Ibovespa diário- Resultados - 15/3/2010 a 19/3/2010

O IMA aumentou um pouco mais nessa semana, chegando a 0,8 com aumento do Ibovespa diário. A novela Grécia continua a dominar o mercado quando não saem dados. Nessa sexta-feira a França deu a entender que não concordará com o plano de ajuda da Grécia que ameaça a entrar com pedido ao FMI. Isso seria um golpe doloroso na região do Euro. Boatos também surgiram sobre a possibilidade das agências de rating rebaixarem a nota dos EUA e da Inglaterra. Algumas horas depois elas correram negar, mas algum estrago já tinha acontecido nas bolsas de valores.

Novamente os dados de desemprego americano não vieram bons, mas os otimistas disseram que estão contente com a estabilização (contente com -9,7% de desemprego...). Com a especulação da Grécia e da possível briga entre a Vale e outras mineradoras ao redor do mundo com as siderurgias chinesas, hoje houve uma baixa razoável no Ibovespa. O dolar internacional atraiu investidores em busca de moeda segura e isso fez o preço do petróleo cair. Com a queda do barril as ações da Petrobrás despencaram mais de 1%, levando as opções para valores muito baixo. Algumas tiveram perda de mais de 20%.

O IMA termina a semana em 0,8 e a recomendação ao investidor cauteloso é ficar fora desse momento.

Bovespa intraday- Resultados - 15/3/2010 a 19/3/2010

Na figura acima são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Na última análise (12/03/2010) dissemos no relatório "... Parece que o padrão deve continuar pois o IMA está em descendência indicando queda. Mas na segunda-feira de manhã é melhor esperar, pois boas oportunidades vão surgir no final da segunda ou começo da terça-feira. Pode haver um rebound para cima e caso o ibovespa passe dos 70 mil pontos, novamente não deve resistir pois o IMA subirá junto, e acima de 0,9 o ibovespa não se sustenta... para a semana que vem, entrada apenas na terça-feira se aparecer IMA de entrada, caso contrário é tomar sustos com as pressões de baixa". Foi o que ocorreu na segunda e terça-feira. O Ibovespa até esboçou uma subida mas no final da tarde de segunda-feira começou a cair, abrindo terça-feira de manhã em baixa. E então o IMA de entrada apareceu mostrando um sinal de entrada moderada em 68.900 pontos.

Como dissemos, quando o Ibovespa passou de 70 mil pontos voltou novamente para o patamar de 69 mil. Para quem não tinha vendido antes, uma nova janela de venda apareceu na semana e o IMA mostrou venda para um sinal fraco de 0,4. Sinal de entrada fraco com sinal de crash ainda atuante, como ocorreu na semana, não é bom pois as mudanças ficam muito rápidas. O melhor cenário é IMA de crash zero e IMA de entrada sozinho com valor alto. Segunda-feira pode ser um excelente dia para entrar e fazer rápido trade semanal pois o IMA de crash está em 0,1 e deve zerar de manhã. Se zerar de manhã e começar a aparecer IMA de entrada (correspondente a continuação da queda do Ibovespa) é uma boa hora de comprar. Então compra na segunda a tarde pode dar bons lucros para o outro fim de semana.

 

Análise IMA