Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

24/02/2014 a 28/02/2014

 

Foi uma semana agitada no Brasil, com muitos fatos relevantes acontecendo. O resultado do PIB de 2013 ficou em 2,3% de crescimento quando comparado com o ano de 2012. O resultado do PIB para o quarto trimestre de 2013 mostrou um crescimento de 1,9% em relação a 2012.

Em nosso artigo de 17 de setembro de 2013, fizemos a previsão que o resultado seria de 2,11%. Em nosso texto "PIB brasileiro pode cair" deixamos ainda outras previsões para os próximos trimestres de 2014.

Nosso erro foi de apenas 0,2% seis meses antes e sem revisão! E usando apenas um modelo bem simples, bem ridículo, sem custar absolutamente nada. Quanto o banco Barclays e o Goldman Sachs cobram para vender suas estimativas?

Em setembro de 2013 o Barclays e o Goldman previram que o PIB brasileiro seria de 2,7%! E durante os meses seguintes foram refazendo, semana após semana novas previsões, sempre corrigindo a anterior pois tinha erro. Claro, no final todos acertaram e cravaram o resultado com dezenas de correções semanais. Assim é fácil acertar!

O COPOM aumentou mais uma vez a taxa básica SELIC em 0,25%. Agora a taxa anual está em 10,75%. Pelo jeito vai continuar aumentando, visto que o temor da inflação alta ainda continua.

A Petrobras e a Vale tiveram lucros pouco expressivos. A Petrobras ainda anunciou que não vai mais continuar com os valores de investimentos programados até o ano de 2018. É a contenção de despesas para gerar caixa. Semanas atrás já anunciou um plano de demissão voluntária para os funcionários mais antigos.

E quando a maré não vai bem, não adianta. Nessa sexta-feira uma plataforma importante da Petrobras se inclinou e poderá prejudicar a extração do petróleo. Todo mundo ficou apreensivo e suas ações que estavam começando a ter alta, despencaram mais de 3% na Bovespa.

No mesmo tom, apesar de um lucro bem expressivo, a Vale está pagando uma dívida tributária ao governo, o que fez seu lucro cair apenas para o patamar de 111 milhões de reais!

Os problemas na Ucrânia não terminaram, pelo contrário, agora a Rússia colocou os tanques na divisa do país. O governo anterior está alojado na Russia e diz que os atuais dirigentes são facistas. Se a Russia invadir a Ucrânia, a comunidade européia vai engrossar o coro contra essa situação. A tensão ainda é grande por lá.

Apesar de voltar a aumentar de volume desde o dia 19 de fevereiro, os investimentos estrangeiros na Bovespa ainda continuam diminuindo sob um olhar de longo prazo. Nosso monitor de estrangeiros ainda registra tendência de queda no volume de entradas.

O IMA-entrada diário se manteve no mesmo valor da semana passada relfetindo um bom momento para compras de longo prazo. Diga-se de passagem, quem comprar deverá ter muita paciência com esse nervosismo sobre os países emergentes. A bolsa ainda vai demorar para dar retornos satisfatórios.

 

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,86

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 21/02/2014 foi dito:" .. Novamente podemos apostar que, com a tendência de queda do IMA-entrada, a Bovespa pode ter uma semana de alta.... Melhor estratégia da semana: esperar o IMA-entrada atingir zero e observar o cenário mundial dos protestos...".

Gráficos e situação muito parecida com a semana anterior marcaram essa semana na Bovespa. A bolsa começa a cair no início da semana até atingir o mínimo valor na quarta-feira. Então, com algum fato ou alguma "esperança" de alta, as ações sobem até sexta-feira. O cenário tem sido assim nas úlitmas 3 semanas de fevereiro( veja a seguir) desde o dia 6 de fevereiro.

O mês também não foi bom para as ações da Gerdau (GGBR4). Depois de um alerta super-forte do IMA no dia 6 de fevereiro (acima de 0,8) as ações não pararam de cair todas as semanas de fevereiro. O IMA-entrada deu 4 alertas de compra rápida para curta tendência, com alertas mais fracos do IMA-crash para as vendas. A ação teve um péssimo performance esse mês.

A Petrobras foi outra ação que o IMA-crash alertou sobre um grande "terremoto" com "tsunamis" e tudo que tem direito. Depois do grande alerta do IMA-crash acima de 0,8 no começo do mês (7-Fev-2014), a Petr4 não parou mais de cair. Pontos de compra rápidos também apareceram no IMA-entrada (dois bem fortes em seu valor máximo 1,0).

A semana que vem será muito curta, com pregões apenas na quarta-feira (depois do almoço), quinta-feira e sexta-feira. Com a virada do mês, os acionistas podem ficar mais animados e voltarem às compras.

Apesar da queda de mais de 1% do Ibovespa hoje, o IMA-entrada termina novamente com tendência de queda. Aproveitando os preços mais baratos, talvez a semana que vem seja uma semana de alta, mas não muito forte. Com volume baixo, o Ibovespa deve subir, mas mais moderadamente.

Novamente o grande problema continua na Ucrânia. Se a Russia invadir, vai ser um desabamento completo em todas as bolsas.

Acompanhe nossos indicativos na parte de assinantes do CANAL IMA-ONLINE. e saiba antes do mercado tradicional o que vai acontecer com suas ações. Venha fazer parte de nosso grupo de assinantes e desfrute de conhecer antes, o comportamento do mercado, através das frequências do IMA.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Magazine Luíza teve 310% de lucro no 4o. trimestre de 2013 na comparação anual.

Lucro da Petrobras teve alta de 11% na comparação anual.

EMBRAER tem lucro de 12,5% em 2013 na comparação anual.

PIB do Brasil cresceu 2,3% em 2013.

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Petrobras vai reduzir os investimentos previstos até 2018.

Vale tem queda de 98% no seu lucro anual de 2013.

COPOM aumenta a SELIC em 0,25%. Agora a SELIC está em 10,75%.

Plataforma da Petrobras inclina e põe risco aos funcionários.

 

PRÓXIMA SEMANA

Observação sobre a situação da plataforma da Petrobras que está inclinada. Produção de petroleo poderá ser afetada.

Repercussão do PIB do Brasil

Ainda problemas na situação da Ucrânia. Russia ameaça invadir.

Carnaval no Brasil.

dias observação 1191

Eventos(sinais de alerta de crash)

75
Acertos 67 (89,3%)
Falsos Alarmes 08 (10,7%)
Queda média -2,59%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,52 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos