Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

13/05/2013 a 17/05/2013

 

A Argentina está repetindo o mesmo erro de 30 anos atrás. Congelou preços, está legalizando dólares paralelos, está obrigando produtores a colocarem seus produtos que desapareceram das prateleiras através de lei e assim por diante. Acho que a "sra Kirchner" era muito novinha e não se lembra da confusão que deu nos anos 1980. Ou então, não estudou a história do seu país. E do nosso também.

No Brasil, boa parte das empresas da Bovespa apresentaram relatórios do primeiro trimestre desse ano com queda nos lucros e até reversão para prejuízos. O presidente do BC veio ontem (quinta-feira) dizer que vai fazer de tudo para baixar a inflação. Leia-se nessa linha aumento de juros. Ou seja, vão enterrar a galinha dos ovos de ouro, pois morta ela já quase está.

Nos EUA o FED está devagar, bem devagar, alertando o mercado financeiro que o quantitative easing vai terminar. Estão diminuindo o volume de recompra dos títulos visto que eles observaram uma boa melhoria macroeconômica. Em breve deverá aparecer inflação nos EUA, que é o que todo economista americano deseja. É sinal de fim da recessão, eles dizem.

Ainda nos EUA, Obama está sendo "fritado" diariamente. Todo dia tem algum escândalo de vazamento de informação, de perseguição, ou ainda de repressão na imprensa. A oposição resolveu bater forte depois que ele tentou aprovar a lei contra as armas. Mexeu na tradição americana, a velha guarda reage rápido.

Na Europa a situação é a mesma. Desemprego, falta de incentivos, economias paradas e assim por diante. Nada de novidade no combate à crise.

O saldo acumulado de estrangeiros na Bovespa voltou a subir lentamente. Em nosso monitor de estrangeiros é possível ver o valor acumulado que até semana passada mostrava uma pequena queda, mas agora voltou a subir.

O IMA-entrada diário teve mais uma leve queda nessa semana, mas ainda permance num patamar bem elevado. Para investidor conservador e que pode esperar no longo prazo, Bovespa é interessante.

Por fim, a novidade do "Mudanças Abruptas" é meu livro que foi lançado na data de hoje pela Editora Érica. Convido todos a ler, está bem interessante e foi motivante escrevê-lo, relatando a história das crises, os erros que muitos analistas fazem, as novas ferramentas que poucos conhecem e finalmente como e porque surgiu o IMA. Além de explicar sua interpretação e uso. Boa leitura ! Já à venda. Leia o resumo clicando na figura a seguir.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,80

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 10/05/2013 foi dito:".. O IMA-entrada está caindo lentamente, e hoje(sexta-feira) pode ter sido um bom dia para compras. Se o IMA-entrada continuar caindo, o Ibovespa tem boa chance de subir ... Se começar realmente a subir, quinta-feira poderá aparecer o IMA-crash e a reviravolta pra baixo começa novamente....Se o Ibovespa demorar para subir, a alta poderá acontecer somente no meio da semana, o que poderá fazer com que o IMA-crash fique fora de cena na semana que vem".

Sim, foi mais ou menos isso que escrevi na semana passada que aconteceu nessa semana. O Ibovespa subiu bem até quarta-feira, mas então retrocedeu e caiu novamente várias vezes. Como já dava pra sentir, o IMA-crash nem apareceu e o IMA-entrada terminou a semana caindo lentamente. Essa queda teve início na sexta-feira da semana passada.

Como eu disse na outra análise, sexta-feira passada pode ter sido um bom ponto de compra. Dos 55.532 pontos o Ibovespa caiu até 54447, mas voltou a recuperar a tendência de alta. Terminou a semana muito pouco abaixo da sexta-feira passada. Como o IMA-entrada está abaixo de 0,2 e continua a trajetória de queda, terça-feira deverá acontecer uma boa alta. E esse novo impulso deverá levar o Ibovespa para cima de 56 mil pontos até quinta-feira.

Se a alta for lenta e "comportada" ou ainda "racional" o IMA-crash deverá aparecer mas, de forma lenta. Mas se terça-feira o Ibovespa subir muito forte, na quarta-feira a tarde ou quinta-feira tudo volta para baixo novamente.

O presente da semana vai sobre a performance do IMA-CIEL3. Depois de alertar sobre um crash muito forte para a CIELO, o crash veio com queda só na data de hoje de 4,40%. Veja o resultado do CANAL-ONLINE na figura abaixo. A precisão foi impressionante.

Acompanhe nossos indicativos na parte de assinantes do CANAL IMA-ONLINE.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Lucro do Banco do Brasil foi de R$2,68 bi no primeiro trimestre de 2013.

Leilão de exploração de petróleo da ANP rendeu R$ 2,8 bilhões.

FED poderá deixar diminuir o volume do quantitative esaing. Ou seja, vai diminuir as recompras dos títulos americanos.

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Prejuízo da GAFISA cresceu 76% no primeiro trimestre de 2013.

Ações da GAFISA caíram 5% segunda-feira.

Lucro da CSN caiu 82,4% no primeiro trimestre de 2013 em comparação ao mesmo período de 2012.

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Acompanhamento do IPCA, com a inflação em alta

Acompanhando BC sobre novas altas de juros.

Obama e os escândalos nos EUA

FED e o fim do quantitative easing

dias observação 995

Eventos(sinais de alerta de crash)

64
Acertos 56 (87,5%)
Falsos Alarmes 08 (12,7%)
Queda média -2,63%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,72 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos