Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

13/06/2011 a 17/06/2011

 

Vocês se lembram das notícias de 5 de Abril de 2011? Não dá para lembrar, mas dá para lembrar de nossos diversos e incansáveis alertas sobre o mercado mundial. Ler notícia é interessante e importante se você souber filtrar, analisar com frieza e ver o "cacife" de quem recomenda coisas. Em 5 de Abril uma notícia que chamou atenção no jornal Valor Econômico era:

"Ibovespa consolida 6a. alta seguida e flerta com os 70 mil pontos"

Nesse texto bastante chamativo e "preditivo" um sócio de uma corretora dizia para a repórter: "... os mercados estão muito esticados do ponto de vista técnico, e mostram espaço para uma recuperação de lucros natural...". Recuperação de lucros natural? Esse é o estudo de quem recomenda algo?

Veja o que outro analista disse: ".... Ibovespa deve consolidar a linha dos 68 mil pontos como piso, e não mais como resistência...". Essa foi fantástica, 68 mil pontos como piso foi de uma confiança extrema!

E essa também foi boa do mesmo "conceituado" analista: "... O Ibovespa pode voltar aos 68 mil pontos para dar uma ‘respirada’ para, depois, romper a casa dos 70 mil pontos, com objetivo final dos 72 mil pontos..." 72 mil pontos!

A reportagem ainda comentava: " ...Os membros Fed deixaram claro que acreditam que a economia americana está ganhando fôlego..." Por que de salientar todas essas notícias? Observe no gráfico o que aconteceu com o Ibovespa desde os comentários positivistas e muito pra lá de simplista de quem está tomando dinheiro de cliente. O erro foi pequeno, "apenas" 13% de perdas!

Não tem nada demais errar pois, niguém é perfeito ou senhor da razão. Mas é que esses analistas tem vários problemas dentre os quais podemos destacar dois:

(1) Soberba.

(2) Ignorância.

A soberba é modo operante dos analistas e traders. E com seu ar de poder do mercado tentam hipnotizar seus clientes de que vai acontecer aquilo que eles dizem. A ignorância é mais complicada pois opera em duas frente. A mais grave é que um analista que vai à mídia ignora que está influenciando quem lê jornal a fazer a "besteira" que ele diz. Não todos, claro, mas a maioria é influenciada pois acredita no jornal. A segunda forma de ignorância é achar que ter MBA é suficiente para entender os dados. Mesmo para quem faz os tais cursinhos "in company" ou mesmo os tais cursos para virar trader. Mesmo tendo um doutorado, todos estão sujeitos a erros, e a grande diferença entre academia e mercado é que o chão é visível para os primeiros e não para os segundos. Olhe as notícias com mais desconfiança amigo investidor, principalmente as recomendações (mesmo as nossas recomendações aqui!) .

Veja o que aconteceu nessa semana na Europa. Desde dois anos atrás já vinhamos alertando do calote da Grécia. Mas ela tinha saído da mídia e só falavam em kadafi, Síria, etc. Ela está aí e vai atacar todo mundo. A próxima é Portugal que também pararam de falar. E depois será a vez da Espanha, não tem como fugir. Cadê a Islândia e Irlanda? Estas são economias muito pequenas e indiferentes. Além do mais estão amparadas pela libra inglesa. Mas Portugal e Espanha não. São maiores e mais influentes.

Por que pararam de falar de Dubai? Visitem o que está no texto de 13/12/2009 "O perigo na terra do dolar poente". A empresa que está construindo o país está ainda endividada e o prazo está para vencer logo. Será que o Cheque árabe ainda vai manter as dívidas pagas?

E o calote americano? Duas possibilidades: Em Setembro os EUA dão o calote no mundo ou então, mesmo em Setembro, o débito fica tão alto que a Moods e Standard & Poor's rebaixam a nota de crédito. Conclusão: Crash! No Brasil, ainda tem muita gente vivendo um conto de fadas. A própria televisão está no marketing que os americanos estão aprendendo lingua portuguesa para vir aqui. Claro, a copa do mundo está chegando. Imagina se não vão vender máscaras para o carnaval. O que vão fazer com os contratos já assumidos de transmissão.

Nosso IMA está no zero a zero ainda. Investidor mais cauteloso, fique calmo, sua hora vai chegar, mas ainda não é agora como estamos dizendo há tempos. Os estrangeiros parecem que estão indo embora de novo, pelo menos é o que mostra nosso acompanhamento na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,00

IMA entrada = 0,00

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 10/06/2011 foi dito:"... . O IMA-entrada está alto, mostrando um bom cenário de compra. Talvez o ideal seja só intraday mesmo. Comprar de manhã na segunda-feira e vender à tarde pois o cenário global não está bom. Pode ter algumas reversões para cima durante o dia, mas não deve se sustentar de um dia para o outro. Quem não gosta de intraday curtos, melhor esperar... " O mercado não se sustentou mesmo, com reversões muito rápidas e curtas. Para não dizer que o cenário não mudou, mudou para o pior.

O IMA-entrada continuava muito alto, por volta de 0,95 quando caiu um pouco para 0,92. Em tempos normais seria uma excelente hora de entrar. Mas com a crise da Grécia a recomendação de comprar de manhã e vender à tarde para os mais corajosos continua. Com a confusão nas ruas da Grécia, não seria dificil o governo cair e piorar de vez a crise ainda no fim de semana. Como as agências estão querendo rebaixar as notas dos bancos franceses que tem dinheiro na Grécia, fuja de ações de bancos. É o pior momento para comprá-las. Se nada ocorrer no fim de semana a bolsa sobe na parte da manhã e se mantém se não houver notícias da Grécia. Caso contrário, o IMA-entrada voltará a subir, mostrando nova acentuação das quedas.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Magazine Luiza comprou Baú da Felicidade de Silvio Santos por R$ 83 milhões.

BC prevê desaceleração da inflação nesse ano.

Balança comercial positiva para o Brasil.

CADE suspende união Sadia-Perdigão

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Rebaixada nota de crédito da Grécia pela Standard & Poor's. Agora é CCC.

Previsão de calote da Grécia aumentou.

Estoques nos EUA aumentou

Obama quer que congresso permita mais dívidas dos EUA.

Japão mantém taxa de juros a 0%.

Previsão de novos aumentos da SELIC

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Grécia é notícia. Ficar de olho nessa crise.

 

 

 

dias observação 515

Eventos(sinais de alerta de crash)

39
Acertos 31 (79,5%)
Falsos Alarmes 08 (20,5%)
Queda média -2.18%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,92 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos