Ibovespa diário- Resultados - 12/04/2010 a 16/4/2010

O Ibovespa voltou para a casa dos 69 mil pontos nessa semana e o IMA que tinha batido em 0,88 voltou para 0,87, ainda num patamar que indica risco alto de virada brusca. Apesar do FED afirmar que a economia está melhor na reunião dessa semana, ele ponderou que o desemprego ainda preocupa (como estamos escrevendo em nossos textos).

E então o fato mais preocupante que tomará todo esse fim de semana é o indiciamento do Goldman Sachs por fraude civil. A juíza que julgará o caso foi escolhida a dedo por ser severa e por bater pesado em outros casos parecidos. O Goldman pode se preparar para desembolsar muitos bilhões e o mercado pode se preparar para fazer vôos rasantes. Só hoje as ações do Goldman caíram 15% e devem cair mais na semana que vem. Duas vertentes de queda vão aparecer : Os preocupados e o próprio Goldman que irá vender para embolsar lucros para pagar possível multa futura. Ao contrário do Brasil que leva décadas para julgar esses casos, em New York antes do fim do ano já se conhecerá o resultado final.

De onde eles venderão? Claro, Brasil. Não é hora de entrar na bolsa com objetivos de longo prazo. Indice IMA de hoje: 0,869.

 

Bovespa intraday- Resultados - 12/04/2010 a 16/4/2010

Na figura acima são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Terminamos a análise da semana passada (09/04/2010) com "... quando os dois sinais estão em baixa ao mesmo tempo, é sinal de espera ... Quando todos esperam realizações elas realmente poderão vir, pois todos fazem isso acontecer. Recomendação semanal, esperar um melhor momento depois de segunda-feira." No gráfico acima intraday de 15 minutos apareceu um fraco sinal na terça-feira, como dissemos no relatório passado. Mas abaixo de 0,3 não é indicador de entrada. Hoje, com a notícia do Goldman Sachs o índice de entrada subiu rápido, próximo de 0,7. Dá para esperar mais, pois a notícia do Goldman vai rodar o fim de semana inteiro, a Asia vai abrir em forte baixa e a Europa também na segunda. A previsão é que o IMA de entrada possa chegar a atingir níveis bem próximos de 1 no fim de segunda-feira ou início de terça-feira, sendo um ótimo momento de compras.

Como o Goldman Sachs deverá soltar um porção de desementidos, dar muitas entrevistas, o mercado pode reagir um pouco a partir da terça, mas será apenas um pequeno rebound, pois esse caso de fraude é muito sério. É a pior notícia desde a crise pois envolve o banco que tem maior ramificação de ativos em todo o mundo, com altíssimo poder de influenciar os mercados da forma que ele bem desejar.

O gráfico abaixo é muito interessante e mostra todo histórico desde quando o sinal de IMA-crash apareceu, devagar e subindo até seu máximo e começou a avisar a queda do Ibovespa. O tempo de duração de queda foi de 9,7 dias de negócios intra-day. O tempo do gráfico começa na segunda-feira, dia 29-03-2010 até hoje dia 16-04-2010, correspondendo a 13 dias de negócios no total, pois tivemos o feriado de Páscoa nesse período. Pode ser observado que nada justificava essa queda violenta de hoje, mas lá atrás o IMA de crash já indicava para sair. Todas as notícias do mercado eram "boas" (eu sempre disse que não) e o IMA emitiu um sinal sem contradição para não entrar. A queda foi de 1.822 pontos desde quando o IMA chegou a 0,94 (relatório 01-04-2010).

É isso que acontece com o IMA sempre. O índice consegue captar freqüências nos dados que, na disposição dos nossos dia-a-dia não percebemos. Depois que aparecem sinais acima de 0,9 um curto período de tempo se passa até se concretizar a queda ( que para nós parece muito longo), mas ela sempre vem. Agora é olhar o sinal de entrada.

Análise IMA