Mudanças Abruptas

Análise Semanal Ibovespa

27/08/2012 a 31/08/2012

 

O que o prêmio nobel Paul Krugman escreveu em seu blog hoje:

" ... Bernanke está no buraco...

1. As coisas estão realmente, realmente sérias.

2. O dano é acumulativo, o pior dos prospectos para o futuro.

3. O FED tem o poder de dar uma porção de ajuda na economia.

4. Enquanto você pode argumentar que há custos da ação, o caso é que os custos são muito pequenos, e em particular muito menores do que os maiores benefícios.

5. Entretanto, o que o FED fará é sentar sobre as mãos e pensar muito seriamente sobre "talvez", "algum dia", fazer alguma coisa.

..."

Se ele disse isso, quem sou eu para ir contra, que aliás sempre escrevi isso aqui. No discurso dessa sexta-feira Ben Bernanke falou o que todo mundo esperava: nada! Semana que vem quem vai fazer nada deve ser o Banco Central Europeu. Com a produção de petróleo paralisada no Golfo do México por conta da tempestade Isaac, algumas ações ligadas ao petróleo caíram.

Pior foi para as empresas do "senhor X". A MPX foi acionada pela justiça do Chile e estão proibidas as obras para construção de uma termelétrica. A empresa já pensa em rever seus investimentos no país. Mais uma cartada errada e prejuízo.

No Brasil a taxa de juros SELIC caiu para 7,5% ao ano, seguindo o cronograma traçado pelo BC e vai continuar caindo. E a guerra entre os bancos recomeçou, com o Itaú e Bradesco baixando um pouco suas taxas. A resposta veio na mesma hora pelo Banco do Brasil, e no final da tarde dessa sexta-feira a Caixa Economica Federal baixou suas taxas em média 68%. Bom para nós e que essa guerra não termine tão cedo. E que também deixe de ser mascarada. Cheque especial continua com taxa de juros exorbitantes e não caiu tanto assim.

Dizem que a queda dos juros é artificial. Artificial é juros de 18% ao mês quando o salário sobe só uma vez por ano a taxa de 6%. Para os bancos a taxa tinha que cair ainda mais, ganham muito em cima de nossas compras.

O IMA-entrada diário estacionou em 0,70 nessa semana.Os estrangeiros agora voltaram com tudo, reentrando na Bovespa e comprando pesado. Isso pode ser um problema para nós no futuro. Acompanhe nosso monitor gráfico de estrangeiros na "aba" estrangeiros.

IMA crash = 0,0

IMA entrada = 0,70

 

 

A linha vermelha é a análise da transformada wavelet do Ibovespa para o nível de estresse e possível crash (quedas abruptas mas a nível de 15 minutos) e o gráfico em azul é a transformada wavelet para o nível de entrada no mercado

Na última análise de 24/08/2012 foi dito:" ... O IMA-entrada apareceu terminando sexta-feira em 0,32...IMA-entrada em 0,32 não é um aviso muito forte, mas qualquer queda na segunda-feira de manhã pode fazer o IMA-entrada chegar a valores mais altos. Se isso acontecer, segunda-feira até a hora do almoço deve ser uma boa hora de compra. Se o Ibovespa subir na manhã de segunda-feira, então ficaremos novamente no mesmo "marasmo", pois tanto o IMA-crash quanto o IMA-entrada estarão baixos... "

Com a pequena queda na segunda-feira realmente o IMA-entrada subiu de 0,32 para 0,5. E com a queda mais forte na terça-feira o IMA-entrada mostrou toda sua força de compra para quarta-feira, com seu valor em 0,87. Apesar de nessa sexta-feira o Ibovespa ter batido um pouco mais embaixo, quem comprou na quarta-feira pode ter feito um bom negócio.

O IMA-entrada começou a declinar e na segunda-feira os mercados mundiais devem subir. A especulação é (não se sabe nunca se é verdade) a respeito de uma atuação mais forte do Banco Central Europeu. Isso deve dar um "boost" e animar os investidores. Com isso o IMA-crash deve voltar a aparecer ainda antes do feriado de 7 de Setembro. Se subir forte, quarta-feira ou quinta-feira de manhã, o Ibovespa deve ter queda forte. Quem está fora, segunda-feira ainda é um bom momento de compra, mas não para segurar um papel por muito tempo. Talvez um ou dois dias depois seja melhor vender, principalmente antes das viagens de feriadão.

 

 

 

 

FATOS RELEVANTES POSITIVOS

Presidente do STF libera volta às obras da hidrelétrica de Belo Monte

KLABIN espera dobrar produção até 2015

SELIC caiu para valor mais baixo da história, a 7,5% ao ano.

FATOS RELEVANTES NEGATIVOS

Produção de petróleo parou no Golfo do México por causa do furacão Isaac

MPX de Eike é obrigada a parar obras de termelétrica no Chile

NATURA cai mais de 3% com rumores de novas ofertas de ações

FACEBOOK já está com preços abaixo de US$ 18.

 

 

PRÓXIMA SEMANA

Reunião do Banco Central Europeu e esperanças de ação efetiva

dias observação 825

Eventos(sinais de alerta de crash)

54
Acertos 46 (85,1%)
Falsos Alarmes 08 (14,9%)
Queda média -2,57%
Queda máxima -6,73%
Queda mínima -0,08%
Valorização média nos falsos alertas +1,46%
Valorização máxima nos falsos alarmes +2,3%
Valorização mínima nos falsos alarmes +0,2%
Tempo médio até o mínimo valor após o sinal de alerta 2,68 dias
Tempo máximo até o mínimo valor após o sinal de alerta 7,27 dias
Tempo mínimo até o mínimo valor após o sinal de alerta 30 minutos