Editoriais


Canal IMA-Online - Mudanças Abruptas

25/11/2014

Aniversário de 5 anos no site é realmente um fato a ser comemorado. Saindo com apenas 10 acessos por semana, hoje o Mudanças Abruptas possui uma média de 23 mil acessos mensais.

Sempre de forma independente, procuramos não apenas criticar, mas ensinar como todas as pessoas podem estudar e aplicar ciência em seu trabalho. Seja trabalho científico, acadêmico ou investimento financeiro, estamos sempre tentando melhorar e continuar a atuar com comentários e textos de forma independente.

E um sonho acaba de ser realizado nessa data de aniversário de 5 anos. Estamos liberando para os clientes, 24 ações com IMA-entrada e IMA-crash mais o IMA do Ibovespa. Passamos na data de hoje de 9 ações para 24 ações que poderão ser acompanhadas no CANAL IMA-ONLINE pelo mesmo valor de assinatura mensal.

Obrigado novamente ao Raul Ikeda, que faz um trabalho monstruoso e construtivo na área computacional de negociação e segurança do site. Obrigado aos clientes e não clientes por fazer o Mudanças Abruptas crescer tanto, apesar de ser um site pessoal e particular.

E mais surpresas virão pela frente!

Parabéns a todos pelos 5 anos do Mudanças Abruptas!

 

Canal IMA-Online agora para ações - Mudanças Abruptas

25/04/2013

Mais um passo se concretizou. Atendendo às inúmeras solicitações, lançamos hoje para os assinantes o IMA-ações. No momento as ações disponíveis serão Petr4 e Vale5 além do Ibovespa. Em breve mais ações farão parte do canal, mas cobradas à parte. Também está pronto o IMA-soja e IMA-milho para ser lançado em breve.

Estamos agora no servidor dos EUA Amazon.com, com rapidez e estabilidade necessárias para o bom andamento do canal. Mais uma vez, obrigado ao Raul Ikeda pela ajuda.

 

Canal IMA-Online - Mudanças Abruptas

11/09/2012

E finalmente o sonho de permitir acesso ao sinal IMA-intraday foi concretizado nesse mês de Setembro de 2012. Contando com a ajuda monumental de Raul Ikeda, ex-orientando de doutorado do ITA, formado em Ciência da Computação pela Unesp de Rio Claro, o processo está em pleno andamento. Estamos colocando a disposição de todos os usuários e não apenas de grandes investidores, o acesso às mesmas informações que antes eram disponíveis pelos produtos do IMA. Os produtos ainda continuam disponíveis através de nossos softwares, mas com uma taxa mensal acessível, todos os internautas poderão acompanhar o que as wavelets nos contam sobre o mercado financeiro.

Nesse primeiro estágio apenas o sinal do Ibovespa estará passando pelas wavelets, mas outras medidas já estão sendo estudadas como informação complementar. O IMA vai continuar acertando e vai continuar errando. É sempre necessário ser racional e observar que o medidor (na verdade todos os medidores) do mercado não é infalível e que pode falhar nas piores horas.

Através de uma conta no paypal o usuário faz uma assinatura mensal, debitada em seu cartão de crédito, e tem livre acesso quantas vezes desejar no canal IMA-ONLINE. Ainda é um simples início, sem uma formatação muito elaborada, mas o usuário deve ter consciência de que o importante é a informação. Gráficos rebuscados e páginas pesadas são totalmente dispensadas se a informação é a melhor possível. Claro que a idéia é tornar esse canal de acesso mais elaborado e bonito, mas primeiro, o cuidado é com os cálculos corretos. É assim que estamos batalhando.

Seja bem vindo, estou muito feliz de você poder fazer parte desse canal. Ele é feito com muito carinho e dedicação.

 

Servidor dedicado - Mudanças Abruptas

05/01/2011

Começamos nesse mês uma nova etapa, dando continuidade ao processo de crescimento do site Mudanças Abruptas. Estamos crescendo de forma linear e constante, conforme nossas previsões desde a inauguração. O número de visitantes saltou de cerca de 200 por mês para 12.000 visitas mensais (recorde de Novembro). A média mensal de visitas está em 6.000 por mês.

O site conta nesse mês com uma enorme novidade em seu funcionamento: um servidor dedicado. Isso significa dizer que todos os gráficos e análises estão sendo gerados totalmente de forma automática. Os programas se ligam quando o mercado abre e fecham ao término do pregão. Essa automatização está em outra fase mais avançada, onde estamos gerando também de forma automática os sinais de Crash e Entrada para mais quatro ativos além do Ibovespa. Em breve esses sinais entrarão numa classe especial, que abriremos para assinantes interessados em acompanhar on-line as informações do IMA para o Ibovespa.

Essa fase de geração de sinal de quatro ativos mais Ibovespa com 10 IMAs diferentes(entrada e crash para os 5 ativos) está em teste. Irá ao ar quando estivermos certos de seu funcionamento. O cadastro de clientes será nosso próximo passo, para ativação efetiva do acompanhamento. Por isso a importância do servidor dedicado, que está trabalhando de forma paralela e em harmonia com a página principal do Mudanças Abruptas.

