Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

24/09/2012 a 28/09/2012

 

Duas palavras inglesas que fazem estrago: Quantiative Easing, ou a sigla QE3. Como um vírus de gripe forte, os bancos centrais mundiais estão adotando a mesma estragégia do FED ( Banco Central americano). A tradução do próprio nome ja diz tudo: "facilidades quantitativas". É óbvio que não está dando certo, pelo menos não no mundo real. Os dados estatísticos do FED mostram que sim, que a economia estabilizou e a crise passou. Mas o QE não foi criado para "apenas" manter dinheiro em fundo de investimentos, mas sim promover o crescimento da economia americana. E crescimento tem haver com ... emprego!

E nesse parâmetro FED e QE1, QE2 e QE3 falharam. Para piorar nessa semana o PIB americano veio muito abaixo do estimado. E ainda mais temos que olhar uma ferida aberta. O déficit americano continua consumindo as divisas do tesouro de lá. Com isso começou a prejudicar outras moedas, entre as quais o poderoso yuan. E o governo da China respondeu de imediato, colocando US$ 60 bi em suas instituições e mostrando que não vai abrir o mercado como o ocidente deseja.

Agora a Europa deseja se afundar ainda mais. Estão estudando criar seu próprio QE. Esse negócio de colocar dinheiro no sistema financeiro só piora a situação, pois alguém já viu sistema financeiro ajudar desempregado? Alguém já viu sistema financeiro construir casas, prédios, ajudar plantações, baratear preços? A única coisa que sistema financeiro faz é buscar lucro, emprestando e cobrando juros altos (mesmo em crises) a tempos cada vez menores. Como eles alegam que o risco de calote interno aumenta, precisam de cobrar juros altos. E o dinheiro público, eles usam pra jogar nas bolsas de valores e criam suas invenções irracionais.

E assim, novamente sobrou para Espanha, Itália e Grécia. Ninguém por lá aguenta a pressão do dia-a-dia. E nessa semana, quando o governo espanhol resolveu ceder um pouco às pressões, os "amigos do rei" bateram pesado. Bastou a Espanha divulgar que seu orçamento não ia ser tão menor quanto o FMI tinha proposto, e os especuladores internacionais destruíram os juros da Espanha.

Por isso leitor, não acredite em análises dizendo " as tendências apontam melhora", ou, "as tendências apontam alta" e assim por diante. No meio da semana passada com a ideia de que com o QE3 tudo estava resolvido, obrigou a todos os investidores sair como loucos para comprar ações. Todo mundo feliz diziam que ;" agora sim, agora vai". E foi ... para baixo. Tudo que subiu caiu para o mesmo valor de duas semanas atras, por que QE não é solução, é sinônimo de problema.

E para o Brasil o caldeirão está fervendo de novo. Primeiro foi os EUA e agora o ilustre visitante da rainha inglesa nos chamou de protecionaista. O plano articulado entre os grandes começa a mirar no Brasil. Até que o presidente da FIESP se defendeu bem, encorpando o discurso do governo. Mas estamos na mira e na raiva dos grandes. A prova disso é que nossos amigos estrangerios pegaram a loteria que ganharam do QE3 e vieram pra cá.

Já ganharam, fizeram a festa e estão indo embora. Veja em nosso monitor de estrangeiros como eles estão indo embora. Acompanhe nosso monitor gráfico de estrangeiros na "aba" estrangeiros.

O IMA-entrada continuou caindo e agora está estacionado em 0,60. Se por algum motivo aparecer mais algumas altas ele deve ir rápido para zero.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,60

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 21/09/2012 foi dito:" ...E a probabilidade está se concretizando. A semana inteira foi caindo e voltando sempre abaixo do patamar anterior. É que os estrangeiros estão atuando pesado, colocando mais pressão no mercado brasileiro...

. Dia após dia, de forma lenta mas constante, o IMA-crash cai muito lentamente e a Bovespa também. Ainda estamos na casa dos 0,27 para o IMA-crash com IMA-entrada nulo. Ou seja, segunda-feira e terça-feira ainda serão de queda.... Do valor máximo de 63.332 pontos quando o IMA-crash chegou no recorde (1,0) a tabela do canal IMA-online mostrou alerta de 49% de probabilidade de queda maior do que 5%.... Se segunda-feira cair para casa dos 60 mil, a tabela para 5% estará correta também. Conclusão: Não é hora de comprar ação ainda nessa segunda-feira. "

E não era hora de comprar mesmo. Mais uma vez o valor máximo do IMA-crash (1,0) nos mostrava que o estrago seria muito grande, como foi. Voltamos ao mesmo patamar de antes do anúncio do Quantitative Easing do FED. E os estrangeiros que fizeram os preços subirem agora estão batendo todo dia em todas as ações. Do patamar máximo de 63.332 pontos ao Ibovespa terminou hoje com 59.175 pontos. Desde que o IMA-crash acusou 1,0 a queda foi de 4.157 pontos. A queda em porcentagem foi de 6,5% durante quase 7 dias úteis de negociação.

Na tabela de probabilidade do IMA que aparece no canal de assinantes IMA-Online, a probabilidade era de 49% de termos uma queda maior do que 5%. Como eu tinha escrito na época, não era uma probabilidade desprezível, e assim, o Ibovespa caiu.

O IMA-entrada acabou a semana em 0,71, mostrando ótima possibilidade de compras, com valor bem atraente de algumas ações. Comprar na segunda-feira de manhã poderá trazer um bom retorno até o fim da semana que vem. Ainda poderemos ter mais um queda acentuada se o IMA-entrada chegar a 1,0. Mas mesmo nesse patamar, as compras devem trazer um bom lucro.

 

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

IPhone5 quebra novo recorde de vendas

Termina greve dos bancários

Petrobras bate recorde de entrega de gás

TAM aumenta participação em vôos nacionais

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

VALE perde RS$ 233 milhões num processo do governo suiço por descumprimento de benefícios

Primeiro ministro inglês critica protecionismo do Brasil

BC não acredita em inflação no centro da meta esse nao.

BC da China injeta R$60 bi no sistema financeiro

PIB dos EUA cresce menos do que esperado

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Revolta na Itália

Tumultos na Espanha

Manifestação na Grécia, todos contra a austeridade dos governos a pedido da União Européia

dias observação 844

Eventos(sinais de alerta de crash)

55
Acertos 47 (85,4%)
Falsos Alarmes 08 (14,6%)
Queda média -2,64%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,75 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos