Produtos

Softwares IMA - Índice de Mudanças Abruptas

 

 

 

 

Versão Diária

Essa versão permite ao usuário acompanhar o Ibovespa diário (fechamentos) . Na versão diária o usuário acompanha gratuitamente no site, com os valores indicativos do Índice de Mudanças Abruptas (IMA) para "crash" e "entrada" na página principal.

Os gráficos são atualizados todos os dias, após o final do pregão, as 21:00 e podem ser acessados também da página principal do site. A interpretação do sinal do IMA-crash e IMA-entrada pode ser encontrada no site na aba de Introdução ao IMA.

Ao clicar em gráficos, o usuário verá o desempenho dos dados históricos do IMA para o Ibovespa (índice de ações da Bovespa). Nessa versão gratuitamente disponibilizada no site, apenas o sinal do Ibovespa estará disponivel. O sistema possui 3 dados: O ibovespa, o comportamento do espectro “wavelet”, o sinal de “crash” e o sinal de “entrada”. Sinal de “crash” com valores próximos à 1 é sinal de mudança abrupta para baixo. Sinal de “entrada” próximo a 1, é sinal de mudança abrupta pra cima. Se ambos forem nulos, indecisão ou mercado sem tendência ou mudança definida.

.

Versão Intradiária-15 min (necessita de assinatura)

Essa versão necessita de assinatura mensal através do CANAL-ONLINE, no valor de R$110,00. Permite acompanhar a análise do IMA para o Ibovespa em sua página inicial (interna). Nesse tipo de gráfico é possível acompanhar o IMA-crash e IMA-entrada para o sinal do Ibovespa do dia e o histórico dos últimos 5 dias.

ENTROPIA: Na mesma página é possível acompanhar a entropia do Ibovespa. Segundo estudos acadêmicos, uma queda rápida da Entropia mostra que ocorreu algum tipo de vazamento de informação, ou divulgação que poucos conhecem e direcionam os preços além do padrão histórico. Abaixo de 0,7 é sinal de movimento direcionado na bolsa.

VOLATILIDADE: É o gráfico da volatilidade diária atualizada a cada 15 minutos no sinal do Ibovespa. Volatilidade alta indica possibilidade de acentuação ainda maior do movimento que se observa. Se existe queda na bolsa, um valor de alta volatilidade pode assentuar ainda mais essa queda. Se for momento de alta, a volatilidade pode causar o efeito manada aumentando ainda mais o retorno. Volatilidade também serve como referência para o estudo de risco do mercado.

MAPA DE RISCO: Exclusividade e originalidade do site "Mudanças Abruptas" é baseado na distribuição de probabilidade do índice de mudanças abrutpas (IMA). O gráfico mostra o desempenho do IMA pela volatilidade intradiária. Através de animação, o gráfico sempre mostra o risco de mudança abruptas para baixo, no sinal do Ibovespa. Quanto mais a direita do gráfico maior o perigo de queda forte no Ibovespa

ALERTAS DE PROBABILIDADE: A todo instante, após análise automática, a página principal poderá lançar uma tabela de probabilidade de quedas fortes no Ibovespa e uma estimativa de quanto se espera de queda. Esse alerta se baseia em estudo acadêmico publicado em revista internacional pela Elsevier.

AÇÕES: O pacote básico inclui além do Ibovespa as ações da Petrobras (Petr4) e Vale (Vale5), com acompanhamento gráfico do preço, do IMA-crash e do IMA-entrada.

 

Novidades para o futuro (necessita de assinatura)

 

AÇÕES: Um total de 10 ações com as análises de IMA-crash e IMA-entrada serão disponibiliadas dentro do canal de assinatura.

SPREAD: Sob a categoria na forma "on-demand" medias de spread para estratégias Long-Short com duas ações mais IMA-crash e IMA-entrada serão disponibilizadas, com preços diferenciados. A forma de cálculo e desenvolvimento dessa análise de spread é original do "Mudanças Abruptas", com a utilização do IMA. Uma novidade não existente no mercado financeiro. O exemplo abaixo mostra como se comporta o spread para Petr4 e Usim5, com as análises com base no IMA-crash e IMA-entrada.

COMMODITIES: Mercado de Soja e Milho são acompanhados para o mercado futuro dos contratos. O sinal de IMA-crash pode identificar quando os contratos estão superestimados e podem começar a cair. Também podem mostrar o contrário, apresentando a melhor época do ano para comprar contratos de Soja e Milho.

TRAVA DI: Para acompanhar o melhor momento para a estratégia com o uso das derivadas no "steep" e "flat".