Toda essa fase de crescimento só está sendo possível graças à parceria realizada no mês de Dezembro de 2010 com a OpenCadd Technology, detentora exclusiva da comercialização do software Matlab no Brasil. Todos os nossos softwares e análises são programados usando o Matlab. Essa parceria vai além do servidor dedicado, onde estamos fechando também acordo para cursos conjuntos, seminários conjuntos na área de finanças e realização de consultorias a tudo que envolva o Matlab e seus toolbox e aplicativos.

Agradecemos também a você, leitor que acompanha o site. Você é nossa maior parceria e incentivo para o crescimento. Pensando em você, esse ano de 2011 terá surpresas pra lá de agradáveis no que se refere ao mercado financeiro. Você ganhando, nos faz ganhar!

 

 

Segunda Etapa - Mudanças Abruptas

09/04/2010

É com grande satisfação que anuncio que começamos no dia de hoje a segunda etapa de desenvolvimento do website Mudanças Abruptas. A etapa consistirá de participações mais efetivas da iniciativa privada no projeto. O primeiro grande jornal do país, com cobertura do mercado financeiro a fazer parte do desenvolvimento do site é o VALOR ECONÔMICO.

Em forma de teste, a parir de hoje começa a circular no site na tela principal assim como na aba "análises" o banner comercial do jornal. Novos veículos da mídia com cobertura no mercado financeiro estão sendo convidados a fazerem parte desse processo, que em breve se concretizará.

Claro que anunciantes que desejem incorporar a idéia do site em suas propostas comerciais serão bem vindos. Mantendo seriedade e responsabilidade com informações sérias, poderemos construir um país mais educado e reponsável.

 

Inauguração do website - Mudanças Abruptas

25/11/2009

 

Desde o início de minhas pesquisas, percebi que os estudos em mercados financeiros no Brasil permanecem enraizados em técnicas e discussões importantes e interessantes, mas circulando apenas dentro da área financeira. Existe uma certa distância, talvez proporcionada pelas outras áreas, entre finanças e biologia, por exemplo. O que tem a ver finanças com biologia? Muito, pois em institutos fora do Brasil já existem grupos de estudos congregando pesquisadores das áreas de física, matemática, biologia e computação para estudos de sistemas dinâmicos complexos. Existem buscas quase frenéticas para o entendimento de como pensam os investidores seja quando se tem uma crise financeira, seja quando se tem uma bolha especulativa.

Claro que existe muita resistência no Brasil, principalmente por dois tipos de pesquisadores:

(1) Aqueles que já estudaram e dominam um assunto na área de computação ou matemática um pouco mais avançada e estão na área de finanças. Isso porque sendo o único, e se estiver correto em alguma teoria, o mercado inteiro vai vanglorificar esse pesquisador. Então, qualquer outro tipo de pesquisa "concorrente" será imediatamente colocada com desprezo. Como diz Benoit Mandelbrot, pai da teoria de fractais, esses pesquisadores estão nas "torres de marfim" do mercado financeiro. Esse tipo de pesquisador está ultrapassado no Brasil, o que se deseja numa verdadeira ciência é cooperação para todos sairem ganhando, seja em termos financeiros com parcerias ainda maiores que as existentes, seja pelo conhecimento. Infelizmente esse site não vai agradar esse tipo de pesquisadores.

(2) Aqueles que desconhecem e sentem muita dificuldade. E esse é o objetivo desse site. O objetivo não é ensinar (mesmo tendo alguns tutoriais para se aprender) mas "quebrar" essa barreira ainda existente no mercado financeiro brasileiro que a matemática só serve para a disciplina de matemática financeira, e a computação apenas para se usar Excel. Não, os avanços estão por aí a fora em sites, institutos, cooperações FORA da área financeira, mas JUNTO com a área de finanças.

A motivação foi meu índice criado com meu orientador, amigo e parceiro de publicação de artigos desde 1992, prof. Dr. Takashi Yoneyama. Sempre crítico e pesquisador com doutoramento no Imperial College de Londres e com dupla graduação em Engenharia Elétrica pelo ITA e medicina, suas idéias de sinergia entre diversas áreas sempre me atraíram e sempre atraem estudantes do ITA nos dias de hoje.

Sendo minha formação em graduação na matemática pela UNESP de Rio Preto e doutoramento pelo ITA, tendo passado pelas áreas de ciências espacias no INPE, estatística na UNESP como professor do curso de computação, como consultor da Odontologia da UNESP, também sempre ví essa ligação e sinergia entre as áreas. Cada vez percebo menos divisão e quando me vejo estou sendo obrigado a estudar temas nas áeras de biologia, computação, medicina e nos últimos 10 anos no mercado financeiro para poder conversar e criar novos trabalhos com o prof. Takashi.

Sendo assim, espero que pessoas que não possuam conceitos pré-concebidos e tenham vontade de estudar diversos temas em prol da resolução de problemas ou entendimento deles, relacionados ao mercado financeiro, venham e desfrutem do esforço na construção de um site diferente.