Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

14/04/2014 a 17/04/2014

 

Contra todos os prognósticos negativos, a China continua crescendo no mesmo ritmo. No primeiro trimestre desse ano o crescimento econômico foi de 7,4%. Ao contrário, no Brasil os prognósticos de crescimento caem todas as semanas. Está agora por volta de 1,65%.

Outro prognóstico negativo é sobre a OSX de Eike Batista. O prejuízo disparou no ano passado para 73 vezes maior do que em 2012. Fora isso, o "senhor X" agora será alvo da Polícia Federal. O Ministério Público vai investigar se ocorreu crime contra o mercado financeiro, e a PF estará participando. Fecha-se o cerco.

Na semana santa, prognóstico negativo também sobre a crise Rússia e Ucrânia. Começaram a surgir as primeiras mortes entre militares e militantes. Obviamente que Putim colocou invasores russos para tumultuar a situação em Kiev. Com isso, vai alegar que o país tem "caos social" e vai invadir de vez. E assim como na caso de Hitler, o ocidente só assiste, só ameaça, e só se preocupa com dinheiro e petróleo russo.

Escrevi no início dessa crise, ainda em Fevereiro, que se rebeldes ucranianos fecharem as válvulas de gasodutos que passam em seu território, os europeus estarão em maus lençóis. Na veradade, quem vai fechar essas válvulas serão os próprios russos e colocarão a culpa nos ucranianos. Com isso a Europa vai permitir que a Rússia invada Kiev. É o plano mais velho da história das guerras.

E agora o mercado brasileiro vai sentir bastante se algo de ruim acontecer na economia mundial. Infelizmente Itaú e Bradesco ficaram com o maior peso na carteira do Ibovespa. Já se foi o tempo que o índice era medido pela atividade da economia real. Agora vai refletir a economia virtual e fictícia dos bancos. Se a crise bancária voltar como em 2008, o Ibovespa poderá derreter mais rápido do que os outros índices mundiais.

O volume de investimento estrangeiro disparou nessa última semana em nosso medidor. Com a melhora do cenário nos EUA, os investidores estrangeiros estão se aventurando para especular nos emergentes. Acompanhe nosso monitor de estrangeiros.

O IMA-entrada diário caiu mais um pouco nessa semana, refletindo a alta da semana anterior. O IMA diário atingiu 0,77 e pode começar a regredir mais rápido se o Ibovespa continuar sua escalada de alta.

 

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,77

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 11/04/2014 foi dito:" ... Com o feriado da semana santa, podemos ter nova, porém pequena, realização da alta de hoje e de, possivelmente, segunda-feira...".

A realização realmente veio e não foi nada de tão assustadora. O Ibovespa chegou a cair 1.500 pontos no intradiário, mas se recuperou rápido depois que o ex-diretor da Petrobras (Ceveró) foi ao congresso depor. O Ibovespa estava em 49. 975 pontos, mas na quinta-feira se recuperou rapidamente. Chegou em seu auge a voltar para a casa dos 52 mil pontos. Ceveró afirmou que a compra da refinaria dos EUA foi um ótimo negócio, contrariando a fala da presidente da Petrobras. Aliás, o depoimento da presidente da Petrobras foi um desastre, infuenciando a forte queda da Petr4 e Petr3 na semana.

Segundo a "balela" dos ditos analistas, o Ibovespa subiu porque o Ibope mostrou queda da presidente-candidata Dilma. É forçar a barra para atrair os "sardinhas" que acreditam na histórinha de eleição.

Os grandes investidores e seus analistas colocam isso para a imprensa, o pequeno investidor acredita e depois os "tubarões" vendem. Nessa semana que vem o Ibovespa vai cair, sem Ibope nenhum e com a mesma pontuação de Dilma. Vai cair porque os pequenos investidores foram atraídos pela história, e os grandes fundos vão ganhar dinheiro com venda alta.

O Ibovespa vai cair porque subiu rápido como mostrado no IMA-crash que já apareceu na quinta-feira após o almoço. Por volta de 0,2, o IMA-crash indica que na terça-feira o Ibovespa vai continuar aumentando, ou mesmo até quarta-feira. Então, se o IMA-crash aumentar para mais de 0,5, uma queda com tipo de correção poderá ocorrer. Talvez no final da tarde de quarta-feira ou manhã de quinta-feira teremos uma queda do Ibovespa.

E atenção: nada tem com Ibope. Os analistas dos grandes fundos precisam de fatos para criar cenário atrativo para pessoas que desconhecem o mecanismo interno do mercado.

É bom para comprar? Quem gosta de day-trade, se na terça-feira o Ibovespa abrir subindo, sim. Compre e espere a venda já para tarde ou na manhã de quarta-feira quando o IMA-crash estiver acima de 0,5. Se for mais corajoso, o investidor pode esperar até o IMA-crah chegar em0,8, mas creio que será difícil o iMA-crash atingir 0,8 nessa semana.

Acompanhe nossos indicativos na parte de assinantes do CANAL IMA-ONLINE. e saiba antes do mercado tradicional o que vai acontecer com suas ações. Venha fazer parte de nosso grupo de assinantes e desfrute de conhecer antes, o comportamento do mercado, através das frequências do IMA.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

POLICIA FEDERAL investigará Eike Batista em crime contra o mercado.

Dividendos da VALE será de R$0,89 /ação.

EMBRAER entregou 34 jatos no 1o. semestre desse ano contra 29 em 2013.

Economia da CHINA cresceu 7,4% no 1o. trimestre de 2014.

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

BC aposta em alta da inflação

Prejuízo da OSX-Estaleiros aumenta 73 vezes em 2013 em comparação a 2012.

Ações do ITAÚ (ITUB4) ficam com o maior peso no Ibovespa (9,524%).

Ações do Bradesco ficam com o segundo maior peso no Ibovespa (7,593%)

 

PRÓXIMA SEMANA

Reflexos da CPI da Petrobras

Índice de inflação nas capitais-IPC-S

Alta do preço de petróleo devido crise Russia X Ucrânia

Reflexos do IBOpE da eleição no Brasil

dias observação 1143

Eventos(sinais de alerta de crash)

76
Acertos 67 (88,2%)
Falsos Alarmes 09 (11,8%)
Queda média -2,59%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,52 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos