O que é ser instável e estável

Muito se discute em reportagens e mídia televisiva se o dólar está estabilizado, ou se o seu preço cairá mais ou subirá mais. A discussão é bastante improcedente, visto que a trajetória dos dados de dólar obedecem a regras de sistemas não lineares e com perturbações aleatórias, daí, conhecidos como sistemas estocásticos.

A maioria das análises são sempre baseadas em "trends" (tendências lineares em português) e por isso os analistas em geral, precisam ir a imprensa toda semana revisando suas projeções errôneas para o dólar. Sem o conhecimento do que é ponto de estabilidade e instabilidade, inferir sobre preço futuro do dólar é mera especulação sem fundamento.

 

 

A grosso modo, um sistema é dito estável se ele orbita em torno de um ponto, por maior que seja uma perturbação que tente retirá-lo de sua órbita. Conforme a figura acima, um sistema estável é um sitema periódico ( que se repete por determinado período de tempo). Já um sistema instável, é um sistema onde qualquer condição inicial, por mais perto que esteja do ponto crítico sempre tenderá a se afastar e nunca mais retornar. É o que mostra a figura ao lado.

Mas fora a geometria, os cálculos são mais importantes, usando-se as ferramentas corretas da matemática é possível discutir a natureza de um sistema, se ele oferece condições de previsões fidedignas de um evento ou não. Se o sistema não possui nenhum ponto estável, ou ele não reflete a realidade, ou se reflete, essa realidade nunca se estabilizará.

Anúncios Shopping UOL

 

 

 


 

 

Estabilidade e Instabilidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontrando os pontos de estabilidade