Ibovespa diário- Resultados - 11/12/09 a 18/12/09

Nessa semana o índice IMA novamente iniciou seu movimento para baixo. Na semana passada ele atingiu seu máximo em três semanas aos 0,9 pontos. Porém depois de dois dias de queda do Ibovespa o IMA ao detectar esse movimento diminuiu para 0,88. Se esse for o indício de queda do Ibovespa o IMA continuará caindo até mudar de sinal de “crash” para sinal de “entrada”. 
A previsão de virada em termos de curto prazo continua. Mais informações dão conta de que agora pequenos investidores estão começando a desconfiar que as ações já estão em seu máximo de “puxada”. O IMA só dará sinal de entrada quando o índice de crash estiver em zero. Antes disso não se verificará um período seguro de compra de ações.

 

Bovespa intraday- Resultados - 11/12/09 a 18/12/09

Na figura a seguir são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Na semana passada, o índice tinha terminado indicando que uma possível virada curta e profunda de 15 minutos estava para chegar. Isso se confirmou dois dias depois do aviso quando o Ibovespa saiu de 69.686 para 66794 (sexta-feira). A queda se confirmou com -4,15% em dois dias.
Um sinal de entrada foi emitido no período da tarde de sexta-feira, indicando que poderá ocorrer uma recuperação do Ibovespa de 15 minutos nos próximos dias a partir dessa segunda-feira. O sinal de compra foi forte, chegando em 0,9.

 

 

Análise IMA