas e mais notícias ruins. O índice de crash IMA fechou a semana em 0,77.

Bovespa intraday- Resultados - 10/05/2010 a 14/05/2010

Na figura acima são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Terminamos a análise da semana passada (07/05/2010) com "... Sem o casamento normal de IMA-entrada com IMA-crash (diferente de zero) os negócios serão como se decidir em cara-coroa de moeda... a característica da próxima semana deve ser mantida, ou seja, o ponto alvo é 59 mil pontos ... os intradays serão apenas flutuações de oportunidades não tendo força para reversão da queda." . O Ibovespa não chegou aos 59 mil, mas aos 63 mil pontos porque foi anunciado o pacote de 1 trilhão de euros e então a queda foi estancada por um período. Se no domingo passado (9/5/2010) o pacote não fosse fechado, o Ibovespa teria batido nos 60 mil pontos. No entanto o pacote não ajudou a reverter a tendência e como foi dito, só apareceram flutuações como pode ser visto no gráfico anterior, até na quinta-feira dia 13/05/2010.

Na sexta-feira (14/05/2010) o Ibovespa não se segurou com as preocupações com a Europa e veio abaixo. Apareceu um bom sinal de entrada indicando boa chance de compra ( IMA = 0,9 ) na próxima segunda de manhã. No entanto ao primeiro lucro por menor que seja o investidor deve vender. Os sinais do IMA-crash não devem ser fortes pois a tendência já foi revertida para baixo conforme explicado no quadro anterior ( IMA diário ). O que deverá aparecer serão vários sinais de IMA-entrada com valor 1, mas sinais de IMA-crash baixos em torno de 0,2 ou 0,3. Não é um bom momento para trades pois nesses eventos a lógica de sinais desaparece e a cada entrada, não se tem certeza da saída. A saída pode ser mais baixa que a entrada e não voltar mais, gerando perdas. Melhor momento de compra pode ser segunda de manhã, mas com venda super rápido à tarde. Para a semana toda, muita volatilidade, mas para baixo. Vai ser difícil encontrar bons pontos de entrada e saída e novamente só com "feeling" , "rapidez" e "sorte" lucros com ações e opções poderão acontecer. Talvez uma compra de índice futuro como "vendido" pode gerar maiores oportunidades.

 

Análise IMA