Ibovespa diário- Resultados - 22/2/2010 a 26/02/2010

A semana começou com baixas e com a divulgação de uma denúncia de maquiagem de dados da Grécia orientada pelos consultores do Goldman Sachs. Comentamos isso em nosso texto "Retoques perigosos no mercado". Agora o FED está estudando uma possível investigação mais séria sobre o Goldman Sachs, visto que Itália e Bélgica parecem terem realizados a mesma mágica financeira. O mercado se agitou e chegou a cair para 64.825. Isso fez o IMA chegar nesse fim de semana ao nível de 0,77. A queda de 3.74% até o meio da tarde de quinta-feira foi revertida no Brasil com um anúncio de que a Moods pode aumentar o grau de investimento no Brasil.

No entanto, a mesma agência e outras já estudam reduzir o grau de investimento da Grécia (deve mesmo ocorrer em breve) e de outros países da Europa. Se ocorrer isso no Itália, por exemplo, teremos baixas bastante significativas. Como já alertado, não é momento de investidor de longo prazo entrar na bolsa. O IMA está em trajetória de queda, anunciando que a tendência de longo prazo já virou para baixas significativas. O momento não é de comprar ações e esperar, mas ficar observando pois o bom momento de compra deve aparecer até o fim do semestre. Notícias dão conta de outro rombo da Fannie Mae com a perda de 15 bilhões de dólares no último trimestre de 2009 e novo pedido de ajuda ao governo dos EUA.

Bovespa intraday- Resultados - 22/2/2010 a 26/02/2010

Na figura acima são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado. Nessa semana o gráfico foi inovado com uma animação mostrando a relação entre o IMA-crash e o IMA-entrada.

O IMA mostrou um excelente acerto nessa semana. Pode ser relembrada a recomendação deixada na sexta-feira (dia 19/02/2010) na qual escrevemos: "...segunda-feira ou terça-feira pode ter reviravolta...". A virada aconteceu na segunda conforme mostrava o índice de crash. Na ocasião alertamos que o índice estava muito alto e que uma virada ia acontecer provocando uma entrada novamente no mercado somente na terça ou quarta-feira. Isso aconteceu. O melhor dia foi na quinta-feira (25/02/2010) quando o ibovespa atingiu 64.825. O IMA tinha mostrado para vender quando atingiu 0,92 e o ibovespa estava em 67.348. Quem pensaria em vender diante da alta expressiva? Bom, ao aceitar a recomendação, que na verdade tinha começado até mesmo num patamar mais baixo, por volta de 66 mil, o investidor deixou de perder 3,74%. Com a recomendação de compra, no atual patamar do ibovespa (66503) o investidor já teria um lucro de 2,58%.

Como pode ser visto na animação do gráfico acima, no momento não há recomendação de venda forte, visto que o IMA-15 minutos está em zero (linha vermelha). Isso é sinal que não teremos viradas fortes para baixo para segunda-feira. Quanto a compra de ações na segunda de manhã, um lucro muito rápido de poucas horas pode ser obtido, mas o melhor momento já passou ( a linha em azul está diminuindo). Esse momento pode voltar se o IMA de entrada (linha azul) subir novamente. Como o relatório da Petrobrás está para sair, pode haver um bolha de suspiro ainda na segunda-feira de manhã. Mas se o sinal de entrada chegar a zero e uma leve alta se mostrar na segunda-feira à tarde, outro momento de entrada somente mais a frente. Caso contrário, se os dois sinais permanecerem em zero, significa dúvida dos investidores e nada se pode afirmar nem recomendar.

Análise IMA