Ibovespa diário- Resultados - 16/11/09 a 27/11/09

Nessas semanas o índice continua com altíssima probabilidade de mudança de tendência de longo prazo para baixo. O valor permanece em 0,876. Enquanto não chega a zero, o perigo de perdas superiores à 30% é bastante significativo. O índice permanceu constante nessas últimas duas semanas e prova do mercado nervoso é que o Ibovespa não consegue deslanchar.

Parece que a barreira do estresse é os 67 mil pontos. Quando ameaça ultrapassar, no dia seguinte retorna para baixo. O IMA não se altera pois as altas frequências estão dominando as negociações e o mercado ficará oscilando frenéticamente até ocorrer a mudança abrutpa. Ele atingiu nível de 0,975 quando o Ibovespa atingiu pela primeira vez alguns dias atrás o patamar de 67 mil pontos e reduziu para 0,876 estacionando.

Esse nível só mudará para baixo quando quedas significativas ocorrerem. O tempo para a virada ocorrer deve ser muito próximo se comparado com o conjunto de dados passados (2400 dias).

 

 

 

Bovespa intraday- Resultados - 16/11/09 a 27/11/09

Na figura ao lado são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Pode ser observado que no mesmo momento que o Ibovespa chegou a 68 mil pontos o IMA marcou 0,8 indicando mudança abrupta pra baixo logo a frente. O Ibovespa veio abaixo para 65700 pontos. A queda começou no mesmo dia e se assentuou no dia seguinte. Foi quando foi divuldado os dados de correção do PIB americano para baixo. O ponto de entrada não foi tão seguro (por volta de 0,3) e ocorreu um segundo nessa quinta-feira (26/11/09) quando veio a notícia da moratória de Dubai. Ainda mostra posição não segura de compra.

Assim como o índice de crash, o índice de entrada somente é seguro acima de 0,8, mas bons negócios podem ser realizados para quem tem apetite ao risco quando a curva azul começa a despontar. Novamente, o índice avisou duas vezes corretamente (um alerta muito forte de queda) alguns minutos antes da queda de 68 mil para 65700. Como mencionado em nosso tutorial, acima 0,8 as quedas são bem acentuadas (no intraday a queda foi de 3,3%).

Deve-se estar atento que a dimensão das quedas são diferentes entre diário e intraday. Quedas no diário quando o índice chega acima de 0,8 são maiores do que 30% pois o universo dos dados se refere a meses anteriores. Já as quedas no intraday parecem pequenas (-3%) mas em termos de pontos passam sempre 1500 pontos, o que em minutos é causa de grande nervosismo.

Análise IMA