Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

27/05/2013 a 31/05/2013

 

Exuberante crescimento nos EUA, por volta de 2,4% foi uma boa notícia para o mercado. Mas no Brasil, além do feriado no meio da semana, tivemos um PIB irrisório de 0,6% na comparação trimestral e um aumento na taxa de juros. Conclusão, vamos ter problemas pela frente novamente. Como a taxa de juros só vai subir a partir de agora, o desemprego vai aumentar nos próximos meses. Na busca para controlar a inflação, o BC vai aumentar o desemprego.

Agora até o "super-otimista" ministro Mantega já está dizendo que o novo ciclo de crescimento não poderá ser de consumo. Bingo! Mas demorou. Isso deveria ter sido percebido no ano passado, para lentamente baixar a inflação, e não incentivar o consumo para aumentar juros.

PIB fraco e no próximo trimestre será ainda mais fraco, e vamos ficar contente se não for negativo. Temos férias escolares onde ninguém compra nada, só vai gastar com viagens. E o pior, vai deixar dolares nos EUA. Nossa balança comercial já caiu 23% esse ano, e pelo jeito deverá cair mais. Qual a solução? Investir no desenvolvimento de tecnologias próprias, incentivar grandes ideias, diminuir impostos, enfim, parece conversa para surdo, pois todo mundo fala isso. Mas mesmo trocando de governos, tudo continua igual.

Na Europa, os "caloteiros de cartola" ganharam mais dois anos para começar a pagar os juros do BC Europeu. Sim, Holanda, Espanha, Portugal, Itália entre outros, ganharam mais dois anos para começar a pagar os empréstimos feitos por conta da crise. É que sem isso, o calote ia chegar forte e os mercados iam desabar.

E por falar em desabar, o Japão começou sua queda vertiginosa. Como alertei no texto "Sashimi Perigoso" o IMA-Nikkei estava muito puxado. Semana passada o IMA-Nikkei chegou ao máximo (1,0) e com certeza o índice ia desabar. E já caiu 12% em pouco mais de uma semana.

Na Argentina, o problema é a falta de dolar, que está escondido na casa das pessoas. O governo bem que está tentando regularizar a situação, mas quem vai querer trocar dolar por título da dívida da Argentina?

O saldo acumulado de estrangeiros na Bovespa se manteve estável, e pela queda na bolsa dessa semana, os fundos podem estar migrando para os EUA. Lá o cenário de bolsa parece mais estável e melhor. Em nosso monitor de estrangeiros é possível ver o valor acumulado.

O IMA-entrada manteve o valor da semana passada em 0,78. Mas se as quedas do Ibovespa continuarem, o IMA-entrada pode voltar a subir..

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,78

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

ANÁLISE SEMANAL

Na última análise de 24/05/2013 foi dito:"..Para a semana que vem ...segunda-feira de manhã podemos ter alguma baixa. Mas ao longo do dia a Bovespa pode animar. O problema é que teremos um feriado prolongado na semana, e isso poderá fazer aparecer forte e rápido o IMA-crash. Se o Ibovespa subir forte até terça-feira o IMA-crash vai aparecer e a bolsa vira forte na quarta-feira. Todo mundo vai querer embolsar os lucros antes do feriado".

Segunda-feira o Ibovespa ficou meio de lado, mas na teça-feira pela manhã subiu forte e bastante animado, quase chegando a 57 mil pontos. Mas após o almoço as fofocas do PIB começaram e os rumores de nova alta na taxa de juros mexeram com os investidores. Para piorar o Japão tinha caído ao redor de 5% em seu fechamento e tudo colaborou para algumas vendas mais fortes.

Com a concretização do PIB fraco, da alta da SELIC e com o feriado á frente, todo mundo foi para o mesmo lado: venda. Quem conseguiu embolsar os lucros na quarta-feira pode assistir de camarote a forte queda do Ibovespa nessa sexta-feira.

O IMA-entrada está forte mostrando compra em 0,966. Quem comprou nessa sexta-feira à tarde, ou comprar na segunda-feira de manhã poderá terminar a semana que vem sorrindo com os lucros. O problema é o Japão, que se cair mais forte, pode contaminar a Europa já cambaleante, e atingir o Dow Jones. Se isso acontecer, o patamar de 53 mil pontos do Ibovespa pode ser perfurado para baixo.

 

Acompanhe nossos indicativos na parte de assinantes do CANAL IMA-ONLINE.

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Japão volta a importar carne suína do Brasil.

Petrobras bate novo recorde no processamento de petróleo nas refinarias.

PIB dos EUA cresce 2,4% no 1o. trimestre.

 

 

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Balança Comercial tem déficit de 23% esse ano em relação ao ano passado.

Relatorio do Banco Central reduz crescimento para menos de 3% esse ano no Brasil.

PIB cresce apenas 0,6% no trimestre.

BC aumenta taxa de juros para 8%.

 

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Repercussão da Selic entre os empresários.

Dados da inflação

Conflito na Síria toma outro rumo entre Russia x EUA

 

dias observação 1004

Eventos(sinais de alerta de crash)

65
Acertos 57 (87,7%)
Falsos Alarmes 08 (12,3%)
Queda média -2,62%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,68 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos