Ibovespa diário- Resultados - 25/1/2010 a 29/01/2010

O Ibovespa diário desabou nessa semana atingindo em certos momentos valores em torno de 64.800 pontos. O IMA está agora em 0,82, perigosamente próximo de 0,8. Abaixo de 0,8 com as análises de dados históricos os índices não se recuperam mais. Abaixo de 0,8 é muito difícil ocorrer um repique em todos os dados que já analisamos desde 1929 e mesmo nos dados intra-day.

Para quem acompanha essas análises, deve ter percebido que o IMA atingiu seu máximo de alerta de crash em 0,92, ficou mais de um mês praticamente estacionado em 0,87 e 0,89 quando o Ibovespa estava na casa dos 70.000. Acima de 0,9 o alerta é de mudança de trajetória para baixo. O dia específico para isso como coloquei em alguns posts é difícil de precisar. O alerta é mais para ficar fora do mercado. E na trajetória descendente da bolsa (ou das bolsas ao redor do mundo), quando o IMA cai abaixo de 0,8, a tendência é se manter caindo.

Muitos podem achar que o momento é bom para comprar. Segundo nosso índice o melhor momento de compra é quando o IMA de entrada (em verde) estiver acima de 0,9. Ele está em zero no momento. Então a recomendação de longo período é que a queda só está começando.

Bovespa intraday- Resultados - 25/1/2010 a 29/01/2010

Na figura ao lado são apresentados três gráficos onde aparece em linha contínua preta o índice Ibovespa, com dados tomados automaticamente a cada 15 minutos. A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado.

Nessa semana a recomendação de compra que terminou na semana passada continuou forte. Apareceu outro ponto bom de compra quando o Ibovespa atingiu 64.870 na terça-feira. Na sexta-feira apareceu um alerta fraco de venda em torno de 0,2. Mas considerando o nível de alerta diário que está em 0,82, qualquer recomendação de venda, mesmo fraca deve ser aceita. Esse alerta de venda surgiu com o Ibovespa em 66.400 na sexta-feira (29/01/2010). Então o retorno seria positivo de 2,35%, numa semana que foi de perdas para o Ibovespa. No momento não aparece sinal de compra e como também não aparece de "crash" novamente um período de indecisão começará na segunda-feira. Quem tiver comprado deve esperar (em termos de intra-day) e quem estiver fora deve permanecer. Para longo período, conforme no quadro anterior, a cautela com IMA em 0,8 é ficar de fora do mercado mesmo.

Análise IMA