Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

17/10/2011 a 21/10/2011

 

O dinheiro de hoje é o buraco de amanhã, essa é a conclusão após Kaddafi ser encontrado e morto num buraco. Assim como Sadam Hussein ele não aprendeu a lição que se esconder em buracos de ratos não adianta. Ao sair do buraco foi atingido por um helicóptero e depois trocou tiros com rebeldes. Tiraram ele do carro e mataram na frente das cameras de telefone celular. Para quem comia e se deleitava em pratos de ouro foi um fim bem inusitado, apesar de esperado. Na análise (leia aqui) de 6 de Maio desse ano escrevi exatamente isso: "... o próximo da caçada de helicóptero será Kadhadi..."

França e Alemanha chegaram a um acordo e vão ser o carro chefe na criação de um fundo de US$1,3 trilhão para socorrer países endividados (leia-se bancos). A Grécia está um caos, sem emprego, sem salário e sem dignidade. E o governo grego sem moral, fazendo e obedecendo as cartilhas do FMI, vendo de mãos atadas seu país ser destruído. Será que o Olimpo também está reunido para destruir os seres deste mundo?

As bolsas vinham subindo, alegres e "saltitantes" quando o ministro das finanças da Alemanha resolveu, entre um café e outro, espreitar sua opinião:"a crise está mais rápida que nossas decisões". Pronto, tudo desabou na terça-feira. Então a turma do "deixa" disso entrou em campo e tudo voltou a subir nessa sexta-feira. Está nesse modelo há seis meses, quem fala a verdade faz a bolsa cair, que fala de "achismo" faz a bolsa subir e no ano a bovespa acumula perdas de 20%.

O IMA-entrada voltou para 0,80, indicando ainda cautela para entrar forte no longo prazo. O fluxo de estrangeiros desde Fevereiro continua negativo na Bovespa. Confira os estrangeiros em nosso monitor diário na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,00

IMA entrada = 0,80

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 14/10/2011 foi dito:"...O IMA-crash voltou a subir e está estacionado agora em 0,6 mostrando estresse do Ibovespa...Na segunda-feira a bolsa pode subir um pouco mais, mas quem não está comprado agora é arriscado entrar. Como Petr4 e Vale5 são os maiores pesos do índice e estão muito altas, elas devem pressionar o Ibovespa para baixo na segunda ou terça-feira. Comprar na segunda-feira pode ser perigoso frente ao estresse acumulativo de uma semana pelo IMA-crash. Já quem está comprado para curto prazo,pode ser um bom negócio uma realização curta." Como pode ser visto no gráfico, foi isso que ocorreu.

O IMA-crash em 0,6 já indicava estresse e virada repentina à frente. Na segunda-feira o Ibovespa até subiu um pouco, mas desabou na terça-feira. E o IMA acertou bem em cima, mostrando ainda duas entradas rápidas com IMA_entrada acima de 0,4. Não é um valor muito seguro, mas dava para fazer trade curto, para quem gosta de day-trade. Quando o Ibovespa chegou em 54.301 o IMA estava em 0,61 e então a Bovespa começou a cair. O Ibovespa atingiu 53.228 com queda de 1,97%.

Para a próxima segunda-feira o IMA-entrada está em 0,15 (muito baixo) e o IMA-crash não apareceu. Qualquer comentário é mero palpite, visto que as frequências não apontam nem subida nem queda. Se o mercado achar que o fundo de estabilização da Europa é bom, a bolsa pode subir. Se subir rápido IMA-crash aparece e na quinta-feira ou sexta-feira a bovespa vira para baixo.

Se as notícias da Europa não forem boas, na segunda-feira pode ter realização e o IMA-entrada volta a subir. Subindo forte (ou seja, queda forte da bovespa), quarta-feira pode ser um dia de entrada. Com o quadro em que o IMA se encontra, é só especulação de cenário, nada científico ou acadêmico.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Exportações brasileiras atingiram US$200 milhões

PIB chinês cresceu 9,1% no 3o. Trimestre .

ONU afirma que Brasil é o segunda mais a atrair investimentos dentro dos BRICs

IGPM desacelera para 0,5% em prévia de Outubro

Pedidos de seguro desemprego desaceleram nos EUA

Grécia aprova plano de austeridade

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Moodys pode rebaixar nota de crédito da França

Moodys rebaixou nota da Espanha

VALE muda contratos de minério de ferro e as ações caem mais de 4%

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Concretização sobre a criação do Fundo Europeu contra crises.

dias observação 602

Eventos(sinais de alerta de crash)

44
Acertos 36 (81,8%)
Falsos Alarmes 08 (18,2%)
Queda média -2,38%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,87 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos