Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

11/06/2012 a 15/06/2012

 

Os bancos da Espanha foram rebaixados em três níveis de confiança pela agência de risco Moody's. A alegação é que o empréstimo de EU$ 100 bi vai pressionar os bancos e endividá-los ainda mais. A Alemanha tenta pressionar o presidente francês a ser mais austero, mas ele já afirmou que não. O vencimento da crise deve-se dar pelo crescimento e não pela retração.

A Itália está na mira dos mercados e procurando ajuda, o primeiro ministro italiano se encontrou com o presidente da França. O montante de dívida da Itália é 3 vezes maior do que da Espanha. A contaminação está aumentando e mais dinheiro será necessário. Mas como já foi afirmado antes, estão enxugando gelo. Para vencer a crise devem abrir seus mercados para oxigenar as transações e disputas. Vai aumentar o desemprego? Com certeza. Mas nenhuma crise é vencida sem recessão, não adianta, a história sempre nos provou isso.

Nos EUA, dados de desemprego de novo desanimaram o mercado, mas a aposta de que a Grécia vai ter uma eleição mais favorável nesse domingo animou os mercados nessa semana. As vendas ao varejo também caíram além do projetado nos EUA.

No Brasil, mostras de que estamos parando já começam a aumentar. Pelo terceiro mês seguido o desemprego na indústria aumentou. A presidente do FMI afirmou que nossa economia é sólida, mas diante da crise européia, não vamos escapar. Viver para ver.

O IMA-entrada estacionou em 0,91 nessa semana, dando uma pausa nas altas seguidas. Os estrangeiros também pararam de ir embora, pelo menos estacionou o montante negociado na Bovespa. Eles podem voltar ou sair mais forte na semana que vem após a eleição grega. Fique de olho em nosso monitor diário de estrangeiros na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,91

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 10/06/2012 foi dito:"..Para a segunda-feira ainda há uma boa chance do Ibovespa subir forte, principalmente pela ajuda do Banco Europeu para os bancos da Espanha na ordem de EU$ 100 bilhões. O IMA-crash intraday não apareceu na sexta-feira depois do feriado. Significa que existe um espaço para uma alta ainda mais substancial. No entanto, se subir muito rápido em apenas um dia, o IMA-crash pode aparecer. Assim, talvez a bovespa suba segunda-feira e terça-feira, mas se o IMA-crash subir rápido, quarta-feira tudo volta para baixo novamente...".

O Ibovespa subiu forte na manhã de segunda, mas na terça-feira voltou e até caiu abaixo dos 54 mil pontos. Nesse ponto o IMA-crash tinha voltado a aparecer marcando 0,2. Ainda um valor baixo para virada forte e no final de terça-feira e inicio de quarta-feira apenas uma correção momentânea ocorreu.

E então o Ibovespa continuou sua subida acompanhado pelo IMA-crash que chegou a encostar nos 0,5 pontos. Nesse ponto o Ibovespa tomou um fôlego de um dia, esperando ver o resultado da Espanha e negociações da Grécia. Andou de lado no início da sexta-feira, aumentou um pouco a tarde e arrancou sem razão aparente nos últimos 15 minutos do pregão. O IMA-crash que estava caindo estacionou com essa alta repentina.

Por que subiu nos últimos 15 minutos? Será que o resultado da eleição da Grécia já é conhecido antes da eleição? Ou algum pacote a mais para a Grécia está agendado para o caso de problemas aparecerem na segunda-feira. O fato é que algo "vazou", e algo importante positivo vai acontecer. Grandes investidores souberam de algo na sexta-feira a tarde, certas novidades relacionadas com a crise.

Até quando o Ibovespa sobe? Se as eleições da Grécia forem positivas, o Ibovespa dispara na segunda-feira. Mas como o IMA-crash está alto, na terça-feira ou no máximo na quarta-feira tudo deve virar para baixo. Se as eleições da Grécia forem ruins, na segunda-feira tudo é antecipado e teremos uma virada forte para baixo.

 

 

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

TAM e LAN criam a segunda maior companhia aérea do mundo.

EMBRAER estuda lançar títulos de sua dívida para vencimento em 2022

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Ações do Banco Cruzeiro do Sul caem 80% com o problema encontrado pelo BC

CHINA reclama da burocracia brasileira

França descarta usar plano de austeridade fiscal para vencer a crise

Alemanha critica Banco Central Europeu

Eleições na Grécia pode trazer novas surpresas desagradáveis.

Bancos da Espanha tiveram notas rebaixadas em 3 níveis pela Moods.

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Consequências das eleições na Grécia podem deixar mercados muito agitados.

 

 

 

dias observação 762

Eventos(sinais de alerta de crash)

52
Acertos 44 (84,6%)
Falsos Alarmes 08 (15,4%)
Queda média -2,49%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,73 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos