Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

26/05/2014 a 30/05/2014

 

Por que o preço das ações da Vale caíram tanto nesses dias? Veja abaixo meu comentário na análise intraday. A esperança do aumento da procura pelo minério de ferro não se concretizou agora em maio. E com isso, o preço do minério que tinha aumentado um pouco em abril, recuou drasticamente segundo algumas fontes.

A expectativa sobre a recuperação da commodity fez as ações da Vale se valorizarem bem algumas semanas atrás. Mas agora, com essa nova notícia, as ações se tornaram o patinho feio da Bovespa. Veja o gráfico de um ano de preços do minério de ferro (abaixo).

O COPOM não mudou nada e preferiu deixar tudo como está para a taxa de juros Selic. A taxa anual continua em 11% ao ano. Será que a inflação está controlada? Pelo jeito não, pois nas entrelinhas do documento de divulgação, eles deixaram o recado de que "por enquanto" a taxa fica como está. Isso sinaliza que ainda teremos mais altas. Quando? Ora, claro que somente depois das eleições.

Putin se reuniu com suas ex-repúblicas da URSS e estão pensando em criar a União da EuroÁsia. Segundo ele é para fortalecer os vínculos econômicos e diminuir a dependência com a zona do Euro.

E na zona do Euro, as coisas andam muito ruins em termos de acordos sociais. Agora a discussão que está voltando, é que ninguém mais almeja um governo central, e sim, que suas economias voltem ao domínio dos países. Estão plantando a semente para um desgaste maior do Euro como moeda.

Isso está se agravando, pois a entrada de imigrante ilegal está aumentando exponencialmente. A grande maioria vinda da África por conta das guerras e fome. O corredor de entrada é a Itália e a principal parada a França. Isso está corroendo o governo francês, com sua popularidade caindo.

O "ministro de ferro" Joaquim Barbosa se aposenta no meio do ano e deixa o STF. E vai deixar o Brasil também. Está se mudando para uma casa na Flórida para que todos se "esqueçam" dele. O governo está feliz, menos uma pedra no sapato. Não vamos nem nos surpreender, se os mensaleiros saírem na prisão com uma porção de habeas corpus no final do ano.

Agora os estrangeiros vão entrar mais forte, comprando mais títulos do que nunca. Os títulos de longo prazo estão despencando em juros (leia-se aumento os preços) por conta da alta procura dos investidores. Nosso monitor de estrangeiros mostra alta contínua desde o início desse ano.

O IMA-entrada diário nessa semana permaneceu o mesmo, parado em torno de 0,70 como já há bastante tempo. O mesmo comentário da semana passada vale para essa semana. Existe essa sinalização que a compra de ações agora, para quem pode esperar, poderá ser um bom negócio.

 

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,70

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 23/05/2014 foi dito:" ...O fato é que novamente terminamos a semana com IMA-crash e IMA-entra em zero, com difícil prognóstico para a semana que vem. No entanto temos a reunião do COPOM. Isso vai mexer um pouco com o mercado no meio da semana. Se o COPOM aumentar a taxa de juros, será um indício de que ainda estão com medo da inflação...".

O COPOM manteve a taxa de juros Selic em 11% ao ano. Na segunda-feira o Ibovespa começou subindo e mostrava boa alta. Na terça-feira, ainda com IMA-crash e IMA-entrada em zero, o Ibovespa teve correção de valores. Na quarta-feira, com o aumento pela expectativa da manutenção da taxa de juros, a Bovespa ficou animada.

Na quinta-feira o ânimo aumentou por conta do comunicado do COPOM e tudo parecia com uma boa semana. Mas então, começaram a chegar notícias sobre o PIB, sobre as vendas, e todo mundo começou a revisar o PIB para baixo.

Para piorar, veio a divulgação nessa sexta-feira de possível forte queda no preço do minério de ferro. Com isso as ações da Vale despencaram a partir da tarde para R$ 25,65, uma queda de 3,71% em relação à quinta-feira. E se a Vale cai.... todo mundo vai junto.

As pessoas podem se perguntar, como saber se o preço do minério vai cair, e como saber quando vai afetar a Vale, se não acompanham relatórios? Não precisa. O IMA-crash de 3 semanas atrás, acima de 0,7, já mostrava sinal de que as coisas iam virar e ficarem feias. Veja a figura abaixo do IMA-crash e IMA-entrada da Vale, mostrando o alerta que apareceu no CANAL IMA-ONLINE. Leia a análise na aba ao lado, referente ao dia 16-5-2014.

 

Bola de Cristal? Nada disso. O IMA-crash tem direcionado muito bem as decisões sobre os resultados, o que nos dá bastante segurança nesses comentários. As wavelets conseguem captar as altas frequência nas trocas dos valores dos preços.

E como explico no meu livro "Mudanças Abruptas no Mercado Financeiro", quando esse fenômeno acontece, dois dias depois tudo desaba. Para não parecer que "agora é fácil esse cara falar, por que não falou antes?", sim foi alertado no dia 15 de maio, às 10:34 quando a Vale5 estava em R$ 28,26 pelo twitter. Veja abaixo o alerta que escrevi.

E a casa dos 52 mil pontos ficou para trás, com o Ibovespa fechando em 51.239 pontos, deixando todo mundo triste novamente. Mas a boa notícia é que pode ser um excelente momento para compras. O IMA-entrada passou de 0,8 e segunda-feira de manhã, apesar de ser possível abrir em queda, as chances de alta na semana são muito boas.

Acompanhe nossos indicativos na parte de assinantes do CANAL IMA-ONLINE. e saiba antes do mercado tradicional o que vai acontecer com suas ações. Venha fazer parte de nosso grupo de assinantes e desfrute de conhecer antes, o comportamento do mercado, através das frequências do IMA.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Governo mantém desoneração permanente em 56 setores da economia.

Taxa Selic é mantida em 11% ao ano.

Governo vai aumentar a mistura de Biodiesel no diesel.

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

STF adiou a decisão sobre a correção das cadernetas de poupança.

Barbosa se aposenta no meio do ano e deixa STF.

 

PRÓXIMA SEMANA

Relatório sobre a produção industrial no Brasil

Divulgação da inflação no IPCA e INPC.

Divulgação da taxa de desemprego nos EUA

Divulgação da ata do livro Bege nos EUA.

dias observação 1171

Eventos(sinais de alerta de crash)

77
Acertos 67 (88,2%)
Falsos Alarmes 09 (11,8%)
Queda média -2,56%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,51 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos