Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

16/05/2011 a 20/05/2011

ALERTA de crash. Tudo indicava que a situação econômica estava se deteriorando devagar. Mas o IMA-diário de crash desabou para zero. Como mostramos em nosso texto (veja aqui) a correlação, coincidência ou qualquer outra denominação é muito alta quando o IMA vai a zero. Se o Ibovespa continuar caindo vai aparecer depois de três anos o IMA-entrada. Isso é um sinal de fundo acima do normal, o que poderá finalmente proporcionar uma excelente oportunidade para investidores de longo prazo.

As relações entre EUA, Israel e Palestina estão estremecidas depois do discurso do presidente dos EUA. Ninguém gostou. No mercado finaceiro ainda está repercutindo o caso da prisão do ex-presidente do FMI. A população da Espanha começa a se espernear com a altíssima taxa de desemprego. Para jovens até 30 anos já passa de 40%. Portugal vai receber mais de 100 bilhões de dólares para se manter. A pressão sobre a Grécia continua, mas o governo não corresponde nem a população e nem aos comandantes europeus.

Está com vontade de investir porque disseram que está barato? Esqueça, vai ficar mais barato ainda. E com a queda futura o negócio é não se desesperar como em 2008, e sim esperar o bom momento de ir às compras. Talvez agora em Junho a crise poderá começar a se espreitar pois o FED vai parar de jogar dinheiro sem lastro no mercado a partir do dia 6 de Junho. Muita calma nessa hora. Se está fora do mercado? Tome um vinho e assista com calma o que poderá acontecer. Olhe a nossa aba de previsão de 30 dias no cone de incerteza. A parte inferior encostou nos 58 mil pontos do Ibovespa. Não espere e nem acredite que a Bovespa passe de 67 mil pontos nos próximos 30 dias. Segundo o cone de incerteza essa chance é de apenas 5%.

 

IMA crash = 0,00

IMA entrada = 0,00

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 13/05/2011 foi dito:"Qual a expectativa? A bovespa deve cair ainda na parte da manhã de segunda-feira pois o IMA-entrada está muito alto. Mas tudo indica que, assim como da semana passada pra essa a bolsa subiu, a partir de terça-feira haverá recuperação com o IMA-entrada caindo novamente. O IMA-entrada está quase em 0,9, mostrando que os vendidos vão ter que voltar para comprar. Quem comprou e não vendeu até essa terça-feira passada deve ter paciência pois o IMA-crash pode voltar nessa semana seguinte..." Realmente a Bovespa subiu atingindo até 64 mil pontos no meio da semana o que fez o IMA-entrada cair até 0,3. Mas na quinta-feira o mau humor voltou.

Na verdade quem está voltando são os estrangeiros (veja). Mas ao contrário do que se pensa quem está voltando não são os bons estrangeiros, mas os maus. Eles estão fazendo o mercado oscilar. É só olhar o gráfico intraday acima, de 15 minutos, como balançou essa semana. Com exceção dessa sexta-feira, toda manhã os estrangeiros compravam e depois vendiam a tarde, entrando no futuro como "vendidos". Tudo o que aconteceu em 2008 está voltando a acontecer e não dá pra saber até quando a bovespa vai ficar na casa dos 60 mil pontos. Olhando para uma composição no IMA-diário e IMA-intraday o melhor é não entrar nem para operações curtas. O alerta é vermelho mesmo. Quem está no mercado deverá ter paciência, e assim que recuperar (se recuperar) as perdas, ficar de fora.

Completamos nessa semana 500 dias de acompanhamento intraday do mercado com 79% de acertos nas viradas para baixo alertadas pelo IMA-crash.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Previsão da inflação mostra desacelaração no relatório Focus.

Banco Panamericano reverte prejuízo no primeiro trimestre desse ano.

TAM obteve lucro de 128 milhões de reais no primeiro trimestre.

Aprovado o empréstimo de US$ 110 bilhões à Portugal.

Banco Mundial enaltece crescimento dos BRIC mais Coréia e Indonésia.

Preço do Petróleo despenca abaico de 100 dólares

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

O diretor do FMI foi preso na segunda-feira. Deixou o cargo na quinta-feira.

JAPÃO contrai 3,7% no primeiro trimestre devido ao terremoto.

 

PRÓXIMA SEMANA

Problemas no FMI

Problemas na Espanha

Problemas na relação Israel e EUA

Problemas na Síria.

 

 

dias observação 500

Eventos(sinais de alerta de crash)

38
Acertos 30 (79%)
Falsos Alarmes 08 (21%)
Queda média -2.20%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,94 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos