Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

26/09/2011 a 30/09/2011

 

Reuniões e mais reuniões na Europa tentando achar solução para a crise financeira. O parlamento alemão aprovou uma ajuda bilionária para o fundo europeu que vai ajudar os países quebrados. Nos EUA Buffet resolveu pela primeira vez desde 1960 fazer uma recompra de ações, o que mexeu com o mercado. Na verdade as ações de sua empresa caíram de US$150,00 para R$100,00 e não voltaram mais ao patamar de 2008. Recomprando as ações ele fez as ações se valorizarem. Mas por quanto tempo?

A semana no Ibovespa começou com 52 mil pontos e terminou com 52 mil pontos. Subiu na euforia das "fofocas" e caiu na decepção da "fofoca" maior. Existe agora forte rumores de que a Grécia vai dar calote. Os investigadores do FMI não gostaram do que viram em Atenas e não estão vendo saída a não ser o descumprimento dos pagamentos dos títulos. Aposentados, pensionistas, correntistas, assalariados, todos estão perdendo em Atenas. Em menos de dois anos o país passou da jóia rara da Olimpíada para o mal da Europa.

Os EUA também estão demorando em aprovar o plano de empregos do presidente Obama e quanto mais demora mais estresse e tensão é lançado no mercado. E sabendo que ano que vem tem eleição presidencial, vai ser osso duro de roer essa votação do congresso dos EUA.

No Brasil o problema agora é o dólar, que subiu forte nos úlitmos dias obrigando intervenção do BC. Recessão? Agora todos já estão admitindo, começando na semana passada por George Soros, nessa semana por Nouriel Roubini, Goldman Sachs e Morgan Stanley. Agora é fácil fazer previsão.

O fluxo de estrangeiros na Bovespa continua negativo e voltou a cairna Bovespa. O IMA-entrada também continua caindo, mas está com jeito que vai voltar a subir se a grécia der calote. Situação incerta para investidor de longo prazo. É melhor esperar para comprar. Confira os estrangeiros em nosso monitor diário na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,00

IMA entrada = 0,80

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na análise de 23/09/2011 foi dito:"...Em tempos normais a dica para a semana que vem era de compra certa com o IMA-entrada em 1,0. Na segunda-feira de manhã poderá ter alguma alta, pois teremos diversas reuniões de fim de semana. Mas tudo é possível diante do cenário de mais rebaixamentos de notas previstos. Por exemplo, se as notas dos bancos franceses ou mesmo da França cair será um caos. O melhor é observar as primeiras horas de segunda-feira. Se tiver um movimento de alta, talvez um day-trade traga algum retorno com o IMA-entrada caindo lentamente...". Para quem gosta de um bom day-trade não tem por que reclamar, a menos que terminou a semana comprado.

A Bovespa subiu forte, e quando ela sobe forte aparece o IMA-crash indicando perigo de mudança para baixo. Como o mercado está muito sensível, quando o IMA-crash atingiu 0,2 na quarta-feira, o processo de alta terminou. E então o ibovespa começou cair no final de quarta, depois quinta e finalmente na sexta-feira. A semana terminou quase em empate. O IMA-entrada voltou a bater seu máximo valor em 1,0. Devo comprar na segunda-feira?

Novamente, se estivéssemos em tempos normais sim, mas...Se a Grécia se mover para a posição de caloteiro vai ser um terremoto com efeito dominó em todas as bolsas. O IMA_entrada poderá passar a semana inteira próximo de 1,0. Pisar em ovos pode sujar o sapato e se você vai em alguma festa é melhor tomar outro caminho. Se a bolsa começar a subir forte no começo da segunda-feira, day trade novamente pode ser interessante. Mas se começar caindo forte por conta de alguma notícia da Grécia, a semana estará perdida. Compras mesmo só quando o IMA-entrada estiver abaixo de 0,8.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Alemanha aprova pacote de 440 bilhões de euros para o fundo europeu.

Pedidos de seguro-desemprego cairam nos EUA nessa semana.

EUA cresceu 1,3% no segundo trimestre

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Segundo BC Brasil crescerá menos. O crescimento será de 3,5%.

Para BC inflação será de 6,4% em 2011

Vendas de imóveis desacelera nos EUA.

 

PRÓXIMA SEMANA

Será nessa próxima semana o calote da Grécia? Se for, as bolsas despencam.

Ficar de olho no congresso americano.

Ficar de olho nas compras de dólares do BC.

Prestar atenção nas agências de risco.

dias observação 588

Eventos(sinais de alerta de crash)

43
Acertos 35 (81,4%)
Falsos Alarmes 08 (18,6%)
Queda média -2,39%
Queda máxima -6,6%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,89 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,4 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos