Monitor: Estrangeiros na Bovespa

Saldo Acumulado Diário

Qual é o comportamento dos estrangeiros em relação à Bovespa? Essa entrada e saída de estrangeiros é uma medida importante de tendência da bolsa de valores. Os estrangeiros são responsáveis diretos por altas abruptas ou quedas inesperadas pelo grande volume de operações realizadas pelos fundos de investimentos do exterior.

A Bovespa divulga todos os dias um relatório com o balanço de compra e venda de ativos por parte de estrangeiros, permitindo assim um acompanhamento de quanto entra de investimento ou sai diretamente da bolsa de valores. No entanto não existe um histórico dos dados passados, a menos que se peça para a Bovespa ou que o usuário venha todos os dias arquivar as tabelas.

Essa página é um acompanhamento automático da entrada e saída de estrangeiros da Bovespa. Esses gráficos são baseados nos relatórios da bovespa que podem ser consultados no próprio site da bolsa na aba "mercados - ações - participações investidores". Como a própria Bovespa avisa, existe um atraso de informação de dois dias nos dados. Assim, o que se vê no gráfico a seguir é o acumulado diário, mas com dois dias de atraso.

 

 

A Bovespa também divulga apenas o acumulado diário do mês, zerando a tabela a cada novo mês que se incia. O que essa ferramenta automática que construímos faz é a diferença entre compras e vendas de ativos de estrangeiros e sua subsequente soma com o dado de fluxo do dia anterior, acumulando desde o nosso início de acompanhamento em Fevereiro de 2011.

O gráfico a seguir é a informação do total de compras e vendas da tabela da Bovespa. Pode-se reparar que a cada mês essa relação de compras e vendas é inicializada do zero. Em nosso gráfico anterior não, a relação (diferença entre compras e vendas) vai sempre se acumulando, diariamente.

A programação automática foi feita com auxílio de ferramentas do Matlab e do Microsoft Excel para aquisição, arquivamento e cálculos dos fluxos.

Estrangeiros - Compras e Vendas