Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

17/09/2012 a 21/09/2012

 

Brasil começa a incomodar os EUA na questão comercial. Para mostrar que está de olho o governo americano enviou uma carta para o governo brasileiro se dizendo preocupado com o protecionismo. Será que eles enviaram a mesma carta para a Europa? Ou quem sabe para a Inglaterra? Ou quem sabe para a Russia? Não, os culpados da crise somos nós.

A semana foi de ressaca global depois da alta exagerada e sem racionalidade da semana passada. Tão irracional que passou essa semana inteira caindo e voltando próximo dos patamares iniciais da semana passada. E deve cair mais ainda na próxima semana.

O Banco Central do Japão resolveu agir e a guerra contra o dolar já está começando. O primeiro passo foi liberar mais de US$ 130 bilhões para as empresas internas aquecerem a economia. Em breve o dolar vai começar a sentir o peso do iene, pois os japoneses não gostaram nada do QE3 de Ben Bernanke.

Na Europa continua o modelo antigo. Muita conversa e pouca ação. Apesar da Espanha estar quebrada, com a população sofrendo, os fundos irresponsáveis continuam comprando títulos e financiando ainda mais o desemprego dos espanhóis. Os juros ainda são altos, entre 5% e 6%. No pior da crise desse ano atingiu 7%. A Grécia, nos bastidores está pedindo mais tempo para acertar a casa. Ou seja, nada mudou de fato.

O IMA-entrada diário agora não para de cair. Para o investidor de longo prazo, que gosta de comprar e esquecer por um tempo, o momento não é de compra de ações. E caindo rápido o IMA-entrada estará abrindo espaço para o IMA-crash reaparecer, o que poderá gerar quedas diárias muito fortes. Quando ele vai aparecer não dá para saber, mas a velocidade de queda do IMA-entrada está aumentando. Nessa semana ele atingiu seu valor mais baixo em um ano, com cerca de 0,63.

Quem está fazendo isso? Os estrangeiros, ou indiretamente o FED. Sim, com a liberação de recursos fáceis para os grandes fundos dos EUA, eles estão comprando e segurando as ações da Bovespa. Quando eles forem embora, teremos semanas ruins. Veja em nosso monitor de estrangeiros como eles voltaram afoitos e com fome de ações. Acompanhe nosso monitor gráfico de estrangeiros na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,63

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 14/09/2012 foi dito:" ... A probabilidade de 80% estava correta, mas ainda não completa. ... isso indica que segunda-feira os mercados vão continuar caindo forte. Pode resistir um pouco, pois os investidores que estão fora vão querer entrar. Mas não irá resistir muito, e a virada para baixo será muito forte... " Na mesma tabela no IMA-online existe uma probabilidade de 49% para uma queda acima de 5% do pico máximo do IMA-crash. Se tomarmos o valor máximo do Ibovespa em 63.332 pontos, significa que teremos uma probabilidade de 49% para o Ibovespa chegar em 60.165 pontos na segunda-feira ou terça-feira. É uma probabilidade bem alta. "

E a probabilidade está se concretizando. A semana inteira foi caindo e voltando sempre abaixo do patamar anterior. É que os estrangeiros estão atuando pesado, colocando mais pressão no mercado brasileiro. A alta não reflete a economia do mundo e menos ainda do Brasil. A tendência de cada dia cair mais se manteve durante todos os dias da semana, desde seu maior valor da semana passada.

Para quem está assinando o canal IMA-online percebeu a resistência do IMA-crash, nos indicando que o Ibovespa ia continuar caindo. Dia após dia, de forma lenta mas constante, o IMA-crash cai muito lentamente e a Bovespa também. Ainda estamos na casa dos 0,27 para o IMA-crash com IMA-entrada nulo. Ou seja, segunda-feira e terça-feira ainda serão de queda. Se o Ibovespa subir artificialmente mais um pouco, o IMA-crash vai aumentar de novo, denunciando quedas mais fortes ainda.

Do valor máximo de 63.332 pontos quando o IMA-crash chegou no recorde (1,0) a tabela do canal IMA-online mostrou alerta de 49% de probabilidade de queda maior do que 5%. No momento estamos em 3,2% de queda. A tabela daquele momento on-line indicava probabilidade de 70% da queda ser maior de 3% a partir daquele valor. E vem acontecendo, os 70% já estão corretos. Se segunda-feira cair para casa dos 60 mil, a tabela para 5% estará correta também.

Conclusão: Não é hora de comprar ação ainda nessa segunda-feira.

 

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Governo vai leiloar novas areas para exploração de petróleo, inclusive pré-sal.

Preço do petróleo cai forte no mundo.

Banco Central do Japão injeta novos recursos na economia japonesa da orde US$ 130 bi.

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Produção de aço no Brasil caiu 6,3% na comparação anual.

Venda de veículos caiu 2,3% em Setembro.

Novas vagas de emprego cairam 50% no Brasil na comparação anual.

EUA pressionam Brasil sobre suposto "protecionismo".

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Ben Bernanke do FED fala no Senado americano na quarta-feira.

Sai o índice de confiança americano.

dias observação 839

Eventos(sinais de alerta de crash)

54
Acertos 46 (85,1%)
Falsos Alarmes 08 (14,9%)
Queda média -2,57%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,68 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos